Você já percebeu o quanto um jogo é capaz de engajar, manter a atenção e a interação entre as pessoas?
No mercado digital, os jogos estão nos smartphones, desktops, notebooks, Ipads, consoles e até no mundo corporativo. Afinal, como unir mais os times e aumentar a produtividade nos processos? A gamificação vai te ajudar nessa jornada.
Siga a leitura para entender como usar essa ferramenta!
A Gamificação é o uso de características de jogos na realidade com diversos objetivos.
A técnica está cada vez mais presente nas empresas. Isto porque ela é muito funcional para desenvolvimento de treinamentos e, além de engajar a equipe, é uma forma lúdica e divertida de melhorar a produtividade.
A baixa produtividade é um dos problemas mais apavorantes para os diferentes negócios, e o mundo corporativo está sempre buscando soluções.
A partir da observação de quantas horas diárias as pessoas gastam em jogos – ao menos 82% dos jovens e adultos jogam videogames no Brasil por 15 a 19 horas semanais -, foi fácil perceber que uma metodologia poderia ser criada com essa técnica.
Ainda ficou em dúvida sobre o conceito da gamificação? Nós falamos mais sobre essa definição aqui.
A estratégia da gamificação propõe que elementos de jogos sejam usados nas atividades do negócio (treinamentos e interações corporativas gerais) para motivar e engajar a equipe. Os colaboradores ficarão mais ativos, entenderão melhor o tema abordado e, em consequência, produzirão mais.
Na prática, as características dos jogos, como recompensas, gratificações, benefícios, desafios, pontuações, e também o ambiente de leveza, é o que permitem um aprendizado mais rápido e autêntico. A gamificação estimula o cumprimento de tarefas para a geração de resultados.
Com a Gamificação, ela deixará também a equipe mais unida, mais harmonizada, com uma comunicação facilitada. Essa técnica pode ser usada também em processos de seleção e na captação de clientes, acredita?
Segue o passo a passo para iniciar esse método no seu ambiente de trabalho:
Comece elaborando uma dinâmica que envolva e engaje os colaboradores. Ela deve ser desafiadora, mas deve também seguir o seu objetivo e potencializar bons resultados. Use um storytelling (conte uma jornada do herói) e, se quiser, divida o time entre equipes para ver quem progride em mais etapas.
A gamificação pode ser aliada a prêmios que são ganhos enquanto o colaborador concorre por pontuação. Use um simples quadro físico ou ainda aposte em indicadores de plataformas digitais para monitorar o desempenho de cada um.
A partir de sistemas de rankings e metas, o colaborador deve ter benefícios a ganhar, o que faz de um jogo entediante um processo mais desejável, humanizado e divertido. A depender do orçamento e da possibilidade da empresa, pode ser um pequeno brinde, como um chaveiro, uma camiseta, ou algo maior, como uma folga, um jantar, um bônus no salário…
O feedback ajuda o colaborador em suas funções, o incentivando a continuar a melhoria ou a buscar mudanças. Oferecer feedbacks e dados concretos retira o funcionário de um terreno cego, pois ele saberá qual caminho seguir.
Para um bom resultado, é importante fornecer um feedback aos jogadores, falando sobre performances, como capacidade de liderança ou de vencer desafios, o que gera ainda mais motivação e sensação de melhoria no jogo. Na rotina de trabalho, a mesma regra deve ser aplicada. Feedbacks ruins e bons devem ser naturais.
Criando um sistema de trabalho leve e dinâmico entre a equipe, você está melhorando todo o cenário da sua empresa, qualificando os funcionários, produzindo mais e implementando uma gestão saudável. Mas, se ainda quer mais dicas para aumentar essa produtividade, confira o que fazer e o que não fazer.
Enquanto isso, a Produtiva está com você. A nossa equipe é especializada nos cenários corporativos e terá prazer em te ajudar a gamificar. Fale conosco!