O mundo do empreendedorismo é uma corrida pela competitividade, inovação e melhorias constantes. Se você está pensando em criar novos produtos ou implementar um projeto, não corra na ânsia de lançar a novidade sem antes pesquisar muito bem, pois isso pode comprometer a saúde da sua empresa.
A informação está ao alcance dos nossos dedos, e essa é uma ferramenta que toda empresa pode e deve saber usar bem!
O mundo moderno trouxe dificuldades, como a aceleração constante e necessidade de mais empenho em publicidade, mas também trouxe benefícios, e um deles é a possibilidade de pesquisar e obter dados assertivos que vão guiar os seus passos. A tomada de decisões de todo gestor é facilitada e tem mais possibilidade de resultados quando é baseada em pesquisas. Você não precisa decidir tudo sozinho!
Na realidade, um processo empresarial feito sem pesquisas pode resultar em cenários ruins:
Calma! Sabemos que assusta ver tantas possibilidades ruins, mas temos algumas dicas para que você implemente a pesquisa como uma cultura na sua empresa.
Lançar novidades no mercado pode definir o futuro da sua empresa. A cultura data driven é um modelo de ações onde todos os dados importantes para decisões na empresa são observados e verificados de forma assertiva.
Você vai implementar na sua equipe o hábito, a capacidade e os recursos necessários para reter, interpretar e testar dados de qualidade. Esse processo não pertence mais só aos profissionais das ciências ou da tecnologia, pois todo empreendimento precisa basear as decisões em dados.
Entenda o seu mercado! Estude os seus concorrentes, a situação da economia no seu setor, as novas tendências e os novos hábitos dos consumidores. Leia jornais, pesquisas acadêmicas, newsletters para empreendedores, escute profissionais qualificados e contrate consultorias especializadas que possam te ajudar a ter as informações necessárias sobre o mercado. Depois de ter os dados recolhidos, faça relatórios e os disponibilize para todos os colaboradores.
Sempre que houver uma novidade na sua empresa, demande que as equipes façam pesquisas e relatórios sobre os dados e apresente os resultados para formular os novos projetos; depois que os novos produtos ou serviços forem formulados, reúna a sua equipe para testar os protótipos e medir o quão bem aquele projeto está se saindo com os clientes. Sempre que necessário, façam as modificações necessárias.
Com o tempo, os colaboradores estarão acostumados a esse processo e a sua empresa com certeza terá melhores resultados por lançar novidades muito mais seguras no mercado.
Os seus profissionais não devem apenas fazer pesquisas por fazer, pois as interpretações dos dados precisam ser assertivas. A cultura de dados também é uma cultura humana! Não adianta ter uma boa coleta se a estratégia feita não for de acordo. Para que esse fluxo esteja coeso, contrate profissionais que capacitem os seus colaboradores, planeje treinamentos, debates e palestras para melhorar o modelo guiado por dados na sua empresa.
Use e abuse da tecnologia! Afinal, não há forma melhor e mais prática de obter dados. Existem muitas ferramentas para medir a qualidade do produto lançado: já falamos sobre plataformas para gestão de Delivery, e as próprias redes sociais como o Instagram Insights ou gestores de campanha como o Google Ads que oferecem ótimas base de dados sobre o seu público e o quão bem está se saindo a comunicação da sua empresa. Você pode também avaliar as campanhas dos concorrentes a partir da Biblioteca de Anúncios do Facebook e saber se os seus clientes estão satisfeitos utilizando o NPS.
Gostou das dicas? Temos muito mais para você! Queremos te passar uma boa visão sobre a importância da pesquisa neste artigo. Se precisar de ajuda para implementar a cultura data driven na sua empresa, fale com um consultor da Produtiva! Temos profissionais especializados que te guiarão em cada passo em direção ao sucesso.