Empreendedores que precisam decidir os preços dos seus produtos podem lidar com o medo de aumentar o valor e deixar de vender, ou ainda de abaixar demais e ficar sem lucro. As dúvidas são inúmeras, pois, de fato, a precificação não é uma decisão que pode ser feita sem muita pesquisa e cuidado.
Se você se sente identificado com essas dificuldades, estamos aqui para te ajudar. Siga a leitura e entenda como precificar corretamente!
Você sabia que, de acordo com pesquisa, 89% dos empresários não se sentem confiantes na hora de precificar?
É fato que a precificação incorreta pode danificar muito a estabilidade de um negócio, principalmente porque ela influencia diretamente no lucro e em todos os demais aspectos financeiros da empresa.
Isso acontece porque a precificação é quem define os valores das mercadorias oferecidas pela organização, e só a partir dela é possível ter um bom fluxo monetário empresarial. Por isso, a precificação deve ser constantemente priorizada nos seus estudos e pesquisas.
Uma precificação bem estruturada irá definir um valor que seja de fato compatível com o mercado, sendo satisfatório para o cliente e para o empreendedor. Ou seja, será o valor ideal para que o cliente compre sem se sentir prejudicado, mas mantendo o lucro da empresa e possibilitando o seu crescimento.
Quando a precificação é feita da forma correta, ela está interligada com toda a estrutura de custos da empresa e, consequentemente, irá atingir a margem de lucro ideal.
A correta precificação possibilita também que seja feito um ajuste sempre que necessário para maximizar as vendas, aumentar a participação de mercado ou ainda responder ao concorrente.
É claro, para tudo isso, a precificação deve ser realizada de forma correta
Sendo assim, vamos ao passo a passo para uma boa gestão na área da precificação:
Entenda quanto você gastou para produzir cada unidade do seu produto. Esse é o dado principal para a precificação, já que ela deve englobar o custo da matéria-prima, dos recursos humanos, o custo pelas horas trabalhadas, o tempo da produção, custo de distribuição e mais. A precificação deve cobrir todo o custo para ter também sua margem de lucro.
Entenda todas as despesas da empresa e separe-as em:
Custos fixos – que dependem do volume de venda.
Custos variáveis – que devem ser pagos independentemente do seu faturamento.
Não se esqueça de incluir os impostos! O ideal é que você entenda completamente como funciona um bom controle financeiro. Saiba mais sobre essa prática aqui!
Agora é a hora de entender como os custos são inseridos dentro da precificação da mercadoria. O interessante é que estes custos estejam diluídos nos preços dos seus produtos com o acréscimo de uma margem de lucro.
Ao definir a margem necessária para que seu negócio fique estável, você deve sempre respeitá-la. Caso um produto não consiga se pagar e gerar lucro, não o mantenha nas prateleiras.
Markup é diferente de margem de lucro!
Margem de lucro: o dinheiro que volta para o caixa quando todos os custos estão pagos.
Markup: o lucro desejado.
Markup é o termo usado para a formação do preço inicial de venda, considerando os custos. Juntamente com a margem de lucro, você deve usá-lo para formular e atualizar a sua estratégia de precificação juntamente com outros conhecimentos formados, como a análise dos concorrentes e do mercado.
É preciso fazer uma pesquisa profunda do mercado antes de precificar. Você irá comparar o seu valor de venda com o do mercado, até porque os seus concorrentes podem ter fornecedores melhores que os seus ou até mesmo um custo de produção diferente do da sua empresa, e tudo isso modifica a precificação.
A depender do que você visualizar no cenário do seu nicho, talvez seja preciso procurar novos fornecedores, melhorar a produção, diminuir ou aumentar preços. As decisões podem ser variadas.
Se quer reduzir custos para que a sua margem de lucro seja maior ou o seu preço seja menor, nós te ajudamos. Confira aqui o nosso guia para reduzir custos e melhorar a performance!
O preço do produto precisa ser sempre estudado em toda situação de mercado. Talvez mudanças na economia mudem a forma como os seus consumidores veem o seu tipo de produto, ou ainda alguma inovação no setor. Há muitas variáveis envolvidas.
O importante é não desestimular o cliente por causa de um valor alto, enquanto gera lucro para a gestão. Para isso, conheça muito bem as vendas do seu negócio, e conte sempre com uma estratégia de precificação que seja honesta com o funcionamento do seu negócio, a partir de um bom planejamento.
Você precisa de um estudo completo para precificar corretamente, a nossa equipe especializada poderá efetuar essa análise para você. Através dos nossos profissionais capacitados, você irá manter o andamento positivo da sua estratégia até o alcance de ótimos resultados!