Tem dúvidas sobre os tipos de modelos de negócio? Quer saber qual é o melhor para implementar na sua empresa?
Então, aprenda a seguir o que é um modelo de negócio, conheça alguns dos seus tipos e entenda qual modelo se adequa melhor aos nichos de cada mercado. Boa leitura!
O modelo de negócio é o formato com o qual a empresa funciona, cria e entrega valor para seus clientes. A partir do modelo, é possível ter uma visão macro de todas as etapas de funcionamento da empresa.
O método ajuda a gestão a documentar o passo a passo das tarefas diárias da corporação. Normalmente, ele utiliza o Canvas para isso – a principal ferramenta de elaboração de um modelo.
Com um simples quadro, é possível inserir informações como fontes de receita, segmento de clientes, parcerias, atividades-chave, proposta de valor, canais, estrutura de custos, recursos-chave e mais.
O modelo, que mostra os pontos fundamentais da empresa, foi introduzido por Alexander Osterwalder em seu livro Business Model Generation (A Geração dos Modelos de Negócio).
Deseja entender com profundidade o conceito de modelo de negócio? Confira!
Continue a leitura para entender mais!
Vamos te apresentar os principais tipos de modelos de negócio para que você possa identificar qual se adequa mais ao funcionamento da sua empresa. Confira a seguir:
Um modelo bastante conhecido e famoso. Nele, uma pessoa paga pelo direito de uso da marca e da própria estrutura utilizada por uma empresa para que possa ser dono de um negócio – embora conectado à marca original.
O tempo pode ser indeterminado ou não. Está presente em marcas como Subway, O Boticário, Arezzo, CNA e outras.
Nesse modelo, as partes envolvidas adquirem produtos e serviços de forma compartilhada, como nos espaços de coworking e até mesmo nas hospedagens.
Como o próprio nome indica, neste modelo é oferecido um primeiro produto gratuito para o consumidor, com uma taxa para upgrades e recursos adicionais. O Spotify funciona nesse formato.
Grandes negócios digitais como o TikTok, o Facebook e o Google funcionam dessa forma: com monetização por meio da publicidade, embora o serviço oferecido ao usuário seja gratuito.
O produto ou serviço é para o consumidor final, ou seja, o cliente que é pessoa física. Assim funcionam os supermercados, as lojas de roupa, cosméticos e outros produtos.
Neste modelo, a venda é feita para outras empresas. Os fornecedores, na maioria das vezes, funcionam dessa forma.
São os famosos Marketplaces, como o Submarino, o Mercado Livre e muitos outros. Neles, os produtos oferecidos são para um consumidor (pessoa física), mas passando primeiro por um intermediário, que é outra empresa.
É o fornecimento de licença para o uso de um software online. Não é necessário ter o download, apenas o pagamento da mensalidade para o uso dos serviços. O Dropbox funciona dessa forma.
Quer entender como os modelos de negócio são determinantes para o futuro da sua empresa? Tire as suas dúvidas.
O modelo de negócios é essencial para otimizar o cenário da sua empresa e para a própria existência dela! Para ajudar nessa decisão tão importante, você precisa do apoio de profissionais qualificados.
A Produtiva reúne um time de especialistas em gestão de negócios. Garantimos os melhores resultados para a sua empresa! Fale conosco.