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Passo a Passo para implementar um programa de inovação

A inovação é essencial para que a empresa tenha força competitiva no mercado. Os setores estão cada vez mais diversificados e atualizados, e a marca que não se diferencia facilmente fica para trás.

Então, quando se busca melhores resultados para o negócio, uma estratégia não pode faltar: a sistematização da inovação. Ela deve ser rotina, fazer parte da sua cultura organizacional, ser de fato estimulada e construída.

Para que ocorra essa sistematização, comece formulando e implementando um programa de inovação. Saiba mais!

O que é e qual importância de um programa de inovação

Sim, sistematizar a inovação é possível e necessário.

Muitos acham que inovar deve ser natural, vir do nada, como um insight criativo, e normalmente caro para implementar. Mas isso é um mito. Todo gestor já foi pressionado pela competitividade do mercado, e não pode deixar a inovação de lado se quer ter resultados positivos.

O ideal é naturalizar a inovação como parte da cultura organizacional da sua empresa, e uma excelente ferramenta para fazer isso é um programa de inovação.

Trata-se de um planejamento que, ao ser implementado, irá garantir que a inovação seja contínua, parte da rotina da empresa. A partir dele, são montadas estratégias dentro do escopo do negócio para inovar em seus serviços e produtos. As estratégias incluem capacitação dos colaboradores, conexões com startups ou parcerias interessantes, metas de inovação e mais.

 

Passo a passo para implementá-lo na empresa

 

Agora vamos ao passo a passo para implementar o seu programa de inovação na rotina da empresa. Confira:


  • Conhecer as principais etapas do funil de inovação

 

A inovação sistematizada que será implementada no seu programa segue alguns passos:

 

Alinhamento: nessa primeira fase, a empresa analisa as suas estratégias e passa a identificar onde e como a inovação deve ser incluída.

 

Ideação: com base nas estratégias, os colaboradores serão reunidos para o conhecido “brainstorm” ou “tempestade de ideias” que solucionem o que pede o planejamento estratégico. Essas reuniões para estimular a criatividade devem se tornar mais frequentes.

 

Conceituação: as ideias serão avaliadas e otimizadas.

 

Ao final, a equipe irá definir se as ideias devem ser postas em prática. E, posteriormente, devem implementar as ideias aprovadas.


  • Envolver as pessoas

 

O processo de inovação deve envolver múltiplas pessoas com histórias, gostos, visões e técnicas distintas. A diversidade é muito importante para a inovação, pois ideias iguais não são tão construtivas como pontos de vista diferentes. Além disso, profissionais com habilidades diferenciadas também se completam.

 

Ao criar o seu Comitê de Inovação, ou seja, a equipe responsável por esse âmbito, ele deve ser diverso – em formações, experiências, vivências e departamentos. As ideias devem ser construídas sempre em coletivo, e todos os colaboradores devem estar conscientes do programa de inovação.


  • Investir na capacitação dos funcionários

Os seus colaboradores devem estar preparados para as novas tendências tecnológicas, as mudanças na empresa, as adaptações propostas pela inovação e todas as atualizações do mercado. Para isso, eles precisam estar bem capacitados. Investir em treinamentos é essencial para que a empresa de fato consiga acompanhar o que pede o programa de inovação.

Não esqueça de implementar treinamentos também inovadores. Para isso, utilize ferramentas como a gamificação, ótima para otimizar os seus resultados, desafiadora e que mantém a atenção. Nada de capacitações cansativas, que dispersam os colaboradores. Invista em momentos de fato produtivos! Quer entender o que é esse conceito? Saiba mais.

 

  • Descentralizar o processo de aprovação de ideias

Se a inovação deve fazer parte da cultura organizacional da empresa, então ela não pode estar centralizada, nem mesmo apenas no Comitê de Inovação. Ele não deve ser o filtro para todas as ideias, pois isso fará com que não consiga dar conta de tantas avaliações. Os próprios líderes dos departamentos já devem conseguir fazer essa avaliação e implementar essas ideias, normalmente sem grandes investimentos.

É essencial se manter atualizado para conseguir gerar inovação. Então, saiba aqui quais foram as tendências que já são necessárias na sua empresa!

 

  • Possuir um orçamento adequado para ações inovadoras na empresa

A inovação não precisa ser cara, mas claro que precisará de um esforço financeiro e prático. Então, o seu programa precisa contar com um orçamento bastante estratégico, sendo o ideal conseguir patrocinadores e reorganizar o setor financeiro no intento de estabelecer a inovação como uma das prioridades.


  • Investir em um programa de reconhecimento aos colaboradores 

O engajamento do seu time é fundamental para que a empresa tenha bons resultados e para que o ambiente de trabalho seja saudável. Então, faça um programa de reconhecimento, com bônus, brindes, ofertas, dias de folga e todos benefícios que queira incluir. Isso estimula os colaboradores a dar o melhor.

 

É claro, sempre inclua um plano de carreira na sua empresa. Ou seja, um planejamento claro de como subir de cargo, para quais cargos, com quais salários e etc.

Lembre-se que inovar não é mais um plus, mas sim uma necessidade. Então, conte com a Produtiva para te auxiliar a inserir estratégias qualificadas no seu programa de inovação. Fale conosco!

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