Uma má saúde financeira pode trazer péssimas consequências para a sua empresa: endividamentos, atrasos, demissões, pausa nas operações e até a falência. São dores de cabeça que nenhum gestor quer ter.
Quer saber como gerir essa área com o planejamento adequado para lucrar e ter bons resultados? Queremos te ajudar a entender melhor como funciona uma boa gestão financeira. Boa leitura!
A relevância da boa gestão financeira é sentida na pele de qualquer empreendedor. Principalmente em tempos de crise, você deve ter notado o quanto os procedimentos administrativos para planejamento e controle financeiro são essenciais.
Mesmo que a sua empresa lucre, apenas com uma boa gestão financeira é possível investir esse lucro da forma certa. Sem o devido gerenciamento do dinheiro, qualquer lucro pode virar dívida.
O objetivo da gestão financeira é aprimorar os seus resultados, transformando os seus orçamentos e planilhas financeiras em planejamentos eficientes, para aumentar o valor do seu patrimônio.
Você já deve ter percebido a importância da boa utilização dos recursos financeiros, mas como colocar essa gestão em prática? Confira as nossas dicas:
Organização e bom controle das finanças
Tudo começa com um bom planejamento. A gestão precisa de organização, então você deve ter ciência do que entra e sai do caixa da empresa diariamente. Além disso, com organização, planejamento e controle, você irá averiguar quais serão os investimentos que a sua empresa pretende fazer num período.
É necessário comprar novos equipamentos? Quais melhorias devem ser implementadas? É essencial fazer acordos com credores, deixar registrado pagamentos, cobranças, compras e vendas. Todas essas informações ajudam na tomada de decisões.
Não sabe por onde começar a ter controle do seu caixa? Conte com uma auditoria financeira.
Determine bem os valores
Crie metas, determine os valores dos investimentos, defina níveis de gastos, máximos para compras, processos e melhorias. Todos esses valores devem ser resultantes de análises sobre o seu negócio e devem estar registrados no planejamento.
Administre bem o caixa
O seu caixa está organizado, há um bom planejamento e controle, mas se faltar a administração, a sua empresa pode perder dinheiro. Para a boa gestão financeira, é preciso ter a correta administração do fluxo de caixa.
Controle as entradas e saídas para cumprir o estipulado no planejamento sobre os gastos destinados a cada área, concilie financeiramente as operações e os ganhos ao que é comprado, investido e etc.
Use ferramentas para te ajudar
Não se preocupe, a administração e o controle não podem e não devem passar apenas por mãos humanas. Para alcançar metas, use KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de desempenho) e acompanhe resultados.
Utilize também ferramentas para gerar relatórios e identificar gargalos, como softwares de gestão financeira. Essa área deve usar e abusar da tecnologia, pois erros podem resultar em perdas de capital.
Capacite a equipe
A área financeira deve ser gerida por profissionais especializados. Jamais deixe esse departamento tão importante nas mãos de colaboradores que não sejam qualificados para trabalhar na área.
Sempre que necessário, conte com a devida assessoria financeira para a sua empresa. Os colaboradores dos outros departamentos também devem receber treinamento para utilizar as ferramentas e participar da boa gestão financeira, além de estar cientes do planejamento e novos objetivos da empresa.
Evite o desperdício, negocie e saiba os custos fixos
Duas ações precisam estar presentes nos processos rotineiros da sua empresa: saber sempre os custos fixos de produtos e serviços e evitar desperdícios. Assim, não gastamos nem mais nem menos do que o necessário.
Também vale repassar esses custos fixos e as regras de desperdício no treinamento da sua equipe, além de negociar com fornecedores para diminuir preços ou rever se quem fornece o produto é, de fato, o melhor custo benefício.
Saiba precificar
Com o controle e planejamento em ordem, talvez seja a hora de rever a precificação do seu produto. É possível que, após enxugar os custos, negociar com fornecedores e diminuir gastos desnecessários, você possa até cobrar menos, mas o importante é não ficar no prejuízo e ter um preço compatível com a realidade da sua empresa e do mercado.
Se você está passando pelo momento após uma crise e quer dicas mais específicas para esse cenário, você pode contar com o nosso artigo sobre gestão financeira no pós- crise.
A gestão financeira eficiente é fundamental para a saúde de qualquer empresa, independente do porte. Esse departamento precisa receber toda a sua atenção. Por isso, recomendamos boas práticas administrativas para estruturar o negócio e otimizar as tarefas do dia a dia.
Se você não sabe ainda como administrar os seus investimentos e planejamentos para atingir as metas, uma assessoria financeira vai ser a bússola para o seu negócio. De fato, a área financeira é delicada e importante demais para não receber a devida atenção.
Você não precisa ter essa dor de cabeça. Entre em contato com o nosso time e conte com a expertise da Produtiva!