Como a elaboração do layout pode ajudar minha empresa?
Diversas vezes em que fui em alguma loja de departamento por exemplo, acabei comprando mais do que iria de fato comprar ao entrar no estabelecimento. Seja uma blusa que combinou com algum short que já ia levar por estarem em localidades próximas, seja em alguma refeição que ia fazer e tinha algo para sobremesa que não ia adquirir e acabei adquirindo. O que posso dizer sobre isso é que a localização desses itens não é por acaso!
Existe um estudo referente por trás desse posicionamento de produtos ou recursos transformadores que é a adequação de layout, ou por assim dizer, adequação de arranjo físico.
Como citado por SLACK Nigel, “arranjo físico de uma operação produtiva diz respeito ao posicionamento físico dos recursos transformadores. Isso significa decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da operação”, ou seja, a disposição que os recursos estão na organização, e a forma em que esses recursos estão estruturados podem afetar os custos e a eficácia geral do seu negócio.
Tipos de arranjo físico e sua correlação com os tipos de produção
É importante salientar que existem vários tipos de arranjo físico, e a escolha de qual adotar está intimamente ligado com o que e como seu negócio produz, pois se estiver organizado de maneira errônea podem desencadear diversas problemáticas que serão abordadas mais à frente. Eles seguem a relação de volume-variedade, que engloba os seguintes tipos de produção:
A por serviço:
Serviços profissionais: São organizações de alto contato com o cliente, com um alto nível de customização do serviço. Ex.: Consultores de gestão, advogados, arquitetos.
Lojas de serviço: Possui nível de contato, customização e volume de clientes posicionado entre os serviços profissionais e o em massa. Ex.: Operadores turísticos, bancos.
Serviços em massa: Envolve tempo de contato limitado com o cliente e pouca customização. Ex.: supermercados, aeroportos, livrarias.
A por manufatura:
Por projeto: Normalmente a produção envolve só um produto, que é bastante customizado por si só e exige um longo tempo de execução, e por essas características exige trabalhadores mais qualificados. Ex.: instalação de sistema de computadores.
Jobbing: Segue uma ideia parecida da manufatura por projeto mas de diferença possui uma quantidade específica para produção. Ex.: Restaurações de imóveis, camisetas comemorativas.
Lotes ou Batelada: Produz o mesmo idem várias vezes com quantidades específicas. Ex.: Produção de alimentos congelados, produção de peças de roupa.
Produção em massa: Produtos menos customizados, produzidos em grandes quantidades, mas se trata de produtos distintos e individuais. Ex.: montadora de carros.
Produção contínua: Produz itens de forma continuada, ou seja, sem interrupções. Ex.: Engarrafamento de cervejas, instalações elétricas.
Após a identificação do tipo de produção que seu negócio se encaixa, existe a adaptação para um layout em específico e mais adequado, visto que todos possuem suas vantagens e desvantagens, e é considerável ver o que é mais significativo para o tipo de negócio. Os layouts podem ser:
Arranjo físico posicional: Produto fabricado é muito grande ou possui um estado muito delicado para locomoção, o layout se estrutura em torno dele. Possui vantagens como a flexibilidade, entretanto como desvantagens possui um custo alto e uma programação para como adequar o layout mais complexa. Normalmente o arranjo posicional engloba tipos de produção como serviços profissionais, e por projeto.
Arranjo físico funcional: Layout é organizado em torno do processo de produção, normalmente organizado em setores. Possui vantagens como reagir bem a paradas para manutenção e possuir uma supervisão facilitada, porém as desvantagens são possuir estoques elevados pela baixa utilização dos recursos. Comumente o tipo de produção que utiliza esse tipo de arranjo é a por jobbing e loja de serviços.
Arranjo físico celular: Processo ocorre com famílias de produtos, ou seja, produtos com características similares, onde os operários e máquinas são fixos, e não possui grande estoque. Geralmente é utilizado por tipos de produção em massa ou bateladas, ou loja de serviços e serviços em massa.
Arranjo físico por produto: Esse layout se trata de quando recursos são organizados de forma linear, onde operários e máquinas são fixos. Possui vantagem significativa como seu baixo custo unitário, mas em contrapartida a desvantagem de ser um trabalho repetitivo. Habitualmente utilizado por tipos de produção em massa ou contínuos, ou se tratando de serviços, serviços em massa.
Após a identificação do layout correto de acordo com o seu tipo de produção, o layout do seu negócio está de acordo?
É considerável saber que se um arranjo físico estiver projetado de forma errônea pode ocasionar diversos pontos de melhoria, dentre eles:
Fluxos de produção muito longos: onde se perde tempo de forma desnecessária;
Fluxos de produção confusos: aos quais podem comprometer a qualidade do produto;
Filas de clientes: podem ocasionar diversos fatores negativos e principalmente a perda do mesmo;
Longos tempos de processo: podem fazer pontos da linha de produção ficarem ociosos;
Operações inflexíveis: não podendo ser regularizado as flexibilizações da demanda;
Fluxos imprevisíveis: comprometendo a produção pois não haveria o entendimento para programar os processos tanto anteriores como seguintes;
Altos custos gastos de forma desnecessária: custos que poderiam estar sendo empregados em outras atividades que agreguem mais valor.
A partir disso, quais os benefícios e por que a mudança é tão relevante caso o layout do seu negócio esteja errado?
Além de evitar a não recorrência dos fatores acima citados, os benefícios caso essa adequação do layout aconteça também envolve funcionários mais engajados visto que a adequação do layout também é pensada em uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho, sendo uma consequência disso uma maior produtividade além de resultar em uma maior lucratividade devido ao maior faturamento.
Segundo o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Nelson Kheirallah, “Uma pesquisa americana mostra que 43% dos consumidores insatisfeitos acabam comprando em outras lojas”, onde se faz necessário o estudo do comportamento dos compradores, ou seja, lojas que não se adequam aos mesmos em suas exigências perde pra concorrência, visto que seu negócio torna-se menos conveniente para o consumidor, um exemplo disso é o cliente em uma loja precisar de atos como andar a loja inteira para conseguir o produto que almeja.
Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado a identificar uma dor no seu negócio caso exista, qualquer dúvida pode falar com um de nossos especialistas no assunto! E Se almeja também uma melhor estruturação no seu layout por se encontrar insatisfeito ou acreditar que poderia produzir/vender mais com uma nova configuração, entre em contato conosco!