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Como tirar o melhor das equipes na sua empresa?

De acordo com pesquisa da consultoria Right Management, colaboradores motivados são 50% mais produtivos. A pesquisa, feita em 15 países, demonstrou que, se você quer tirar a maior eficiência dos colaboradores na sua empresa, a palavra-chave é a motivação.

Esse conceito é um verdadeiro combustível para que o melhor trabalho seja realizado. Para isso, a empresa precisa realizar atividades que engajem! Continue a leitura para entender mais sobre dinâmicas de grupo úteis para lideranças.

O que é a dinâmica de grupo?

As dinâmicas de grupo são uma temática comum para empresas no geral e principalmente as equipes de RH. A metodologia pode ser resumida em atividades aplicadas pela gestão para fazer com que os funcionários interajam, engajem e, por consequência, tenham um desempenho melhorado. 

Essas dinâmicas devem ser construídas especialmente para atrair a atenção dos participantes e os ajudar a explorar habilidades. Por meio de brincadeiras, jogos, atividades, do lúdico e das interações sociais, é possível motivar a equipe. Dessa forma, as dinâmicas viram ferramentas de gestão de pessoas – um método importante para a sua estratégia.

Por que e quando é necessário realizá-la?

As dinâmicas em grupo podem ser realizadas em diversos momentos e com diferentes finalidades: para contratação de funcionários, um treinamento interno, um momento de descontração, a promoção do engajamento da equipe em um projeto e mais.

Uma pesquisa da The Academy of Management Journal demonstrou que a interação social entre equipe age diretamente na motivação. Um bom exemplo é quando um colega se demite ou é demitido: a sua falta afeta o time, e inclusive pode influenciar na demissão de outros. 


Nesse momento, investir em dinâmicas que façam com que a equipe se una é uma solução potente para melhorar resultados e aliviar o clima. Trata-se de uma gestão mais humanizada, que entende a importância de um ambiente de trabalho saudável. Além disso, outros objetivos como treinamentos e capacitações serão concluídos de forma descontraída e mais eficiente.

Aumentar a produtividade é um objetivo que deve ser cumprido através de muita estratégia e do correto uso de ferramentas empresariais! Conheça quatro delas aqui.

5 dinâmicas para utilizar em sua empresa

Conheça agora cinco dinâmicas para serem utilizadas e como aplicá-las na sua empresa:

  • Troca de segredos

Talvez esse título tenha causado curiosidade, mas essa atividade é simples. Os seus colaboradores devem ter papel e caneta, e devem escrever algum problema que tenham com outro colega, mas que não possuem coragem para falar diretamente. Eles precisam escrever de forma que não fique claro quem são, e em seguida dobrar o papel.

O líder deve fazer um sorteio, e em seguida pedir para um participante pegar um papel. O conteúdo deve ser lido em voz alta, mas com empatia, como se o leitor tivesse sido o autor. Quem ler deve propor uma solução para o caso.

Assim, a dinâmica gera empatia, interação, comunicação e melhora no relacionamento entre o time. Nenhum debate ou questionamento deve ser permitido, para que a lição seja absorvida. Depois, podem conversar sobre as dificuldades encontradas, os casos falados e as reflexões tiradas.

  • Campo minado

Reserve uma sala para essa atividade. Deve ser construído um caminho com obstáculos, formado por móveis como as mesas e cadeiras do próprio lugar. Essa dinâmica deve ser feita em duplas. 


Designe um participante em cada dupla para liderar, enquanto o outro será vendado, devendo percorrer o trajeto com a orientação do parceiro. A dupla que for mais rápida e assertiva será a vencedora.

Essa dinâmica gera um bom momento entre colaboradores, pois resulta em risadas, além do principal: construir confiança entre os colegas.

  • Desafios

Essa atividade envolve uma caixa fechada. Nela, deve ser falado que há vários papéis com desafios. A caixa será passada de mão em mão enquanto uma música toca, assim que a canção parar, o colaborador que tiver a caixa em mãos deve dizer se aceita ser desafiado ou não. 

A caixa deve passar até que alguém aceite, mesmo sem saber qual é o desafio. Quando finalmente algum colaborador aceitar, descobrirá que dentro da caixa não há desafios, mas sim um chocolate.

Essa dinâmica busca modificar a mentalidade que há sobre novos desafios, incentivando a proatividade e a busca pelo novo, desenvolvendo uma postura mais segura na equipe.

  • Entrosamento de equipe

Essa é uma ótima dinâmica “quebra gelo”, para enturmar novatos ou promover interação na equipe ou entre departamentos. Cada colaborador deve se apresentar, adicionando alguma curiosidade interessante sobre si mesmo. O líder pode estabelecer perguntas às quais todos devem responder, como sonhos, cor favorita, um fato engraçado, um hobbie… 

O importante para essa dinâmica é deixar o ambiente com um clima agradável, mais descontraído. 

  • Ilha do tesouro

Para essa atividade, use uma caixa de chocolate e jornais. A dinâmica deve ser feita em duplas. Pegue o jornal, e coloque a caixa de bombom por cima, reservados em um ponto bem pensado da sala. No outro ponto do local, coloque os outros jornais. A ideia é que esses jornais alcancem o outro lado da sala, onde a caixa de bombom representa o tesouro.

Cada dupla deve ficar em cima de uma folha do jornal e usá-la para chegar até a caixa de bombons. Não deve-se rasgá-la ou pisar fora dela, mas sim se movimentar através dos jornais. 

Essa atividade é um grande desafio, e requer estratégias. A dupla deve trabalhar unida e de forma planejada para ganhar.

Gostou das nossas dicas? Então conheça a Metodologia Scrum, ela com certeza também vai te ajudar a melhorar a produtividade da equipe. 

A Produtiva tem todas essas importantes informações e muito mais para você! A nossa consultoria especializada vai te guiar em cada passo em direção ao sucesso. Fale conosco!

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