O mercado muda, e o que fazer para se adequar às novidades? A resposta é uma boa pesquisa.
Guiar o gestor não é a única vantagem de uma pesquisa de mercado eficiente. A análise bem feita previne riscos, pois todas as empresas precisam se adaptar às mudanças do setor, e ainda ajuda na inovação, trazendo insights brilhantes, mapeamento dos concorrentes, teste de novos produtos e muito mais.
Quer entender melhor esse conceito tão versátil? É só continuar lendo para conhecer mais sobre a ferramenta.
A pesquisa de mercado é o estudo da área onde atua a sua empresa, desde os concorrentes até o público. Neste mapeamento, é possível entender as mudanças do mercado, a situação econômica do setor, quais inovações e adaptações são necessárias e muitas outras informações.
A pesquisa de mercado possibilita um grande guia para a tomada de decisão dos empreendedores, além da identificação de boas oportunidades de negócios e suporte para estratégias.
Os objetivos da pesquisa são diversos e ela pode e deve ser adotada por empresas de todos os portes e idades: antes de abrir um negócio, a pesquisa de mercado deve ser feita, e, após o negócio ser aberto, ela deve continuar sendo implementada periodicamente.
Na prática, as pesquisas de mercado podem ser divididas em:
Primárias – A própria empresa faz a pesquisa.
Secundárias – Uma empresa especializada é contratada para fazer a pesquisa.
O estudo pode ser composto por artigos, opiniões profissionais, relatórios, dados financeiros, dados sobre concorrentes, entrevistas ou avaliações feitas pelos consumidores e muitas outras fontes.
Para efetuar a pesquisa, você precisa ter objetivos claros, um público-alvo (estudo dos seus concorrentes, clientes ou fornecedores, por exemplo), definir a quantidade de pessoas ou organizações a serem analisadas, definir como será a análise, colocar o estudo em prática e, finalmente, interpretar os dados.
A pandemia é um exemplo de situação que deixou os mais variados gestores preocupados. Com uma ferramenta como a pesquisa de mercado, você diminui as incertezas causadas por esse tipo de evento ou, até mesmo, os pequenos empecilhos do dia a dia.
Se o seu concorrente deu um passo que te amedronta, você já pode estudar as novidades e entender qual estratégia tomar. Com a pesquisa de mercado, você conhece mais sobre o seu próprio público-alvo, entende a estratégia dos concorrentes e analisa quais mudanças implantar nas suas próprias estratégias.
É possível também verificar o desempenho dos empreendimentos e o possível desempenho que o seu novo produto vai ter. A pesquisa permite a preparação e adaptação, duas palavras muito fortes para quem quer ser um empreendedor de sucesso.
Agora queremos te ajudar a praticar essa análise. Vamos te apresentar as principais pesquisas de mercado e suas estratégias, para você entender qual é o caminho certo a seguir.
Satisfação do cliente – É a partir de um público encantado e fidelizado que a sua marca fica forte no mercado, então é natural precisar entender o que o cliente pensa para melhorar estratégicas.
Essa análise deve ser feita com recorrência, a partir de estudos sobre feedbacks, reclamações, depoimentos, formulários, entrevistas e muito mais. Permita que o seu cliente possa dar feedbacks depois de cada compra, a partir, por exemplo, do NPS. A pesquisa serve para otimizar as suas ações (atendimento, venda, etc.), os seus produtos e a sua comunicação.
Comportamento do consumidor – Os dados de consumo ajudam você a desenvolver produtos, embasar a comunicação diária, as campanhas publicitárias e até qual canal é melhor: o seu cliente abre mais o e-mail ou passa muito tempo no Instagram?
Variadas ferramentas, como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Insight e até plataformas como o HubSpot podem te dar dados interessantes sobre o comportamento do seu público.
Potencial de consumo – Você sabe – quanto o seu setor vende em cada época? Conhece a sazonalidade de venda dos produtos? Para avaliar a demanda e embasar bem as suas decisões de preenchimento de estoque em mercados, produtos ou áreas que você não conhece tão bem ou que sofreram mudanças, essa é a pesquisa certa para a sua estratégia.
Teste de novos produtos e serviços – Nenhum empreendedor quer lançar um produto no mercado e ter um grande prejuízo. Por isso, é preciso avaliar as falhas e qualidades do que você oferece, ajustando os seus projetos e reduzindo os riscos.
A melhor forma de descobrir esses dados é uma boa pesquisa, e nós te damos mais dicas sobre os testes no nosso artigo.
Preço – Ajustar preços de compras e vendas é uma tarefa necessária em um certo período, principalmente com as mudanças abruptas de mercado.
Participação de mercado – Quando vender o seu novo produto? Quando oferecer descontos? O quão grandes devem ser os seus esforços promocionais? Quanto você deve investir em propaganda? Muitas decisões que devem ser feitas a partir de boa pesquisa sobre a economia e os seus concorrentes.
Escolha de ponto de venda – A geolocalização diz muito sobre o seu negócio. Onde instalar a sua nova loja? É preciso combinar as análises do comportamento do consumidor com uma boa análise financeira e questões geográficas para essa decisão.
Para a pesquisa de Preço, Participação no Mercado e a Escolha de ponto-de-venda, indicamos a nossa pesquisa de viabilidade econômica.
Lembrança – A sua comunicação te faz ser lembrado? É marcante? Constrói um relacionamento com o cliente? Avalie a eficiência dos seus contatos com o consumidor e a percepção que ele tem sobre a qualidade do seu produto.
Essa pesquisa está muito ligada à força da marca, medindo a atenção que a sua empresa recebe em comparação aos concorrentes e entendendo o quão bom está o seu branding.
Eficiência midiática – O seu público participa e engaja nas suas campanhas? Qual é o perfil do público-alvo da sua comunicação? Essa pesquisa de mercado está bastante ligada à Lembrança, Comportamento e Satisfação do Consumidor. Juntas, eles oferecem um quadro que vai te ajudar a se comunicar melhor. As redes sociais utilizadas por você devem oferecer bons dados para análise.
Preferência – Aliar pesquisas é sempre uma boa opção, por isso você vai juntar os dados obtidos com a Participação no Mercado para observar qual é a elasticidade do seu setor com relação a certos produtos e marcas ligados à sua empresa. Assim, os seus investimentos poderão ser redimensionados.
A pesquisa de mercado orienta o empreendedor nas estratégias que serão tomadas, por isso é importante escolher qual curso de ação vai te ajudar a resolver os problemas que você quer solucionar a partir de muita análise. Além disso, em caso de estar buscando novas oportunidades, a pesquisa de mercado vai te indicar os melhores caminhos, reduzindo riscos e prejuízos.
A pesquisa de mercado precisa estar aliada ao conhecimento sobre o seu próprio empreendimento, e é para isso que estamos aqui. Essa é uma dor de cabeça que você não precisa ter! A Produtiva estuda os seus dados, analisa as suas estratégias, produção, área financeira e muito mais, definindo a melhor forma de se posicionar, expandir e lucrar. A nossa equipe capacitada pensa em cada detalhe por você. Fale conosco!