Produzir mais mantendo a qualidade parece um sonho para o empreendedor, mas isso é possível e nós queremos te mostrar como. Hoje vamos falar sobre a ferramenta da Eficiência de Desempenho ou Eficiência Operacional, um conceito muito importante para a sua empresa.
Boa leitura!
As empresas precisam manter diversos indicadores em alta, inclusive a produtividade, a competitividade no mercado e a qualidade do atendimento aos clientes. Por isso, a Eficiência Operacional veio para ajudar. Ela define a capacidade de manter uma produção de pouco tempo, pouco custo, com saídas de qualidade e que dê uma excelente experiência para o consumidor.
A Eficiência Operacional (ou de Desempenho) busca potencializar os retornos (tanto de lucro quanto de boas avaliações) utilizando os recursos disponíveis com máxima eficiência.
Em suma, a ideia da Eficiência Operacional é, como o seu próprio nome diz, a capacidade de melhorar enquanto reduz custos, a busca pela melhor forma de praticar os processos empresariais para que todas as boas qualidades sejam mantidas: economia, bons resultados, rapidez, assertividade e etc.
Você preserva bons indicadores?
Os indicadores são instrumentos valiosos para verificar se a sua produção está mantendo todas essas qualidades que citamos. Com esses números aliados a uma gestão de qualidade, é possível manter o monitoramento adequado e entender como podemos avaliar a nossa produção.
Essas ferramentas também vão te ajudar a visualizar se as tomadas de decisões estão indo bem, quais projetos estão correndo da melhor forma, onde estão os gargalos e mais. São, em suma, reflexos de tudo o que anda ocorrendo.
Confira alguns dos mais importantes indicadores para a sua Eficiência de Desempenho:
A satisfação do consumidor é um dos maiores desejos de uma empresa. É essencial manter espaços abertos para que o consumidor possa avaliar o atendimento, o produto e dar feedbacks.
Para essa etapa, indicamos o Net Promoter Score, onde o cliente pode marcar se gostou da jornada proporcionada pela sua empresa dando uma nota de 0 a 10.
A Qualidade do Serviço é um indicador da satisfação do público, porém mais focada no momento da prestação do serviço, deixando de lado o produto em si. São fases como: entrega, atendimento, suporte, resolução de dúvidas, etc. O NPS também pode ser eficiente nessa etapa.
São os indicadores que medem o quanto a sua empresa tem sido capaz de cumprir com objetivos como metas, números de venda almejados, frequência de colaboradores sem faltas ou a desejada baixa rotatividade, etc.
Indicamos o Índice de Turnover (que mede a rotatividade) e o Ticket Médio (que mede as vendas) podem te ajudar a adquirir esses dados. Mas, a depender de quais metas são comuns na sua empresa, outros indicadores podem ser necessários.
Relação entre a qualidade do que é oferecido e o investimento feito pela empresa. Este indicador resume bem a ideia da Eficiência Operacional: fazer mais e melhor com menos uso de recursos.
O Lucro, o ROI (Retorno Por Investimento), o Faturamento e vários outros indicadores podem ser usados para medir essa eficiência.
Gostou dos indicadores e quer saber mais sobre eles? Explicamos cada uma dessas ferramentas e outras no nosso artigo. Boa leitura!
As vantagens de melhorar a Eficiência Operacional são inúmeras:
Para aplicar a Eficiência Operacional ou de Desempenho, é preciso seguir alguns passos:
Reúna a equipe e analise cada parte dos fluxos da empresa até o pós-venda. Peça que todos te ajudem a registrar, estudar e melhorar cada parte, encontrando o que causa uma baixa na produtividade. Depois desse aperfeiçoamento, padronize os processos para que gerem sempre o melhor resultado.
Troque maquinários, invista em novas ferramentas e tudo o que de fato pode trazer um retorno a longo prazo, produzindo mais e custando menos. Afinal, maquinários velhos podem custar caro para a produção. É claro, toda mudança deve estar dentro do orçamento da empresa.
A eficiência só existe se está tudo bem na área financeira da empresa. Tenha uma equipe especializada e comprometida ao seu lado, trabalhe com transparência e reduza desperdícios e custos desnecessários.
Quer saber como fazer um Planejamento Financeiro para reduzir custos? Confira aqui!
Muitos acham que precisam apenas aceitar os preços pedidos pelos fornecedores, mas não é verdade. É essencial negociar e analisar se as condições oferecidas de fato são boas.
O comportamento do consumidor está em constante mudança, então é ideal permanecer analisando o público para saber quais são seus desejos, dores, necessidades e o que a sua empresa pode melhorar no atendimento.
Também é ideal permanecer de olho na economia e nos concorrentes, pois a sua empresa precisa estar pronta para reagir e se adaptar.
Entenda melhor a ferramenta da Pesquisa de Mercado com o nosso artigo!
Invista em treinamentos, capacitações e novas ferramentas para que eles estejam sempre atualizados. Também fique de olho no ambiente de trabalho e no aproveitamento adequado do potencial dos profissionais, pois apenas com o crescimento deles há o crescimento da empresa.
Você sabia que os gestores também precisam de treinamento? É necessário ter bons líderes na sua equipe! Leia mais aqui.
Use e abuse dos indicadores que mencionamos. Só analisando as métricas é possível saber se a eficiência está 100%.
A Eficiência de Desempenho só traz benefícios! Ela é o sonho de todo empreendedor: produzir mais e melhor pelos menores custos. Comece hoje a planejar melhorias e conte com a nossa ajuda. A Produtiva reúne uma equipe qualificada para incluir a Eficiência de Desempenho no seu negócio. Fale conosco!