O mundo do empreendedorismo nunca é fácil. Quando pensamos em como abrir um novo negócio, sempre existe a euforia e alegria, mas acompanhada da incerteza, da insegurança de como começar bem para não ter problemas logo em seguida. A primeira coisa que você precisa saber é: não desista de empreender e não é tão difícil quanto parece, quando bem administrado, seu negócio vai longe.
Começar a empreender não se resume a “como tirar minha ideia do papel”, para a saúde do negócio é necessário um bom planejamento estratégico antes de concretizar a ideia no mundo real. Pequenos negócios, por exemplo, que iniciam dessa forma tendem a expandir e crescer muito mais rápido que aqueles que simplesmente se jogaram no mercado.
O primeiro passo é analisar qual o seu propósito ao criar o negócio. Veio de uma paixão pela área ou pela missão a ser realizada? Ou por querer desbravar novos nichos de mercado? Qual o seu real objetivo? Empresas sem um propósito firme, não conseguem ser verdadeiras com os clientes, e tendem a falhar. A partir do momento em que é analisado o propósito, parte para uma etapa que pouca gente conhece e cumpre, mas é de grande necessidade: o estudo de viabilidade econômica.
Viabilidade econômica, de forma simples, é um estudo com o objetivo de analisar o mercado e entender se um projeto é viável para execução. Por isso é primordial que o estudo seja realizado antes da implantação de novos projetos, como a criação de uma empresa ou a expansão de um negócio.
O estudo de viabilidade econômica também contribui na gestão empresarial, evitando a perda de dinheiro com um direcionamento estratégico, já que, por mais que algumas ideias funcionem na teoria, na prática podem fugir do que era esperado, e nessa hora, o estudo te mostra se vale a pena ou não investir no negócio.
Mas então como funciona o estudo? Nele são analisados o mercado, produtos e serviços da empresa, receita, projeção de custos e investimentos, rentabilidade, entre diversos outros pontos que vão ajudar na construção dos processos empresariais, além de contribuir na construção do seu modelo de negócio.
Através dessas informações, a gestão definirá diretrizes e estratégias que irão projetar um plano viável de implantação, que evolua de forma segura e com projeção positiva de faturamento. Esse estudo também pode ser exigido na abertura de um crédito empresarial com bancos e financiadoras, e é com base nele que as instituições irão avaliar se o seu negócio merece investimento, ou não, através da projeção de rentabilidade fornecida.
Sabemos que é muita coisa apenas para iniciar o processo de empreender. Caso sua empresa tenha dificuldades ou ainda não tenha uma equipe de gestão empresarial, existem atualmente consultores empresariais especializados a ajudar pequenos, médios e grandes negócios em processo de abertura ou em andamento.
Os principais exemplos de quando aplicar o estudo de viabilidade econômica são:
Sim e não. Ambos tem como objetivo fazer um diagnóstico do mercado e a familiaridade entre os dois acabam aí. Apesar de iniciarem com o mesmo objetivo, o plano de negócio visa explicar como gerir a empresa, com metas e perspectivas alinhadas de forma a não misturar os processos. Já o estudo de viabilidade está voltado para a parte financeira do empreendimento, com análises de fatores financeiros que deixarão claro se o projeto é viável ou não.
O estudo de viabilidade precisa vir antes de qualquer processo, pois ele é a parte inicial do plano de negócio. Somente com o estudo em mãos, poderão ser criados planos com metas e objetivos.
Já definimos o que é o Estudo de Viabilidade, a diferença entre ele e um Plano de Negócio e falamos da necessidade do estudo para sua empresa. Chegou a hora de criar um Estudo de Viabilidade Econômica. Confira os passos para criação:
Com um estudo de viabilidade econômica em mãos e uma boa equipe de gestão empresarial e gestão de qualidade, seu negócio tem tudo para começar com o pé direito.
A Produtiva Júnior é uma empresa de consultoria que busca, por meio de conceitos atuais de gestão e empreendedorismo, contribuir para o crescimento de negócios. Entre em contato com nossos especialistas e crie um estudo de viabilidade econômica para sua empresa.