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Saiba a diferença entre KPI e OKR

OKRs e KPIs são siglas cada vez mais frequentes no mundo corporativo. No mercado que se baseia em dados, esses indicadores são grandes guias para a construção do planejamento e das estratégias das empresas.

Mas, para usar muito bem as duas técnicas e aproveitar de todos os benefícios que elas vão entregar para a sua marca, você precisa entender bem as diferenças entre elas. É só seguir com a leitura!

A diferença principal entre KPI E OKR

Embora sejam muito confundidos, os KPIs e OKRs são diferentes, se complementam muito bem em suas particularidades e são vantajosos quando usados como aliados. 


KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, são indicadores de desempenho importantes para determinar o sucesso da sua empresa. Já OKR é a sigla para Objectives and Key Results (em tradução livre: Objetivos e resultados-chave), que significa, como o próprio nome informa, os objetivos e os resultados-chave para o alcance deles.

São dois conceitos aparentemente simples, mas que podem gerar dúvidas na prática. Mesmo com as dúvidas, eles são muito úteis e vão servir para melhorar muito os resultados da sua empresa, então segue a leitura para implementar essas duas siglas com toda a eficiência e sem mais questões!

O que é KPI?

Os Key Performance Indicators (KPIs) são os indicadores que vão dizer se a sua empresa está indo bem nas estratégias, o que precisa ser melhorado, quais são os pontos fortes ou fracos e mais. Esses números guiam a gestão, e são os indicadores mais importantes da empresa, como por exemplo:

  • Como andam as Vendas;
  • Quanto é o Customer Lifetime Value;
  • A quanto está a Taxa de Conversão;
  • Qual é o Ticket Médio;
  • Qual é a avaliação do Suporte;
  • Qual é a Taxa de Reclamações;
  • Qual é o Tempo Médio de Resposta;
  • Os Indicadores do Marketing;
  • Como anda o Tráfego no site;
  • Quantas são as Vendas Finalizadas;
  • Medida de Engajamento nas Redes Sociais.

Existem muitos tipos de KPIs, e não há regra de quais são os mais adequados de forma permanente, pois diferentes empresas terão diferentes indicadores. Tudo depende de quais números são importantes para cada estratégia, processo, planejamento e mais. 

Cada setor pode ter um indicador preferido, ou até os indicadores podem mudar de acordo com o tempo. Por isso, a sua equipe deve, em conjunto com a liderança, definir os KPIs, permanecer monitorando e corrigindo o que deve até atingi-los. 

Quer encontrar KPIs para medir o engajamento dos seus clientes? Nós te contamos como aqui!

O que é OKR?

Já OKR, a sigla para Objectives and Key Results, refere-se aos objetivos da empresa como um todo ou do setor, da equipe, daquela estratégia específica… Enfim, também define os resultados-chave que determinam o alcance do objetivo em questão. Ou seja, em resumo, é o estabelecimento de uma meta e dos passos mensuráveis para atingi-la. 

Exemplo de situação onde pode-se utilizar OKR:

Objetivo:

Aumentar as vendas e a visibilidade da marca.

Resultados-chave:

Resultado-chave 1: aumentar o engajamento nas redes sociais em 30%.

Resultado-chave 2: lançamento de dois programas de descontos no e-commerce ao mês até julho.

Resultado-chave 3: expandir o impacto das campanhas de Google Ads para as outras três personas da empresa que ainda não foram alcançadas.

Resultado-chave 4: treinar o atendimento e o time comercial para lidar com os novos leads.

Os OKRs podem e devem ser usados para atualizar o seu planejamento estratégico. Saiba mais aqui!

Entenda mais sobre as diferenças entre KPI e OKR

As diferenças entre KPI e OKR agora parecem claras, certo? Mas, na prática, os gestores ainda podem encontrar dificuldades em separar os métodos, pois durante a rotina empresarial os indicadores parecem muito semelhantes.

A maior diferença entre essas siglas é a intenção por parte da definição desses indicadores. Enquanto o KPI é indicado para um processo contínuo, um projeto que já está em prática, o OKR é uma meta que ainda deve ser alcançada, normalmente mais desafiadora e ousada.

Os OKRs funcionam bastante bem para um novo planejamento, onde a sua empresa ambiciona atingir determinado nível e deve arriscar para que isso aconteça. Os KPIs vão medir o sucesso dessas estratégias em andamento.

Então, pode-se dizer que, quando o KPI das vendas está baixo, deve-se criar um OKR para aumentar as vendas. 

Esperamos que agora tudo tenha ficado claro para você! Conte com profissionais que entendam essas definições para que cada passo seja tomado com muita estratégia e ótimos resultados. Queremos te ajudar a ir longe! Fale com os nossos consultores para ajustar KPIs e desenvolver OKRs.

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