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Como mapear a sazonalidade de um negócio?

Identificar os períodos de mais vendas e menos vendas no seu negócio pode ser a medida que irá determinar os melhores resultados! As empresas precisam se preparar para essas mudanças no consumo, suprindo as necessidades dos clientes e aumentando os lucros.
Você já sabe qual é a sazonalidade do seu negócio? Entenda como mapear a seguir!

O que é a venda sazonal?

Durante o seu percurso como empreendedor e como cliente, você já se deparou com inúmeras vendas sazonais. A verdade é que o interesse por certas soluções aumentam e diminuem a depender do período do ano, e as empresas precisam se preparar para essas mudanças no consumo, visando: 

1. Não ter prejuízo na época baixa;

2. Conseguir suprir as necessidades dos clientes na época alta, gerando satisfação;

A venda sazonal é justamente essa venda temporária, que acontece em maior quantidade em determinado período do ano:

Na alta temporada, o consumo de certos produtos aumenta. Para entender melhor, um bom exemplo são as compras de sorvete no verão, que acontecem em uma quantidade muito maior do que no inverno. 

Mas, na baixa temporada, as compras diminuem, e você não quer insumos estragando no seu estoque, então precisa se preparar para essa época.

Se você quer entender como identificar essas fases no seu negócio para aumentar as vendas, continue a leitura!

Tipos de venda sazonal

Para que você possa conhecer essas etapas na sua empresa, é interessante entender os tipos de venda sazonal e como elas se aplicariam no seu negócio. Existem quatro, que são:

Diária: Algumas empresas possuem o maior movimento durante determinado horário. 

Essa sazonalidade é muito comum em estabelecimentos alimentícios, como os restaurantes perto de centros comerciais que enchem na hora do almoço, mas esvaziam no resto do dia.

Semanal: Essa sazonalidade acontece quando há maior movimentação em determinados dias da semana. 

É um exemplo o caso dos bares e baladas nas noites de sexta-feira e sábado.

Mensal: A sazonalidade mensal, como o próprio nome indica, acontece quando há mais vendas durante um período do mês. 

Ela é muito comum no começo do mês, quando as pessoas recebem o salário e gastam mais.

Anual: Há certas épocas do ano que trazem maior interesse de compra, como novembro e dezembro, por causa do Natal e Ano Novo. 

Os novos planejamentos e mudanças que os negócios precisam fazer para começar bem no próximo período, geram mais vendas para empresas de Consultoria, por exemplo. 

Você consegue identificar as mudanças no hábito de consumo dos seus clientes? Elas dirão muito sobre o padrão de vendas a se esperar! Leia mais.

Como mapear a sazonalidade do seu negócio.

Você conseguiu identificar em qual sazonalidade a sua empresa se encaixa? Então, vamos partir para o mapeamento.

É importante ter um Sistema de Relacionamento com o Cliente (CRM) para gerenciar e registrar a demanda. Assim, você irá identificar os picos e quedas, utilizando essas informações para o seu planejamento comercial.

1. A sua equipe deve analisar, em um período de 3 a 5 anos passados:
2. A demanda e a quantidade de vendas realizadas;
3. O desempenho coletivo e individual da equipe;
4. Os dados de vendas dos concorrentes e dos parceiros;
6. Os investimentos feitos para as vendas e as campanhas;
7. Os investimentos feitos para contratações, capacitações e otimização das vendas;
8. A economia e política do país e, como isso pode ter influenciado nas vendas daquele ano;

Conseguimos solucionar as suas dúvidas?

A aplicação dessa estratégia é essencial, e, através de profissionais qualificados, a sua marca pode mapear completamente as sazonalidades e se preparar bem para 2023. 

A Produtiva já participou da construção de diversos planejamentos otimizados para que muitas empresas melhorem os seus fluxos de venda. O resultado sempre foi o mesmo: a mais alta eficiência em cada etapa e maior lucratividade ao final do processo. Fale conosco!

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