A gestão de pessoas é uma dúvida para qualquer empreendedor. Como aproveitar o melhor do potencial dos profissionais enquanto não permitimos nenhuma sobrecarga e mantermos os processos com eficiência?
Uma das grandes formatações que permitem toda essa boa gestão é a definição de cargos. Os cargos são essenciais para a hierarquia da empresa, para o seu próprio funcionamento, e por isso nós estamos aqui para te ajudar a formatá-los da maneira mais eficiente possível. Boa leitura!
A definição de cargos é aquele ponto a ser escolhido que modifica todo o funcionamento do negócio. É a gestão que interfere diretamente no resultado entregue pela empresa, já que é ela que define que profissional vai fazer o que, até quando e até onde. Ela delimita responsabilidades e funções.
A descrição de cargos faz parte dessa definição, já que é o registro/documentação das responsabilidades e ações concretizadas por cada posto dentro da empresa. Normalmente, essa definição é feita pelo RH juntamente com os próprios gestores, seguindo o modelo de negócio e de hierarquização da empresa.
Essa documentação deve ser detalhada, seguindo a linha do Organograma empresarial, ou seja, da representação visual da estrutura organizacional do negócio, que pode ser:
Vertical – Modelo clássico, mais popular e mais usado. É hierárquico, ideal para empresas tradicionais. Quem está no topo, possui maior cargo, ganha maior salário e possui mais responsabilidade como líder. É uma pirâmide.
Linear – Estrutura menos rígida e hierarquizada, com responsabilidades a depender dos processos e mais autonomia para os cargos. É mais moderno e mais comum em empresas de tecnologia ou startups.
A sua empresa possui um organograma? Entenda aqui mais sobre essa ferramenta.
Definir quais são as posições ocupadas na organização e quais atividades são feitas por cada funcionário permite que essas tarefas fiquem claras, o que evita que não sejam feitas, ou ainda que um profissional acabe ficando sobrecarregado por ter mais funções do que outros. A definição de cargos alinha a expectativa da empresa com a dos funcionários.
Toda essa organização permite que a administração dos funcionários seja positiva. Mas, para funcionar, deve ser feita com base em:
É hora do levantamento de dados. Estude o processo para entender quais tarefas são necessárias para o desempenho da função e quais requisitos o ocupante deve ter para dar conta das responsabilidades com eficiência, o que envolve: experiência profissional, formação, especializações e competências.
Insira o nome completo do cargo, tomando cuidado para que não haja confusão com outras nomenclaturas. Indique também o seu objetivo, o seu papel hierárquico dentro do Organograma e a sua missão dentro da empresa.
A descrição deve ter o conjunto de tarefas e atribuições de quem ocupará o cargo, os métodos usados para exercer essa função, quais processos serão desempenhados e quais as responsabilidades do profissional.
Também deve existir neste documento todas as condições do ambiente exigidas para esse cargo, os investimentos, os desafios e as responsabilidades gerenciais do profissional.
Agora vamos ao checklist para que a sua definição de cargos seja a mais eficiente possível:
O checklist serve para verificar se todos os procedimentos foram seguidos durante a descrição do cargo, e se essa descrição está conforme as necessidades e os valores da empresa.
O planejamento interno de uma organização é necessário para que os processos fluam e dêem bons resultados. Para que essa organização seja a mais eficiente possível, nem tudo pode estar nas suas costas. Você precisa contar com uma equipe especializada que vai te livrar de muitas dores de cabeça e otimizar os resultados do seu negócio. A Produtiva está com você!
Fale conosco.