“Afinal, é persona ou público-alvo?”
Qual gestor nunca se deparou com essa dúvida? Se você quer entender esses termos de uma vez por todas e conseguir direcionar melhor as suas vendas, confira o nosso artigo. Nós vamos te ajudar a otimizar os seus resultados.
Boa leitura!
A análise de dados para filtrar informações sobre o público e vender mais e melhor é uma grande estratégia do mercado moderno. As empresas que não fazem essa análise ficam para trás no cenário competitivo, já que campanhas de Marketing tão assertivas são muito otimizadas.
Persona e público-alvo são termos que fazem parte dessa estratégia, já que, com as informações recolhidas, você vai aplicar esses dados no seu planejamento e direcionar as suas vendas para os consumidores certos, o que torna muito mais fácil obter lucro.
Mas, se houver confusão entre a persona e público-alvo (algo muito comum no meio corporativo), a empresa pode acabar falhando em suas estratégias, já que esses conceitos representam diferentes profundidades. Ou seja, o público-alvo trabalha com dados gerais, e a persona trabalha com detalhes.
Para entender melhor, siga a leitura!
O público-alvo reúne um determinado segmento de consumidores com características semelhantes que podem se interessar por certos produtos, serviços ou empresas.
Normalmente, é uma definição demográfica, social ou econômica que será usada como base para as suas campanhas de Marketing, vendas, estratégias, planejamentos e etc.
Para definir esse público, a empresa precisa fazer pesquisas com os clientes, como questionários.
São questões que definem um público-alvo:
São aspectos mais genéricos do que os da persona, por exemplo.
O melhor atendimento ao cliente pode alavancar (e muito) as suas vendas. Entenda mais sobre essa prática com o Customer Success!
A persona pode ser buyer persona ou brand persona. Esta segunda se refere à personalidade e voz da empresa, a como ela vai se dirigir aos seus clientes. Então, hoje nós vamos falar sobre a buyer persona, que é a que se assemelha com o público-alvo e confunde os empreendedores.
Esse conceito é muito mais detalhado; quando a buyer persona é feita, vira um personagem que representa os seus clientes, construído com base em muita análise de dados sobre os consumidores.
Ela irá guiar a sua empresa na hora de se comunicar com o cliente ideal, vai segmentar as suas campanhas, vai indicar como deve ser a sua identidade visual e mais. O importante é que seja de acordo com o que os seus consumidores desejariam para falar diretamente com eles.
A persona humaniza o seu atendimento, e por isso representa uma pessoa real, com nome, idade, profissão e outras características.
Entenda aqui como engajar o seu público na hora da comunicação, do atendimento e das vendas.
A mais perceptível diferença entre a persona e o público-alvo é o nível de detalhes. O público-alvo normalmente engloba uma grande quantidade de pessoas com características gerais, enquanto a persona é exatamente um personagem com as suas características próprias.
Confira um exemplo:
Público-alvo: Homens, entre 30 e 40 anos, que moram na região do Rio Grande do Sul e possuem negócios voltados à venda de cosméticos. São donos de empresas que precisam melhorar o atendimento ao cliente e aumentar essa satisfação.
Persona: Amanda, solteira, 27 anos, mora em um condomínio residencial de luxo em São Paulo e é dona de uma franquia de loja de jogos para consoles. Tem um cachorro e costuma passear com a família nos fins de semana. Gosta de ir ao cinema, ao shopping e a eventos Geeks. Diariamente, Amanda sente a necessidade de inovar no seu negócio, aprofundar as suas técnicas em gestão e gerar autoridade no mercado enquanto lida com a crise econômica.
Deu para perceber claramente a diferença, não é? Esses conceitos servem para momentos diferentes na empresa, mas a persona é o conceito mais atrativo e ideal para o momento, já que funciona perfeitamente para quem vende online e usa as plataformas de Marketing Digital para filtrar bem os seus clientes.
O mercado mudou muito com a nova era digital, certo? Confira aqui os mais novos modelos de negócios.
Para entender qual é a persona e o público-alvo da sua empresa, muita pesquisa é necessária. Um público mal segmentado pode resultar em prejuízos, já que os seus investimentos serão para as pessoas erradas e os lucros não virão. Ao mesmo tempo, não ter um público-alvo e uma persona pode resultar em poucas vendas, já que a sua empresa não terá foco na hora de publicitar e nem saberá como lidar com os clientes.
Todo gestor quer uma ajuda especializada, e é por isso que estamos aqui por você. Nós podemos esclarecer esses e mais conceitos para te guiar no caminho para um negócio otimizado, com ótimas estratégias e a melhor qualidade do mercado. Conte com a equipe Produtiva!