O digital, que já tomava o mercado rapidamente, foi ainda mais acelerado com a pandemia. Agora, existe a necessidade de que os negócios fornecessem uma qualidade na prestação de serviços online, tão grande quanto no presencial.
Por isso, hoje nós vamos falar sobre como usar o digital para mudar o seu negócio. Se você quer aprender 3 novas táticas para que o trabalho na empresa ocorra de forma ainda mais otimizada, é só seguir a leitura!
No cenário pré-pandemia, as pessoas iam e voltavam dos trabalhos, entravam mais em lojas físicas, tinham reuniões no escritório e se reuniam em restaurantes. Esse cenário mudou com o isolamento social, quando todos começaram a usar os computadores e smartphones para fazer o que antes era presencial.
A aceleração digital se consolidou com a pandemia, pois de repente as empresas precisaram entrar totalmente no digital e permanecer funcionando a partir dele. Com o isolamento, a transformação do presencial para o virtual foi muito rápida, com digitalização de documentos, automação de processos, crescimento de compras pelo e-commerce e o uso recorrente do delivery.
Essa transformação digital exigiu muito das empresas, mas também se mostrou uma grande oportunidade para facilitar o dia a dia, a partir de tecnologias que entregam conforto aos clientes e eficiência para o negócio.
Segundo Carlos Melles, Presidente do SEBRAE, enxergar oportunidade no cenário da aceleração digital é o que aumenta o faturamento. Por isso, agora é hora da prática! Vamos falar sobre algumas táticas para acompanhar a aceleração digital no seu negócio, engajar a equipe e alcançar bons resultados.
O que vamos abordar a seguir foi um estudo aprofundado com base em uma pesquisa compartilhada com a Harvard School:
Apesar de parecer uma antítese, já que frequentemente se fala que o uso dos celulares e computadores afasta as pessoas, é possível sim usar a tecnologia para aproximar. A ideia é gerar experiências sem atrito a partir da internet, de forma que a tecnologia até desapareça ou fique em segundo plano.
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Com a aceleração digital, a verdade é que as empresas não podem se deixar levar pela inércia dos velhos comportamentos do dia a dia. Os processos analógicos são muito diferentes dos digitais, o que pode frustrar os funcionários.
Então, a ideia é mudar comportamentos que impedem a eficiência no digital: evite burocracias para acelerar o trabalho e permita que os funcionários deem feedbacks sobre os líderes para que possam otimizar a rotina.
A palavra atual do mercado é inovação! Entenda como pensar fora da caixa em meio ao dia a dia acelerado.
Também é recomendado que os gestores não deixem que a distância das reuniões informais inibam as relações humanas e as tradições da empresa, um fenômeno conhecido como decadência cultural.
Então, faça introduções para os novos funcionários com a liderança e com o time, e permita que toda a equipe compartilhe fatores humanizadores, construam amizades e harmonia.
Também ofereça uma apresentação formal a todos os mecanismos multimídia da empresa, como aplicativos próprios, sistemas, programas de segurança e outras tecnologias.
Permita que os funcionários tenham acesso às informações compartilhadas e ao sistema da empresa de onde quer que estejam, para que possam trabalhar online livremente. É preferência que a sua empresa possibilite que o usuário avalie essas plataformas, de forma que essas comunicações informem problemas de usabilidade a serem corrigidos.
Gerenciar o lado humano da transformação digital é essencial para manter uma boa cultura organizacional, então o gestor deve reforçar sempre a mudança de comportamento que a empresa quer atingir.
Duas ferramentas para essa etapa são o monitoramento e o incentivo. É essencial fornecer possibilidades de avaliação da liderança, como o eNPS (Employee Net Promoter Score), que permite que os colaboradores avaliem a empresa de 0 a 10.
Os incentivos devem ser diários, como capacitações, elogios, feedbacks, treinamentos, bônus, brindes, benefícios, novas ferramentas, e uma constante escuta das avaliações dos times.
A pesquisa das quais tiramos alguns dos dados foi feita no Banco DBS, em Singapura. Nem nesta pesquisa, nem em qualquer outra empresa a adaptação será fácil, mas os rápidos avanços tecnológicos solucionam grandes obstáculos do empreendedorismo com eficiência.
Queremos te incentivar a criar modelos e ferramentas para reduzir as barreiras da transformação digital. Os benefícios são vários: crescimento do negócio além das barreiras físicas, possibilidade de alcançar público em todo o país ou até fora, colaboradores engajados, boa reputação com os clientes e mais.
O metaverso, ou a imitação da realidade no virtual, parece estar mais atual do que nunca. A sua empresa precisa ser eficiente no digital e a Produtiva tem profissionais capacitados para te auxiliar! Fale conosco e tenha uma consultoria especializada para te guiar passo a passo para o sucesso.