O modelo de negócio define toda a estrutura e forma de funcionamento da sua empresa. Diante de tanta responsabilidade, todo gestor se pergunta: como escolher o modelo ideal?
Para te ajudar na jornada até essa importante decisão, vamos te mostrar um passo a passo muito eficiente. Boa leitura!
Primeiro, não se preocupe, as dúvidas sobre modelos de negócio são muito comuns. São comuns até mesmo para os empreendimentos já formados, pois novos modelos sempre surgem e os gestores podem duvidar do modelo que escolheram.
Isso porque o modelo de negócio deve ser decidido antes da abertura de uma empresa, pois é a partir dele que se define qual será o segmento do empreendimento, alguns objetivos e metas condizentes com a sua estrutura, o que a sua atividade proporciona ao público, e até mesmo como as suas estratégias devem ser.
Desde que existem empresas, existem os seus modelos, a forma com a qual oferecem os seus produtos. É como evidencia o livro Business Model Generation, do suíço Alex Osterwalder, especialista no assunto. Ele foi o criador do famoso Business Model Canvas, usado para resumir negócios ao redor do mundo. A parte boa para os que se arrependeram do modelo escolhido é que, a depender dele, ele pode ser remodelado.
Para entender com mais detalhes essa definição, confira o nosso artigo sobre a importância de um modelo de negócios.
O modelo de negócio serve para aprimorar as opções do consumidor em relação ao que está disponível no mercado. Por isso, ele deve ser sempre inovador, embora não necessariamente precise ser um novo modelo. Conheça alguns:
Para saber mais, conheça os mais novos modelos de negócio.
A sua descrição deve ser visualizável, trazendo perspectiva para o que deve ser resolvido a partir de sua existência como solução. Todo empreendedor deve fazer uma avaliação das forças e fraquezas do modelo escolhido, incluindo um estudo da viabilidade financeira.
Por ser uma ferramenta visual, serve para dar base a reuniões, para a angariação de dados sobre a empresa, a formulações de estratégias, planejamentos, criação de projetos e mais.
Se quer saber mais sobre como a prática do modelo de negócios pode fazer grande diferença para a sua empresa, leia o nosso artigo sobre como modelos de negócio influenciam o futuro.
Sabendo todos esses benefícios, vamos para a prática. Entenda o passo a passo para escolher o melhor modelo para a sua empresa:
Faça um estudo sobre o mercado no qual você irá atuar e avalie os modelos de negócio presentes nele. Faça um estudo também sobre o seu público-alvo, os produtos e serviços presentes no segmento e como:
O business model objetiva transformar cada parte do seu negócio em inovação, eficiência e lucro. E, claro, o gerenciamento é muito importante para isso, pois ele pode de fato estragar a implementação do melhor modelo.
As formas de gestão são muito diferentes a depender do modelo: franquias tem parte da gestão determinada pela franqueadora, enquanto o negócio próprio tem gestão única, por exemplo. Então, entenda qual é o melhor formato de gestão para o seu caso.
Esses objetivos precisam ter base nas análises feitas, em projeções econômicas e na própria realidade do seu negócio. Analise possíveis sazonalidades com base no setor, e observe se há muitas oportunidades e se o cenário é positivo.
Os objetivos devem ser determinados de acordo com a realidade, e são eles que nortearão o seu negócio. Por isso, depois de estabelecido o modelo, será necessário formular as estratégias dentro daquela estrutura para atingir as metas.
Por fim, entenda qual é o modo de produção mais eficaz para o seu negócio. O modo deve ser o de menores custos e mais eficiência para o produto/serviço que você quer proporcionar ao cliente, e deve combinar também com o seu investimento, a estrutura que você reúne e a mão de obra que quer manter. Talvez seja interessante terceirizar uma parte para facilitar a gestão e evitar prejuízos.
Obtendo esses dados, é possível traçar uma estratégia de estruturação de negócio que se assemelhe a algum modelo específico, ou ainda a um modelo que não havia sido criado.
A gestão da empresa necessita formular um bom planejamento para a inserção desse método, visando a aplicação de um modelo de negócio que traga os resultados esperados. Para isso, conte com ajuda especializada.
A Produtiva já participou da realidade de muitas empresas em busca do melhor modelo de negócio que se ajustasse ao cliente. O resultado sempre foi o mesmo: a mais alta eficiência em cada etapa da escolha e da estruturação do modelo. Fale conosco!