• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

4 gastos que sua empresa deve reduzir agora

No cenário em que estamos vivendo, vemos que a pandemia causada pelo Coronavírus está afetando toda a sociedade, do contexto da saúde ao âmbito econômico.

Tendo em vista as incertezas que ainda permeiam tal situação, é de extrema importância que a sua empresa consiga organizar estrategicamente os recursos para conseguir passar por esse período de baixa no mercado

Nesse contexto, é fundamental analisar, inicialmente, como a operação do seu negócio está rodando nesse período e as estratégias pensadas tanto para o momento atual, quanto para o ponto de retorno efetivo do mercado.

Após essa análise, faz-se imperativo observar o caixa da sua organização, considerando suas entradas e saídas e a saúde do caixa.

Com isso, será possível alocar os recursos financeiros para manter a empresa em funcionamento durante a crise.

Dessa maneira, já que as entradas da sua empresa estão em redução, é preciso que você consiga diminuir também as saídas, para que não haja risco de prejudicar de forma tão abrupta o caixa.

Portanto, separamos esses 3 gastos que sua organização deve reduzir agora para manter a saúde do caixa:

1. Fornecedores

Assim como na sua empresa, os seus fornecedores também estão sofrendo pelo cenário de crise econômica.

Por isso, é um bom momento para se tentar negociar com fornecedores para diminuição do valor cobrado, em prol de não haver uma total ruptura de pagamento em relação a eles.

Além disso, é possível pesquisar outras empresas que forneçam o serviço ou produto, de modo a aumentar seu poder de barganha e fazendo com que a qualidade seja mantida com um preço mais baixo. Desse modo, uma boa negociação é imprescindível para diminuir gastos.

fechando acordo com fornecedor
Foto de Oleg Magni no Pexels

2. Aluguel

Se a sua organização funciona em um espaço alugado, uma grande preocupação é realizar o pagamento do aluguel frente à diminuição de suas receitas.

Por isso, pode-se aplicar práticas de negociação com o seu locador buscando uma maior flexibilidade para pagamento, tendo em vista que todos estão passando pela mesma crise.

Não apenas isso, podem ser usados outros meios para se haver uma conversa entre você, inquilino, e o locador, com o uso de conhecimento contratual e negociação extrajudicial.

Para tais pontos, é interessante ler o material construído pelo SEBRAE sobre o tema aqui.

3. Estoque

É de conhecimento de muitas pessoas que estoque significa dinheiro parado.

Por isso, quando se trata de tempos de crise, o interessante é que esse estoque diminua ao máximo, com o intuito de estocar apenas aquilo que é necessário para manter o negócio girando.

Para entender um pouco melhor acerca de tal ponto, sugiro o conteúdo de nosso blog voltado para aprender a trabalhar com estoque mínimo na crise.

funcionário manejando estoque
Foto de ELEVATE no Pexels

Ademais, uma vez que não foi possível prever essa crise com uma grande antecedência, provavelmente a sua empresa está com um volume alto de estoque remanescente.

Dessa forma, para conseguir vender esse estoque “em sobra”, podem ser realizados descontos de acordo com volume, sorteios para divulgação e outras estratégias de divulgação do produto.

4. Gastos extras

Por fim, de acordo com as análises realizadas, observe todos os gastos extras que você possa estar tendo.

Compreenda que é um momento de pensar estrategicamente em investimentos e avalie o retorno que cada investimento pode trazer para o seu negócio.

Assim, escolha aqueles que podem dar um retorno mais rápido e que possam de fato ajudar sua operação e organização nesse momento.

Conclusão

Por mais que estejamos vivendo momentos de dificuldade no mercado, é possível haver um planejamento e gerenciamento de finanças que auxilie sua empresa a passar pela crise, e conte conosco para te auxiliar nesse ponto.

Estamos sempre à disposição para te ajudar, só entrar em contato!

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]