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Como retomar o crescimento de um negócio?

A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a ausência de avanço que geram dores de cabeça para o gestor. Afinal, um negócio saudável está sempre buscando a inovação e o crescimento.

Se a sua empresa está sofrendo desse mal, confira as nossas dicas abaixo. Hoje vamos te contar dicas de como tirar o seu negócio da estagnação.

A estagnação é a falta de progresso de um negócio

A estagnação é a dificuldade de expandir a empresa, de levá-la além. Acaba gerando perda de força competitiva, o que pode causar a falência da marca.

Esses são alguns dos sinais da falta de crescimento, sinônimo de falta de progresso na corporação:

As mudanças nas tendências de crescimento, a falta de renovação nos produtos ou serviços, a identidade de marca envelhecida, a insatisfação dos clientes, a queda nas vendas, a dificuldade de contratar bons profissionais, o aumento da burocracia e mais.

É preciso alimentar boas ferramentas de trabalho para reverter esse cenário. A Produtiva vai te auxiliar nessa jornada, basta continuar a leitura.

Por que é importante romper a estagnação?

Alguns teóricos das dos estudos de administração validam a ideia de que o processo de estagnação seria o primeiro sintoma do declínio de uma empresa, o que pode assustar muitos gestores.

Normalmente, a estagnação ocorre devido a ausência de algumas ações importantes para a saúde do negócio: problemas como desorganização financeira, má experiência do consumidor, falta de planejamento etc.

Algumas das consequências são: maior vulnerabilidade da marca, perda de clientes, retrocesso, insatisfação da liderança, dos colaboradores e dos clientes, prejuízos e até a falência.

Quer saber como reduzir custos enquanto aumenta a performance da empresa? Leia mais.

Como tirar sua empresa da estagnação e obter crescimento empresarial?

Afinal, como reverter essa situação?

Para que o seu negócio cresça e se torne líder no mercado, é essencial evitar se manter na zona de conforto. A busca por expansão dos serviços e dos clientes é necessária para que a empresa avance.

Comece com uma análise da situação; depois, parta para o desenvolvimento de um plano. O seu planejamento deve abranger tanto o curto quanto o longo prazo. Será necessário ter uma boa organização e estratégias bem pensadas de crescimento.

Tem dúvidas sobre como fazer um planejamento estratégico? Esclareça as suas questões aqui.

Conheça o público

Conheça bem o perfil do seu público, já que é para ele que você irá desenvolver todos os produtos, serviços, identidade da marca, jornada de consumo e mais. 

Saiba os hobbies, comportamentos de compra, idade, gênero, localização, capacidade financeira, dores, necessidades e mais. Entenda como o seu cliente pensa e use as informações para guiar as suas estratégias.

Valorize os colaboradores

Os seus colaboradores são determinantes para que a empresa progrida. Eles participam da formulação de planejamentos, do atendimento, das vendas… De todos os processos importantes para a corporação.

Por isso, faça uma seleção cuidadosa de colaboradores e valorize o time que contribui para o desenvolvimento da empresa, gerando um ambiente saudável e motivador.

Melhore o atendimento

O atendimento é o portão de entrada e de saída para muitos clientes, desde o primeiro contato até o pós-venda. Invista no atendimento humanizado, com boa comunicação, empatia e escuta ativa.

Cuide da experiência do cliente, gerando uma jornada excelente para encantar e fidelizar o seu consumidor.

Foque na satisfação do cliente

Faça periodicamente pesquisas de satisfação e garanta que os seus clientes estão felizes com cada detalhe do seu atendimento. Conhecendo a opinião deles sobre a sua empresa, você poderá otimizar os processos que precisam ser corrigidos.

Organize processos

Tenha pronto o mapeamento dos seus processos, registre cada detalhe para que eles possam ser padronizados. Todas as falhas poderão ser corrigidas.

Ter um modelo de negócios bem estruturado também poderá te ajudar nessa missão. Você responderá perguntas como:

  • Como é o funcionamento completo da sua empresa;
  • Qual a proposta da sua marca para o mercado;
  • Quem são os seus clientes;
  • Qual o diferencial dos seus produtos ou serviços;

Para responder a essas perguntas, comece a entender mais sobre modelos de negócio. Confira!

Sabemos que são muitos processos, e queremos guiar a sua empresa em cada etapa. A Produtiva reúne um time de especialistas bastante capacitados que irão te auxiliar a superar a estagnação e a crescer no mercado.

Entenda como uma consultoria pode ser a ajuda que você precisa e se surpreenda com os resultados!

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