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Mudança de hábito de consumo: saiba como analisá-las

Os impactos da pandemia ficaram mais e mais claros com o tempo. No setor comercial não foi diferente, afinal, com todos em casa, obviamente o modo de compra tinha que mudar.

E muitas dessas transições permaneceram pós pandemia, mesmo que não na totalidade. Para saber lidar com essas mudanças, siga a leitura e aprenda a analisá-las.

Entenda as mudanças de hábitos dos consumidores

Um dos principais impactos para essa mudança nos hábitos dos consumidores, foi por causa dos dois anos de lockdown que trouxeram novas formas de comprar sem precisar sair de casa.  

Mas os empreendedores podem se perguntar: esses hábitos vieram para ficar?

É preciso lembrar que a pandemia não exatamente mudou o que existia no setor comercial, apenas acelerou mudanças que já estavam caminhando. As compras via e-commerce e o delivery, por exemplo, já estavam há alguns anos no mercado e apenas cresceram.  

Hoje, de acordo com estudos disponíveis no Google Academy, 51% das pessoas que aderiram ao e-commerce de alimentos querem continuar com esse hábito mesmo após a volta à normalidade. É fácil pensar que muitas dessas mudanças vieram para ficar.

Quais as principais mudanças?

Você já deve saber de algumas, mas vamos aprofundar:

  • Compras compartilhados

Carrinhos e listas de compras que podem ser compartilhadas entre várias pessoas estão cada vez mais comuns.

  • Reflexões sobre o consumismo

A crise fez com que os clientes repensassem o consumismo. Houve uma melhoria na consciência sobre sustentabilidade, meio ambiente, minimalismo, a satisfação com os bens de consumo atuais e etc.

  • Mudanças na logística de compras 

Por causa dos novos hábitos de compra, as lojas tiveram que adotar novas logísticas, como toda a adaptação para o Delivery, as melhorias do e-commerce, o suporte para o cliente online e mais. É claro, as lojas físicas não morreram, apenas viraram complementares.

Como os vieses cognitivos influenciam a decisão de compra

Há vários vieses cognitivos que influenciam a decisão e o comportamento do consumidor. Vamos te apresentar como implementar essa prática:

Análises Heurísticas: 

Por causa dos hábitos digitais, em que os consumidores rolam a página com velocidade para ver sempre novas informações, descrições curtas sobre os objetos vendidos são ideais. Use especificações-chave dos produtos para simplificar a compra.

Aproveite e meça o engajamento dos clientes com os seus posts! Saiba como aqui.

O poder do agora: 

Por causa do mundo acelerado da internet, a sua empresa precisa ser rápida no atendimento, ou o consumidor pode perder o interesse. Garanta uma jornada de compra qualificada para o digital para que o cliente permaneça com a sua marca.

Confirmação social: 

Recomendações, feedbacks e avaliações de outros clientes são checados pelos possíveis consumidores. Na internet, o boca a boca é ainda mais importante, pois um comentário ruim pode chegar a muitas pessoas rapidamente.

Viés de escassez: 

Se o cliente acha que há pouca disponibilidade de um produto, ele se torna mais desejável. 

Viés de autoridade: 

A sua empresa precisa contar com vozes de autoridade para que o cliente confie nos seus produtos. Conte com especialistas nessa fase.

O poder do gratuito: 

Um presente gratuito, meses de gratuitidade, um brinde ou descontos em geral são muito atrativos.

É claro, não há como esquecer do necessário: manter o melhor atendimento para aumentar as vendas. Nós também podemos te ajudar nessa jornada, clique aqui para saber como.

Esses vieses pertencem ao marketing há anos. Mas, com as compras digitais, não há como abrir mão deles. Quer saber mais sobre como lidar com as grandes mudanças no comportamento do consumidor? Conte com a Produtiva para repaginar a sua logística, o Marketing e as vendas. Fale conosco!

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