O estoque é uma parte essencial de qualquer empresa, é a partir dele que os insumos são retirados para a produção ou até mesmo os produtos finais são movidos para o transporte e levados ao cliente. Ele move toda a cadeia produtiva, por isso, precisa ser organizado da melhor forma.
Se o estoque não tiver o layout correto, pode acabar resultando em grandes prejuízos para a organização, como atrasos na entrega, pausas na produção, clientes insatisfeitos e mais. Por isso, desenvolvemos este artigo para te explicar melhor sobre o que é layout de estoque e como ele funciona. Siga a leitura para entender!
Mas afinal, o que seria um layout de estoque?
Trata-se de uma ferramenta logística que sistematiza o estoque no intuito de alocar os materiais ali dispostos da melhor forma, respeitando o espaço físico, as necessidades dos produtos e da operação. O layout do estoque objetiva manter a maior qualidade e eficiência durante os processos produtivos.
Na prática, o layout é a forma como cada parte de um estoque é organizada e segmentada, considerando cada necessidade da organização. É como uma planta detalhada do local para aproveitá-lo ao máximo.
Apenas por meio do devido controle e da organização do estoque é possível alcançar os melhores resultados para toda a empresa.
Os benefícios vão além:
1. O layout busca encurtar distâncias;
2. Proporciona mais flexibilidade para a equipe;
3. Reduz os custos de armazenagem;
4. Segmenta as prateleiras e separa as mercadorias de forma assertiva;
5. Assegura a utilização mais eficiente e máxima do estoque;
6. Aumenta a produtividade e evita perda de produtos;
7. Garante uma armazenagem de qualidade;
Ao aplicar o método do layout otimizado, você aproveita o espaço disponível, facilita a movimentação de colaboradores e equipamentos, e impacta diretamente nos lucros da empresa. Quer saber mais sobre esses benefícios? Entenda como um bom layout pode ajudar a sua empresa.
Como falamos, o layout é a forma como cada área é organizada e segmentada, com o intuito de melhor aproveitá-la. Para atingir esse objetivo, o layout deve ser construído sem falhas, pensando totalmente na melhor disposição do local para o deslocamento de pessoas, materiais e equipamentos.
Por isso, tanto a sua ausência como a sua construção inadequada pode trazer malefícios à logística empresarial. Confira os riscos:
Um layout bem feito preza pela segurança da mercadoria, desde a sua correta armazenagem até a proteção contra roubos. Priorize layouts com grande visibilidade, com acesso limitado ao espaço, e até com a implementação de equipamentos para vigilância.
Para garantir segurança total, você também precisa ter uma boa gestão do estoque. Confira aqui os 7 passos necessários.
A falta de planejamento correto de um layout prejudica o deslocamento e pode atingir inclusive os colaboradores a partir de danos físicos pela queda de materiais e outros acidentes. São grandes problemas os corredores estreitos, pisos escorregadios, degraus, mal planejamento de divisões… Lembre-se que um estoque deve ter espaço para manobras.
Uma empresa sem o devido layout do estoque corre o risco de perder insumos, resultando em um imenso prejuízo. O armazenamento adequado dos materiais deve ser feito tanto para garantir o seu consumo quanto para evitar acidentes; quando o assunto são produtos de limpeza e outras substâncias que não podem ser submetidas a certas variáveis, há grande perigo numa má armazenagem.
Para que a armazenagem seja a melhor, é interessante que você aplique uma boa previsão de demanda. Entenda como isso é possível através do nosso artigo.
O seu layout deve ser construído de forma estratégica, no intuito de ganhar eficiência nos processos, alcançar melhores resultados e manter a satisfação dos clientes.
Se você quer ajuda no desenvolvimento do melhor layout para a sua empresa, temos profissionais qualificados para te ajudar. Conte com os nossos serviços e impulsione os seus resultados! Fale conosco.