Devido às alterações citadas acima, o comportamento do consumidor também mudou e a forma de vender precisou se adequar. Vamos a algumas soluções que se estabeleceram no mercado e que podem ser essenciais para a sua empresa:
Uma das principais tendências que vieram com a pandemia, o trabalho híbrido se instalou por causa da necessidade de permanecer em casa. Mas, sendo uma opção mais eficiente para muitas empresas e querida pelos trabalhadores, permaneceu no mercado.
Segundo relatório da Accenture, 83% dos trabalhadores preferem o trabalho híbrido. Eles possuem mais autonomia e otimizam melhor o seu tempo, o que resulta em mais produtividade. Enquanto isso, os empreendedores também diminuem seus custos para operacionalizar a parte física da empresa.
A automação é uma grande aliada de diversos setores. Foi muito acelerada após a pandemia, já que as tarefas online precisaram ser simplificadas. Para muitos segmentos do mercado, como a indústria, a automação virou uma necessidade e a Inteligência Virtual já está muito bem instalada. Mas, para outros negócios, a automação no mínimo deve estar presente no Marketing e no atendimento aos clientes.
Essa estratégia se trata da integração de diferentes canais de comunicação de uma empresa para que a melhor experiência seja entregue ao cliente. Também necessária atualmente, o omnichannel, na prática, está na habilidade de permitir, por exemplo:
Ou seja, é a capacidade de atender o consumidor onde quer que ele precise.
A sua empresa pode e deve investir no estudo periódico das tendências do mercado, para otimizar o serviço entregue ao cliente e também para reduzir custos. As tecnologias, que facilitam a existência virtual da sua marca, funcionam também para permitir que você atinja grandes públicos gastando menos com isso. Você só tem a ganhar!
Se quiser saber mais sobre as tendências e como se adaptar a elas, conte com a Produtiva! Nós somos especialistas em inovação e estamos sempre atualizados sobre os mais diversos setores.