Uma das maiores dificuldades das marcas é conseguir engajar o público em suas redes sociais. De fato, engajamento significa que o seu trabalho está dando bons resultados, e a sua marca está construindo um relacionamento com os clientes – o que irá gerar lucros.
Para estimular os clientes com as suas publicações, é preciso atraí-los primeiramente a partir de bons criativos. Eles são a primeira impressão que o público tem, então iremos te ajudar a criar uma boa estratégia nessa área. Boa leitura!
O engajamento é o “nível de lealdade” do público em relação aos seus conteúdos disponibilizados nas redes sociais. Por nível de lealdade, nos referimos a comentários, visualizações, curtidas, compartilhamentos, salvar a publicação, envio de mensagens, respostas de stories, a frequência dessas interações e vários outros indicadores reunidos…
Ou seja, ao contrário do que se costuma pensar, não se trata apenas do número de seguidores. Muitas páginas possuem um grande número de seguidores, mas eles simplesmente não se envolvem ou interagem com os posts, o que significa baixo engajamento.
Então, há duas formas de analisar qual o engajamento do seu público com os criativos que são postados pela sua marca: a taxa pública e a taxa real.
As taxas públicas não levam em consideração o alcance do post, ele é calculado com base no número de seguidores, o que faz com que o resultado não indique um engajamento real.
A taxa real leva em consideração o alcance do post. Então, o cálculo é o número de interações dividido pelo alcance, e não pelo número de seguidores.
Você sabe a diferença entre público-alvo e persona? É importante entender esses conceitos para construir posts personalizados que irão encantar e fidelizar. Saiba mais aqui.
Você mediu o seu engajamento e quer saber o que fazer para que ele seja criativo? Vamos às dicas práticas:
Responda aos comentários, directs, críticas e interações em geral dos seguidores de forma rápida, empática e eficaz.
Quando bem utilizadas, as hashtags alavancam a sua publicação, fazendo com que ela alcance pessoas que não seguem a sua página. Seja específico nas tags, e estude bem para saber quais usar.
Ter um roteiro de postagens é essencial para que as publicações sejam feitas de forma estratégica. A maior frequência das publicações traz maior engajamento, as postagens serão feitas baseadas em uma estrutura, utilizando artifícios como o storytelling (contar uma narrativa aos clientes).
É interessante saber qual é o horário em que o seu cliente está nas redes sociais, assim você o impactará diretamente. Assim, recomendamos que analise como a sua audiência se comporta, quais são os picos de visualizações das suas redes sociais. Depois, é só agendar os posts para os melhores dias e horários.
Você conhece o Marketing 5.0? Ele com certeza irá te ajudar a lidar melhor com o uso do meio digital de forma personalizada para se conectar com o cliente. Saiba mais!
Cada anúncio ou post é uma oportunidade de se conectar com o seu público, marcar o usuário com o seu discurso, deixar registrado o seu produto na mente do consumidor. Por isso, o criativo é um fator importantíssimo, essencial para o sucesso da sua campanha.
Para que o seu criativo tenha um bom engajamento, aqui vão boas recomendações:
Um elemento essencial para atrair os usuários é utilizar CTAs, ou seja, chamadas para a ação. Ao finalizar a legenda do seu post e até diretamente escrito no criativo, uma chamada como essa é uma estratégia para servir de gatilho para que o usuário aja, clique, comente, aproveite o benefício, etc.
Aproveite os diversos formatos que as redes sociais têm para oferecer, faça lives, concursos no instagram, crie filtros, abuse dos stories, reels, vídeos de TikTok e toda a versatilidade dos smartphones.
Quando o seguidor vê a sua marca como autoridade no tema em questão, ele confia mais na sua empresa, se conecta com os conteúdos postados, vai até você para tirar dúvidas e provavelmente também acabará por ficar fidelizado ao seu serviço. Por isso, recomendamos que passe sempre informações com credibilidade, e que sejam úteis aos usuários.
O público busca um conteúdo online que proporcione aprendizado, que seja engraçado, interessante e criativo. Os seus posts devem ter todas essas qualidades, e irão certamente fidelizar os clientes.
O Marketing pede uma constante adaptação para que os usuários continuem engajados. Por isso, conte com ajuda especializada para te ajudar a planejar e se destacar digitalmente. A nossa equipe capacitada pensa em cada detalhe por você. Fale conosco!