O modelo de negócios é essencial para entregar valor a um empreendimento. Mas, para empresas inovadoras, é difícil adaptar o modelo de negócio existente em um modelo já conhecido no mercado.
Por isso, você deve entender o que é um modelo de negócios e partir para o processo de criação e validação do seu. Se dúvidas surgirem, basta conferir esse post que preparamos!
O modelo de negócios é um documento que descreve os elementos do negócio, qual a sua estrutura, funcionamento, qual seu valor agregado, orçamento, formas de processo, hierarquia e mais.
Por ser um registro tão acurado do funcionamento da empresa, facilita o processo decisório da gestão, e precisa ser validado para documentar a forma do seu negócio.
Só o modelo de negócios irá garantir que a estrutura do seu negócio esteja alinhada à proposta de valor definida. Confira a seguir como alcançar esse resultado.
Quer entender mais sobre a importância dessa ferramenta? Confira o nosso artigo.
Confira agora os passos para validar o seu modelo de negócios:
A pesquisa de mercado ajuda você a observar e expor a forma com a qual o seu modelo de negócios se comporta. Trata-se da observação dos concorrentes que utilizam o mesmo modelo ou parecido, para encontrar informações úteis para você.
Você entenderá quem são os clientes, quais regiões importam, questões financeiras, assuntos de gestão, Marketing e mais.
O seu público é peça fundamental para o modelo de negócio funcionar. Afinal, o seu cliente é o centro do seu negócio, então o “quem é ele” deve ser definido desde o início. A proposta de valor será desenvolvida conforme esse nicho.
Depois de definir quem são seus clientes, é hora de conhecê-los muito bem. Entenda quais são as dores, necessidades e o comportamento de compra do seu público.
Construa a sua persona, ou seja, público-alvo personificado e mais específico. Registre essas informações – depois, você poderá utilizá-las para desenvolver estratégias para alcançá-los.
Para otimizar o seu modelo de negócio, você deve testar todas as informações que coletou e verificar se de fato funcionam quando implementadas. Teste questões de precificação, otimização do produto e jornada de compra do cliente.
Utilize o Business Model Canvas para adequar o formato do seu negócio e os dados encontrados.
Monitore os resultados. Avalie se os clientes estão felizes e satisfeitos com o seu produto e otimize-o de acordo com o que eles precisam. Se funcional, o seu processo deve ser padronizado. Quer saber como? A resposta está aqui.
O modelo de negócios é necessário para analisar o potencial que a sua empresa tem no mercado. Por isso, cada passo é fundamental. Se tiver qualquer dúvida, basta falar conosco, estamos sempre disponíveis para te ajudar. Entre em contato com um dos nossos consultores!