• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

A sua empresa possui um organograma? Confira para que serve!

Os negócios mantêm diversos pilares, incluindo a cultura organizacional, os planos de carreira, as funções estabelecidas entre colaboradores e outras variáveis.

É importante que o gestor esteja  ciente dessas hierarquias e fluxos para tomar decisões, planejar e implementar melhorias, mas não há como saber de tudo sem o auxílio de ferramentas e dados.  

Para te ajudar a visualizar a sua empresa com mais clareza e sem tantas dores de cabeça, queremos te apresentar uma ferramenta chamada Organograma. Boa leitura!

O que é um Organograma?

Um Organograma é um gráfico, uma representação visual, com intuito de demonstrar a estrutura organizacional interna do seu negócio. O diagrama é constituído por caixas (ou outras formas) e linhas que conectam os funcionários, especificando as hierarquias e os departamentos.

Para representar com mais detalhes o funcionamento da sua empresa, é possível inserir fotos, e-mails, ilustrações, textos, dados em geral e, inclusive, links. Assim, você terá uma representação facilitada dos cargos e departamentos e poderá usar essas informações para melhorias. 

A utilidade dos Organogramas

Uma empresa é composta por vários processos para que funcione bem, então é natural que os líderes adotem métodos para entender os fluxos. O Organograma é bastante útil para:

  • Descrever a organização interna da empresa.
  • Classificar cargos, departamentos, detalhar as informações sobre funcionários e sobre os próprios processos.
  • Organizar a estrutura da empresa. 
  • Alinhar as equipes e harmonizar as rotinas de trabalho.
  • Melhorar a cultura organizacional e fornecer informações para o plano de carreira.
  • Coordenar as tarefas dentro da organização.
  • Evitar, com base na análise das informações coletadas, que funcionários fiquem sobrecarregados ou exerçam funções que não são deles.
  • Evitar problemas de comunicação.
  • Também pode servir de apoio ou guia para que os novos, e até antigos integrantes, consigam entender a organização.

Conheça os principais modelos de Organogramas

Os benefícios dos Organogramas são vários, pois todos os dados que coletamos, detalhamos e analisamos sobre a nossa empresa nos ajuda a tomar decisões com mais assertividade.

Os Organogramas podem ser utilizados para vários objetivos, como melhorar a organização, supervisionar, reestruturar, padronizar processos, planejar e outros. O importante é perceber qual é o modelo mais indicado para a sua meta. 

Conheça os principais modelos da ferramenta:

Vertical – O modelo Vertical também pode ser chamado de Clássico, pois é o mais conhecido e mais usado. Funciona de forma hierárquica, por isso é ideal para empresas tradicionais. Quem está no topo das linhas no Organograma possui o maior cargo, formando pirâmides em que as bases são os cargos mais baixos de cada departamento.

Linear – Ao contrário do modelo Vertical, o Linear não foca na hierarquização dos cargos, e é bastante diferente da estrutura dos outros. Utiliza símbolos para destacar funções e atividades, mostrando as responsabilidades dos colaboradores de acordo com os processos. O objetivo maior é mostrar a ligação entre fluxos da empresa e as pessoas responsáveis.

Circular ou Radial – No centro fica o cargo mais alto, enquanto os outros departamentos vão sendo adicionados aos lados. É o Organograma mais popular para empresas que priorizam o trabalho em equipe

Horizontal – Também não prioriza a hierarquia, então é bastante útil para empresas que não focam tanto na chefia, mas sim na autonomia dos funcionários e equipes, num ambiente mais informal e em estruturas não tão rígidas. É ideal para negócios de dois níveis: líderes e funcionários, por isso pode não ser tão útil para empresas de grande porte.

Funcional – O Organograma Funcional normalmente tem a mesma estrutura do Organograma Vertical, mas o seu foco é nas funções de cada componente. A verdade é que esse gráfico pode ser feito em qualquer estrutura, o importante é que foque mais nos cargos e não adicione informações sobre quem são os funcionários, apenas detalhe os trabalhos de cada função.

Elaborar um bom Organograma é ideal para qualquer gestor que quer aproveitar ao máximo a capacidade produtiva da empresa e manter uma boa organização. 

A empresa precisa ter as suas informações reunidas de forma fácil para que todos possam ter uma visão ampla sobre os processos de trabalho. Assim, é possível otimizar tempo e funções, ajudar na tomada de decisões, entendimento das estruturas, comunicação e muito mais. 

Melhorar a estrutura organizacional da sua empresa é o ponto de partida para determinar a melhora completa dos fluxos para o seu negócio. A Produtiva quer te ajudar nessa jornada! 

É possível otimizar a ala financeira, aproveitar o potencial da equipe e ter ótimos resultados, a partir da análise correta de especialistas. Reduza custos, evite desperdícios e aumente resultados.Fale conosco!

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]