Você como mero usuário da internet já deve ter se beneficiado em participar de determinado tipo de rede, seja ela uma rede de contatos, networking, que permite que esteja ligado a diversas pessoas, sendo privilegiado em ter acesso a importantes informações. Ou até mesmo, uma rede social que basicamente reunirá todas as pessoas com as quais você já teve contato em determinado momento de sua vida. Agora lhe questiono, já pensou em compor uma rede de franquias? Se a resposta for sim, acredito que isso esteja relacionado aos inúmeros benefícios ligados aos franchise, prática de empreendedorismo que só vem crescendo pelo país.
A imagem acima remete à união, apoio, ligação. É exatamente essa a proposta de uma rede de franquias. Você tem um modelo ideal de empresa, com sucesso, que possui uma marca com aceitabilidade e reputação no mercado, sendo uma boa oportunidade para quem deseja empreender como menos riscos atualmente. Sendo assim, é importante a gente entender os principais passos para se abrir uma unidade de franquia e todos os cuidados necessários para garantir o sucesso do novo negócio.
Como bons Engenheiros de Produção, nós ilustramos um processo para você entender melhor como desencadeia essa trajetória
O primeiro passo será investigar o máximo possível de informações relacionadas a franquia desejada. Isso é muito importante para verificar o desempenho dela no mercado e se o perfil seu perfil se encaixa com o propósito de existência da marca.
Feito a escolha da rede de franquia, o franqueado deverá entrar em contato com o franqueador. Será fornecida uma Ficha Cadastral para que a empresa franqueadora escolhida possa avaliar o perfil do franqueado. As informações necessárias variam de acordo com as políticas da empresa, mas podem ser renda mensal, capital disponível para investimento, experiência com negócios anteriores e formação acadêmica.
Feio o preenchimento da Ficha Cadastral, o próximo passo é aguardar a análise dos critérios propostos pela empresa franqueadora. Provavelmente, haverá um setor responsável por isso que esteja relacionado à matriz da franquia. Sendo aprovado, você será encaminhado para a próxima etapa.
Agora partiremos para os trâmites legais. A COF, ou Circular de Oferta da Franquia envolvem obrigações e deveres do franqueado e relação legal entre as partes envolvidas. É muito importante que o franqueado tenha domínio desse documento, para não sair em desvantagem caso haja algum desalinhamento com o franqueador. No documento pode conter:
Como forma de oficializar o processo, há de se pagar a Taxa de Franquia na abertura do negócio, assim que o contrato for assinado. É um valor que representa a concessão para uso da marca. Esse valor é fixo e deve estar previamente definido na COF.
CUIDADO! Não confunda Taxa de Franquia com Royalties ou Fundo de Propaganda que são valores a serem pagos mensalmente para a vigência da franquia.
Por fim, o franqueado junto ao suporte da empresa franqueadora, definirá prazo de abertura, processos envolvidos na empresa, estruturação física (incluindo layout, máquinas e todo equipamento que seja necessário, recrutamento e perfil dos funcionários, bem como, treinamento e capacitações desses. Provavelmente, haverá um calendário com objetivos a serem cumpridos.
Por fim, trouxemos algumas dicas importantes para você, pois optar pela franquia nem sempre é mil maravilhas:
Ficou curioso(a) sobre o franchise? A Produtiva já desenvolveu um trabalho de Manualização voltada para Franchising e com isso conseguiu auxiliar para que a Loucos por Coxinha tivesse um excelente resultado quando o assunto é expansão do negócio.
Restou alguma dúvida? Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como a Produtiva Júnior pode impactar o seu negócio!