Quando a crise bate, os líderes ficam preocupados com os resultados, e os colaboradores podem ficar desmotivados.
De fato, uma crise é desmotivadora para todos. Além do clima mundial devido a pandemia pese nos ombros, é natural que o cenário drene o engajamento da equipe. Mas um gestor pode lidar com essa situação? Para entender melhor, siga a leitura!
“Como motivar a equipe em tempos de crise?”: uma pergunta de milhões para muitas empresas. Espantar o pessimismo não é fácil, até porque ele é normal. Equipes ficam desmotivadas em tempos difíceis, assim como todos ficam, até mesmo os consumidores.
No cenário incerto, onde todos se deparam com dificuldades, demissões, fragilidades, períodos de baixa e de medo, a falta de motivação é um grande problema, e até pode fazer desse um ciclo vicioso.
Além do ambiente externo, há muitas ações da própria empresa que podem desestimular o time. Entenda aqui as práticas que diminuem a produtividade da equipe.
Mas ainda restam as perguntas: como isso ocorre? O que fazer para mudar o cenário?
Uma pesquisa da The Academy of Management Journal demonstrou que a interação social diz muito quando o assunto é motivação. Quando um colega se demite ou é demitido, a sua falta afeta a equipe e, mesmo com um ambiente estável na empresa, pode ser um incentivo para que outras pessoas também se demitam.
É claro, muitos outros fatores podem estar envolvidos em um profissional desmotivado:
E outras variáveis, até mesmo as pessoais, ou seja, as que não necessariamente a empresa tem culpa ou pode impedir.
Para te ajudar a conseguir reagir em meio a tantas possibilidades, vamos apresentar seis estratégias pelo Harvard School para manter o engajamento do time:
O cérebro humano não foi criado para viver incertezas, e elas apenas aumentam em meio a crises. Com as mudanças constantes no mercado e às vezes na própria empresa, o cenário é de ameaça, o que gera desmotivação.
Para combater esse sentimento, mostre aos liderados segurança, clareza e estabilidade. Demonstre que você não vai sair da empresa, quais estratégias estão sendo usadas para lidar com a crise e atualize-os de qualquer situação favorável.
Faça reuniões para feedbacks individuais e coletivas, mas de uma forma mútua, onde o colaborador também pode dizer como está se sentindo sobre a empresa ou sobre algum problema que esteja de fato atrapalhando o seu trabalho. Caso seja necessário um feedback coletivo, pergunte à equipe como resolver o problema juntos.
Entenda como implementar boas reuniões corporativas no nosso artigo.
Mais do que nunca, os colaboradores precisam de mais autonomia. Trabalhando digitalmente, eles se autogovernam e não são facilmente fiscalizados. É preciso delimitar funções claras e deixar que o próprio colaborador faça certas escolhas no trabalho.
Quando o colaborador tem autonomia, ele também tem a sensação de que é responsável pelo sucesso da empresa, se sentindo mais inserido e mais motivado.
Para aplicar essa etapa, conte com o método GTD.
Para manter o engajamento, a comunicação deve estar muito boa. Permita que eles questionem prazos, falem opiniões, dúvidas, sugestões, insights… Abra um ambiente de criatividade e conversa.
Trata-se de uma cultura organizacional humana e participativa. Entenda como criar a sua.
Evite que os profissionais se sintam sobrecarregados, que os seus potenciais estejam mal aproveitados ou que estejam alocados em responsabilidades que são indevidas.
Promova a harmonia e a interação entre equipe, para que se ajudem e se motivem. Certifique-se de reservar tempo para eventos para o time, como comemoração de aniversários, happy hour, e etc.
Quando os colegas de time saem da empresa, o profissional deve ter a possibilidade de solidificar outra base na equipe. O isolamento apenas aumenta sensações ruins como desmotivação.
Se o gestor se preocupa com o time, só tem a ganhar. A produtividade aumenta enquanto o ambiente de trabalho fica mais saudável e criativo. Se quer ajuda para gerir a sua equipe, conte com a Produtiva. Nós construímos o planejamento estratégico ideal para o seu negócio. Entre em contato com a gente!