Os negócios mantêm diversos pilares, incluindo a cultura organizacional, os planos de carreira, as funções estabelecidas entre colaboradores e outras variáveis.
É importante que o gestor esteja ciente dessas hierarquias e fluxos para tomar decisões, planejar e implementar melhorias, mas não há como saber de tudo sem o auxílio de ferramentas e dados.
Para te ajudar a visualizar a sua empresa com mais clareza e sem tantas dores de cabeça, queremos te apresentar uma ferramenta chamada Organograma. Boa leitura!
Um Organograma é um gráfico, uma representação visual, com intuito de demonstrar a estrutura organizacional interna do seu negócio. O diagrama é constituído por caixas (ou outras formas) e linhas que conectam os funcionários, especificando as hierarquias e os departamentos.
Para representar com mais detalhes o funcionamento da sua empresa, é possível inserir fotos, e-mails, ilustrações, textos, dados em geral e, inclusive, links. Assim, você terá uma representação facilitada dos cargos e departamentos e poderá usar essas informações para melhorias.
Uma empresa é composta por vários processos para que funcione bem, então é natural que os líderes adotem métodos para entender os fluxos. O Organograma é bastante útil para:
Os benefícios dos Organogramas são vários, pois todos os dados que coletamos, detalhamos e analisamos sobre a nossa empresa nos ajuda a tomar decisões com mais assertividade.
Os Organogramas podem ser utilizados para vários objetivos, como melhorar a organização, supervisionar, reestruturar, padronizar processos, planejar e outros. O importante é perceber qual é o modelo mais indicado para a sua meta.
Vertical – O modelo Vertical também pode ser chamado de Clássico, pois é o mais conhecido e mais usado. Funciona de forma hierárquica, por isso é ideal para empresas tradicionais. Quem está no topo das linhas no Organograma possui o maior cargo, formando pirâmides em que as bases são os cargos mais baixos de cada departamento.
Linear – Ao contrário do modelo Vertical, o Linear não foca na hierarquização dos cargos, e é bastante diferente da estrutura dos outros. Utiliza símbolos para destacar funções e atividades, mostrando as responsabilidades dos colaboradores de acordo com os processos. O objetivo maior é mostrar a ligação entre fluxos da empresa e as pessoas responsáveis.
Circular ou Radial – No centro fica o cargo mais alto, enquanto os outros departamentos vão sendo adicionados aos lados. É o Organograma mais popular para empresas que priorizam o trabalho em equipe.
Horizontal – Também não prioriza a hierarquia, então é bastante útil para empresas que não focam tanto na chefia, mas sim na autonomia dos funcionários e equipes, num ambiente mais informal e em estruturas não tão rígidas. É ideal para negócios de dois níveis: líderes e funcionários, por isso pode não ser tão útil para empresas de grande porte.
Funcional – O Organograma Funcional normalmente tem a mesma estrutura do Organograma Vertical, mas o seu foco é nas funções de cada componente. A verdade é que esse gráfico pode ser feito em qualquer estrutura, o importante é que foque mais nos cargos e não adicione informações sobre quem são os funcionários, apenas detalhe os trabalhos de cada função.
Elaborar um bom Organograma é ideal para qualquer gestor que quer aproveitar ao máximo a capacidade produtiva da empresa e manter uma boa organização.
A empresa precisa ter as suas informações reunidas de forma fácil para que todos possam ter uma visão ampla sobre os processos de trabalho. Assim, é possível otimizar tempo e funções, ajudar na tomada de decisões, entendimento das estruturas, comunicação e muito mais.
Melhorar a estrutura organizacional da sua empresa é o ponto de partida para determinar a melhora completa dos fluxos para o seu negócio. A Produtiva quer te ajudar nessa jornada!
É possível otimizar a ala financeira, aproveitar o potencial da equipe e ter ótimos resultados, a partir da análise correta de especialistas. Reduza custos, evite desperdícios e aumente resultados.Fale conosco!