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Como criar uma estratégia comercial com gamificação?

A Gamificação é uma grande tendência do mercado atual. Quando aplicada a um negócio, a gamificação irá tornar as suas vendas mais interativas, os seus treinamentos mais inteligentes, alinhando metas com a prática diária da sua corporação.

Quer saber como isso é possível? Siga a leitura e entenda como criar uma estratégia comercial aliada à gamificação.

O que é gamificação e como funciona ao aplicar nas vendas?

Afinal, o que é a gamificação nas vendas?

A gamificação, como o próprio nome já aparenta, é o uso de características de jogos em situações reais. O objetivo pode ser variado, mas, em suma, esse uso irá motivar profissionais.

O fato é que os mecanismos do design de jogos gera mais engajamento dos usuários, então por qual motivo não aproveitar essas mesmas técnicas para as vendas da sua empresa?

A gamificação pode ser aplicada em treinamentos, atividades corporativas, missões dadas à equipe no intuito de atingir metas… Ela traz elementos como pontuações, dinâmicas interativas e variados tipos de modelos semelhantes às estratégias de jogos para engajar colaboradores a otimizar o seu trabalho.

Benefícios e elementos principais da gamificação nas vendas

Entenda agora os elementos e os benefícios que a gamificação possui para auxiliar na sua estratégia de vendas:

Feedback em tempo real: A equipe deve ser atualizada em tempo real sobre seu progresso, mas também cara a cara através do gestor da equipe.  O intuito é aumentar a comunicação entre equipe e fazer com que mesmo os resultados ruins possam ser encarados de forma positiva, como forma de melhorar.

Faz parte dessa relação uma cultura organizacional humana e participativa. Entenda aqui como criar esse cenário na sua empresa!

Missões: A gamificação traz as missões, metas que a equipe deve concluir, úteis para a empresa e para os próprios colaboradores, como por exemplo: “vender 10 unidades do produto X até o fim do mês”. 

As missões encorajam o envolvimento com o produto da empresa e, assim, ajudam a melhorar o conhecimento, a intuição e a capacidade argumentativa do vendedor sobre o que vende, estimulando a competição saudável na equipe. 

Pontos: O sistema de pontuação, uma técnica muito comum em jogos, serve para motivar mais os colaboradores ao verificar o seu ranking. O intuito é alimentar o espírito competitivo, o engajamento, a motivação, o espírito de liderança e mais.

Leaderboard ou Ranking: Um ranking digital permite aos vendedores checar a sua pontuação e visualizar os resultados da equipe.

Recompensa: É recomendado dar aos colaboradores prêmios, recompensas, bonificações, feedbacks positivos… Não precisam ser necessariamente valores em dinheiro, pode ser um dia de folga, um jantar pago pela empresa, todo tipo de bônus que signifique algo bom para o colaborador que cumpriu as metas da empresa.

A gamificação amplia a competição entre os vendedores, reduz o estresse do gestor em alcançar metas, auxilia na construção do feedback para os colaboradores, traz reconhecimento para quem trabalha bem.

Quer entender melhor os benefícios da gamificação? Entenda aqui como esse método pode aumentar a produtividade da sua empresa.

Entenda como aplicar a estratégia de gamificação na sua empresa

Antes de implementar a gamificação, você deve realizar um estudo sobre o seu próprio negócio e entender onde ela pode ser aplicada. Agora vamos aos passos para usar a gamificação na sua estratégia comercial:

1.Utilize uma tecnologia compatível com o seu objetivo 

É essencial ter um sistema de automação de vendas para evitar que erros humanos prejudiquem a sua estratégia. Um software de gerenciamento do relacionamento com o cliente, ou CRM, é essencial para aplicar a gamificação com assertividade.

Com o sistema certo, você saberá o que está ocorrendo com os clientes, quem eles são, como anda as taxas de compra, e muitos outros dados essenciais para aplicar a gamificação.

2.Definir o público e o objetivo específico para a gamificação

Nessa hora, você deve escolher bem, tanto entre a equipe como entre os clientes. Quando aplicar a gamificação, definir as metas e as estratégias entre alguns colaboradores, deve tentar atingir os consumidores certos. 

É importante sua equipe entender que a venda ainda é o objetivo principal, e que eles serão recompensados por atingir as metas. 

3. Definir como as premiações e ganhadores

A premiação é essencial para o engajamento da equipe, e, como falamos antes, não é apenas a comissão das vendas, mas feedbacks positivos e outras bonificações que devem ser estabelecidas. Pode ser uma premiação por time, por pessoa, para toda a equipe e mais.

Você sabia que grandes multinacionais como a Vivo, o Santander e a Starbucks utilizam a gamificação? Essa é uma solução essencial para o crescimento do seu negócio, além de ser uma forma de trabalhar todas as dimensões da venda e tornar mais possível um ótimo resultado final.

Por isso, nada melhor do que ter profissionais que podem te auxiliar nessa etapa. Conheça já os serviços da Produtiva que podem te ajudar a implementar a gamificação de forma estratégica e alavancar as suas vendas. Conosco, a sua empresa voará alto! 

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