• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Como medir e acompanhar metas e indicadores?

Como você observa se os seus processos irão ou não cumprir as metas estabelecidas? Para que haja um bom gerenciamento e otimização dos fluxos empresariais, é necessário acompanhar indicadores e monitorar o desempenho dos processos.

Mas você sabe como trabalhar com essas duas ferramentas tão importantes para as corporações? Como definir metas e indicadores sem achismos? Siga a leitura e entenda!

Como definir metas e indicadores?

Para iniciar, é interessante saber como definir metas e indicadores. 

A definição de metas e indicadores é primordial para um planejamento estratégico. Mas como construir objetivos de fato eficazes, que incentivem o crescimento da organização?

A nossa dica principal é que as suas metas sejam S.M.A.R.T. Elas são as melhores para nortear a sua organização. São específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseadas em um tempo definido.

Qualquer meta deve ser baseada em um estudo bastante aprofundado, tanto do mercado, quanto da sua empresa. Observe como está o processo atual, como ele pode melhorar, quais são os desafios e oportunidades para a empresa.

Se quiser saber em detalhes como definir metas S.M.A.R.T., nós temos um post com um passo a passo sobre o tema. Confira aqui.

Como acompanhar metas?

Sabendo como criar as metas e indicadores, passamos a falar sobre como medi-los e acompanhá-los. 

Acompanhar as metas é essencial para que os colaboradores saibam se os resultados estão sendo alcançados, se a empresa está de fato crescendo. Para esse tópico, é recomendado que você se aproveite ao máximo da tecnologia… Conte com softwares, planilhas e tudo o que impossibilite que falhas humanas prejudiquem a avaliação. 

Também não esqueça de analisar se os prazos estipulados para o cumprimento das metas estão sendo cumpridos. Esse acompanhamento deve ser periódico e, caso os prazos pareçam apertados demais, talvez seja melhor repensá-los. Metas irrealistas acabam desmotivando a equipe. 

Assim, é necessário sempre renovar o plano de ação e a tomada de decisões para repensar em uma forma de cumprir as datas previstas ou criar novas estratégias para crescer mais. 

Mesmo assim, caso as metas não sejam cumpridas no prazo estipulado, recomendamos algumas maneiras de identificar o que está causando o problema. Exemplos:

  • Diagrama de Ishikawa
  • Análise de Pareto
  • Técnica dos 5 porquês

E muitas outras ferramentas. O interessante é que você escolha a que melhor se aplica ao seu modelo de negócio.

Como medir indicadores?

O acompanhamento constante dos indicadores é um fator determinante para o sucesso da estratégia empresarial. Os indicadores irão apontar para dados importantes sobre a corporação, como a satisfação do cliente, o lucro, a eficiência dos processos e mais. São informações essenciais para que a empresa funcione em alto desempenho. 

Para medir indicadores, é necessário:

  • Fazer comparações entre números anteriores, os atuais e os desejados;
  • Realizar pesquisas, pois indicadores devem ser baseados em estudos e muita pesquisa. Quando se trata da satisfação do cliente, a pesquisa deve ser constante;
  • Investir em planilhas de acompanhamento e outras tecnologias;
  • Demonstrar os dados com o auxílio de gráficos;

O desenvolvimento desses métodos, quando realizados através de um profissional capacitado, muito provavelmente irá proporcionar maior sucesso nas atividades da empresa.

O time de experts da Produtiva está com você nessa jornada! Com base em muita pesquisa, teremos prazer em aplicar diferentes ferramentas de acompanhamento de metas e indicadores. Iremos te ajudar a construir as estratégias ideais para melhorar os resultados, passo a passo em direção ao sucesso. Fale conosco!

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]