O Marketing evolui constantemente, e agora chegamos na era da versão 5.0! As mudanças são rápidas e muito vantajosas, então todo gestor precisa ficar atualizado para se adaptar, aproveitar os benefícios e manter a força competitiva da empresa.
Está pronto para conhecer mais uma face do Marketing? É só seguir a leitura!
O Marketing 4.0 foi anunciado e amplamente divulgado em 2017, e quatro anos depois (quase cinco) já temos o Marketing 5.0. Rápido, não é?
Philip Kotler, o pai do Marketing, autor de vários livros sobre o tema e promotor dos quatro PS do Marketing, lançou um estudo sobre o uso dessa tecnologia para a humanidade no Marketing 5.0. O livro se chama Tecnologia para a Humanidade, e é influenciado também pelas mudanças pós-pandemia.
Philip Kotler aponta para uma verdadeira evolução dos setores, mesclando a tecnologia e os fatores humanos, utilizando artifícios como o Big Data e a Inteligência Artificial para conquistar o público. Esse Marketing ajuda as marcas a se conectarem com os consumidores, sendo palco de relações humanas.
Não é à toa que Kotler é referência no mundo corporativo, pois os seus estudos são guias para os empreendedores. Então, vamos falar agora sobre o que significa a implementação do novo Marketing para a jornada das empresas.
De fato, a mudança foi tão grande que surgiram novos modelos de negócios mais modernos e adaptados. Conheça esses modelos aqui!
O Marketing 4.0 já trouxe muita tecnologia e inovação, e é aí que a versão 5.0 veio para adequar todo esse cenário. As empresas têm usado todo esse mundo digital para aproximar humanos, o que parecia paradoxal até tempos atrás.
A partir do Marketing, a empresa comunica, entrega valor e obtém dados que a permitem entender melhor o seu público.
Para captar mais desse conceito, recomendamos o documentário Privacidade Hackeada e o próprio livro do Kotler: Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Esses estudos também falam sobre os maiores desafios para as empresas diante do novo cenário:
Agora, o mercado se depara com gerações opostas: as mais novas, como a Z, e a Economia Prateada, com consumidores maduros, com mais de 60 anos, que estão estáveis e permanecem consumindo. É preciso que as empresas construam um Marketing personalizado para os públicos.
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O mundo demonstra as suas desigualdades, obstáculos que o ser humano não conseguiu vencer, como a concentração de renda, a fome e o preconceito. A sociedade pede que as empresas reflitam valores importantes para solucionar esses problemas, demonstrem empatia, promovam a igualdade e a inclusão.
A pandemia acelerou o processo da digitalização e, embora ainda haja uma parte da população que não tem acesso à internet, esse mundo digital está sendo o foco agora. As empresas precisam se posicionar e desenvolver competências para a adaptação e o bom uso do mundo virtual.
As mudanças trazidas pelo Marketing 5.0 não são inesperadas, pois o mundo corporativo já visualizou todas essas transições. Mas é impossível prosperar sem entender bem esse conceito e as tecnologias que são usadas no cenário, como:
E muito mais!
Nós já falamos sobre táticas importantes para as empresas diante de tanta aceleração digital. Quer conferir as dicas? Clique aqui.
Use bem a tecnologia para enriquecer a experiência do seu cliente e foque sempre nos consumidores. É a partir das avaliações deles que você pode aumentar o desempenho do seu negócio.
É preciso entender bem a sua própria marca e o mercado na qual ela está para fazer todas essas adaptações. Você com certeza precisa de uma equipe especializada para esse passo, já que se adaptar é uma necessidade. Nós temos um time capacitado para atualizar suas estratégias, otimizar os seus processos e alcançar resultados gigantes! Fale conosco.