A sazonalidade tem um impacto direto nas empresas, e exige maior planejamento por parte da gestão para maximizar lucros e evitar prejuízos.
A diferença que os períodos do ano representam para o negócio pode significar uma grande mudança na produção, então é preciso se preparar bem para lidar com o aumento ou diminuição das demandas.
Para saber como identificar a sazonalidade para ter um bom tempo de planejamento, basta seguir a leitura!
Sabe aquele período do ano em que as pessoas passam a comprar mais sorvetes por causa do calor? Ou compram mais presentes por causa do Natal?
As variações na demanda que ocorrem entre intervalos e normalmente se repetem ao longo da história são chamadas de sazonalidade. São épocas em que as vendas de determinado produto crescem mais.
Por causa da mudança brusca na demanda, o empreendedor precisa estar atento a esses períodos para evitar prejuízos. Afinal, a época pode apresentar boas oportunidades, mas pode gerar prejuízos por falta de planejamento.
É preciso se organizar para encarar também aqueles meses financeiramente difíceis. A flutuação das vendas pode deixar impactos negativos na empresa, e, como não são intervalos imprevisíveis, é possível ter uma boa preparação.
Para tirar dúvidas sobre como melhorar o processo de vendas do seu negócio, leia mais.
Hoje vamos te apresentar dicas para aproveitar as consequências da sazonalidade, e, para começar, você precisa identificar corretamente qual se aplica ao seu negócio. Confira a seguir!
Afinal, como é possível identificar a sazonalidade de um negócio?
É normal que essa pergunta passe pela mente dos gestores, e de fato é o primeiro passo para construir um planejamento de produção eficiente.
O ciclo de sazonalidade é o período de tempo no qual acontece a variação sazonal. Para visualizar bem o ciclo da sua empresa, coloque os dados da receita em uma planilha do Excel e gere um gráfico automático. Você verá como o faturamento se move ao longo do tempo.
Para manter anotações corretas e identificar bem a sazonalidade do seu negócio, além da planilha, você deve:
– Anotar as receitas e demandas dos últimos meses;
– Manter um histórico de vendas;
– Manter um plano de controle;
– Registrar as movimentações financeiras e de estoque;
– Comunicar aos colaboradores a necessidade de manter esse controle;
Para entender melhor as vendas sazonais, confira o nosso post sobre o tema!
A sazonalidade de um negócio só pode ser prejudicial por consequência das próprias atividades feitas pela equipe e pelos gestores durante o ano. Se ela for identificada e calculada de maneira correta, com o devido planejamento, vai trazer diversos benefícios e muitas vendas.
Se tiver qualquer dúvida, a Produtiva está disponível para te auxiliar! Sabemos que, para a crescente demanda gerar bons resultados, é preciso se preparar bem. Temos um time especializado para apoiar a sua gestão. Fale conosco!