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8 indicadores para medir a satisfação do seu cliente

Acompanhar indicadores de satisfação do cliente é uma necessidade para as marcas. Começou como uma estratégia, mas agora é o que guia todo o funcionamento da empresa.

Afinal, o intuito das marcas é conquistar e fidelizar o público, criando boa reputação no mercado e aumentando o lucro, e tudo isso só é possível quando sabemos se de fato os nossos consumidores estão gostando do produto e/ou serviço oferecido.

Para responder essa dúvida que passa na mente de todo gestor, hoje vamos te indicar 8 indicadores para medir a satisfação dos clientes. Boa leitura!

O que são indicadores de satisfação?

À primeira vista, a ideia de manter os indicadores pode parecer ampla. Afinal, há muitas métricas a se medir quando se trata da satisfação de clientes: atendimento, embalagem, o produto em si, a entrega, o site, as redes sociais… Há muitas etapas no processo da venda.

Mas a verdade é que a necessidade de medir essa satisfação se dá porque os resultados encontrados guiarão a empresa em todas as futuras estratégias.

Os indicadores de satisfação vão medir como o consumidor se sente durante a compra, se está feliz ou não com o atendimento da empresa. Não é apenas sobre a qualidade do produto, mas tudo que envolve o cliente.

Para chegar a essa resposta, utiliza-se indicadores de performance (ou Key Performance Indicators), e esse aparentemente simples começo já traz inúmeras vantagens para a empresa. Você pode estar querendo saber mais sobre os benefícios dessa avaliação, então confira:

Os benefícios de analisar os indicadores

Você sabia que 75% dos clientes gastarão mais com empresas que proporcionam uma experiência satisfatória? Esses dados vieram do Relatório da Zendesk, e apontam que, em caso de mal atendimento repetitivo, 80% dos clientes irão para concorrentes.

Não há benefício maior do que fidelizar os clientes a partir da análise dos dados e melhoria do atendimento! Mas os indicadores trazem ainda mais vantagens, confira:

Compreender o cenário

A avaliação do cliente dará respostas diretas para a empresa, já que o nível de satisfação indica o que o negócio pode estar fazendo de errado, o que influencia até mesmo na reputação da marca. Ou seja, aspectos que impactam o lucro.

Analisando os dados, é possível entender o cenário e trabalhar na otimização.

Entender as falhas 

A partir da análise dos dados, será fácil encontrar as falhas que estão prejudicando a satisfação dos seus consumidores, e até as oportunidades que você tem para crescer aos olhos do público. 

Facilitar a tomada de decisões

Com base nos dados entregues pelos seus próprios clientes, as decisões do seu negócio não serão mais sem base. Será possível traçar metas para melhorias e criar estratégias para alcançar esses objetivos.

Antecipar problemas

De acordo com a avaliação do público, é possível notar problemas antes que eles fiquem grandes. Um colaborador que esteja fornecendo atendimentos ruins, por exemplo, pode ser notado antes que ele acabe manchando a reputação da empresa.

Identificar soluções 

Sabendo o que está errado e em que parte do processo existe o problema, fica mais fácil saber também o que é possível fazer para dar certo. E o melhor: tudo de acordo com as necessidades e desejos dos seus consumidores.

8 indicadores de satisfação para aplicar no seu negócio

Quer aproveitar esses benefícios? Então vamos para a prática:

1. Satisfação dos clientes

Esse primeiro indicador é geral, e, como o próprio nome fala, indica a satisfação dos clientes como um todo, com o atendimento e as demais etapas. Ele pode ser chamado de Customer Satisfaction Score (CSAT) ou Índice de Satisfação do Cliente, em tradução livre. 

É comum que essa avaliação seja solicitada após um atendimento. A mensuração deve ser sempre em números, seja porcentagem ou notas, ou no máximo uma escala: muito satisfeito ou insatisfeito, já que torna mais eficaz a coleta.

Também é possível enviar pesquisas de satisfação para os clientes que se relacionam com a sua empresa, obtendo uma média de opiniões.

Conheça o conceito de Customer Success e entenda como o atendimento ao cliente pode aumentar as suas vendas! É só conferir aqui.

2. Tempo Médio de Atendimento

O Tempo Médio de Atendimento é um indicador que tem uma fórmula pronta:

Tempo de conversa + tempo em espera + tempo após call work/total de chamadas atendidas.

O objetivo é sempre solucionar o problema do cliente o mais rápido possível, já que assim ele fica mais satisfeito. Esse indicador pode medir o tempo de conversas em chat, Whatsapp, ligação ou outras plataformas de atendimento.

3. First Call Resolution

O indicador do tempo para a resolução do problema é essencial para que o cliente saia satisfeito. Em tradução livre, significa “Resolução no Primeiro Contato”, ou seja, se só com uma ligação o cliente conseguiu resolver o problema.

Para o cálculo, é só dividir o número de resoluções em primeiros contatos de consumidores pelo número total de chamadas feitas pelos consumidores.

4. Taxa de abandono

Esse indicador é útil ao expor falhas graves no processo de atendimento. Afinal, se o cliente abandona o contato e desiste de falar com a empresa, o nível de insatisfação pode ser grande.

Se o tempo de espera for alto, normalmente a taxa de abandono também é alta. O cálculo é bem simples: subtraia o total de atendimentos abertos pelo total de atendimentos realizados.

5. Tempo Médio de Espera

Esse indicador é sobre o tempo que o cliente fica “em fila”, ou seja, espera para ser atendido. O cálculo é simples: tempo de espera de um período específico dividido pelo número de interações dos clientes nesse mesmo período.

O tempo de espera alto pode revelar falhas no sistema, na produtividade da equipe ou até a necessidade de contratar mais colaboradores.

Quer saber como realizar o sonho de aumentar o desempenho e a produtividade? Leia aqui.

6. Net Promoter Score

O Net Promoter Score, também chamado de NPS, é um modelo bastante prático para medir a chance de um cliente “promover” a sua marca. Vai além da satisfação, já que o cliente não apenas gostou da sua marca, mas irá indicá-la para os conhecidos.

No NPS, os clientes dão uma nota de 1 a 10 sobre a probabilidade de recomendação da empresa para as pessoas próximas.

7.Taxa de conversão de clientes

Quantos clientes passam pelo atendimento/Marketing para de fato adquirir o seu produto ou serviço? O cálculo desse indicador é o seguinte: número de consumidores que contratam os seus produtos ou serviços dividido pela quantidade total de atendimentos. 

8. Índice de fidelidade

O objetivo principal sempre será encantar e fidelizar os clientes. Afinal, conquistar novos clientes é sete vezes mais caro do que manter os atuais! 

Diante de tanta concorrência, é preciso se preparar, então faça o cálculo: a quantidade de clientes que cancelaram ou não retornaram pelo número total de clientes ativos.

Você conhece os benefícios de reter clientes? Entenda mais sobre venda personalizada e a fidelização aqui.

Agora é a hora de você colocar em prática tudo o que aprendeu nesse post! Quanto mais você usar esses indicadores, mais a sua empresa poderá realizar ótimos planejamentos estratégicos, entregando mais satisfação aos clientes.

No mundo atual, a concorrência é grande. Facilmente os seus clientes encontram outras marcas, então é hora de mostrar o seu diferencial. A Produtiva vai te guiar nessa jornada pelos KPIs! Com os dados corretos, a sua empresa vai alcançar um grande sucesso.

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