O estoque é um dos ativos mais valiosos de uma empresa, e a sua gestão deve protegê-lo de diversos riscos, como deterioração, perda de validade dos materiais perecíveis, obsolescência, danos por quedas ou outras intempéries.
Todos esses problemas podem gerar muitos prejuízos, especialmente quando refletem nos processos de entrega do produto ou serviço que você vende ao cliente.
Pensando nisso, nós queremos falar hoje sobre a importância da boa gestão e controle do estoque.
A má gestão do estoque pode comprometer o funcionamento e até a sobrevivência da sua empresa. Além do prejuízo com danos em materiais por causa do mau gerenciamento do estoque, há questões que refletem diretamente nos processos:
Sim, com o bom controle da gestão de estoque muitas tomadas de decisões serão facilitadas!
Além disso, a gestão do estoque inclui a avaliação dos preços de compra e venda, a análise dos fornecedores e a agilidade na deslocação dos itens para que cheguem ao cliente ou ao local da confecção do produto final. Afinal, a manutenção do controle de estoque é uma tarefa complexa e bem delicada.
A gestão de estoque é a capacidade da empresa de organizar e controlar a quantidade de cada produto em determinado momento, permitindo que entenda suas demandas e facilitando a determinação das necessidades de compra.
Quando fazemos uma boa gestão de estoque, controlamos as entradas e saídas dos materiais, não permitimos que eles se deteriorem ou fiquem obsoletos antes que sejam usados, não compramos além do necessário e facilitamos o fluxo do estoque.
É fácil perceber que manter o controle do processo de gestão de estoque é vital para evitar custos indevidos e levar um produto de qualidade ao cliente. Com esse gerenciamento, você terá mais facilidade para localizar e mover os materiais necessários para as etapas seguintes da sua produção, e tudo será entregue com mais agilidade ao consumidor.
Conheça mais benefícios:
A redução de custos
Você já deve ter notado que esse é um dos principais benefícios. Toda empresa precisa dar aquela enxugada no orçamento, e o gerenciamento de estoque eficiente é uma ótima maneira de reduzir gastos.
A ferramenta ajuda a manter os custos mais baixos possíveis, sem interferir nos níveis de segurança ou volumes para o atendimento de demandas, pois apenas tira os excessos e gerencia os materiais.
Você conhece as consequências de um estoque parado para a saúde da sua empresa? Leia mais.
O aumento da produtividade
A gestão de estoque aumenta a produtividade, pois automatiza atividades cotidianas que antes eram dificultadas por erros humanos. Assim, essas atividades vão consumir menos tempo da equipe, evitando retrabalhos, reduzindo falhas e exigindo menos correções.
O melhor planejamento de compras
Reabastecer o estoque agora será uma atividade feita de forma mais precisa. Nada de gastar dinheiro para repor materiais que na realidade estão perdidos nas prateleiras ou estragaram! Controlando o estoque, você poderá fazer as compras no momento em que for realmente necessário.
As oportunidades de negócio
Você já perdeu um dia de produtividade por causa da falta de materiais? Já deixou de negociar com o cliente porque não tinha como confeccionar o seu produto?
Saber o que há no depósito garante que a empresa não perca negócios por falta de itens. Deixar de vender por falta de produtos só abre espaço para a concorrência e decepciona o cliente. Quando o público sabe que pode contar com a sua empresa, ele estará fidelizado, e isso ajuda a fortalecer a sua marca no mercado.
O melhor relacionamento com o cliente
Diante de tantos benefícios, é fácil perceber que o cliente estará conquistado. Ele receberá os pedidos dentro do prazo certo e ficará feliz com o seu atendimento. A boa gestão do estoque é um diferencial competitivo.
A compreensão do cliente
Reunindo registros precisos sobre saídas e entradas, é possível entender o comportamento do consumidor e a sazonalidade das vendas. Você terá informações que falam muito sobre a sua empresa, permitindo um melhor planejamento financeiro e de recursos, o melhor desenvolvimento de estratégias e a otimização das vendas e do lucro.
A realidade é que a gestão de estoque mexe com todo o funcionamento da empresa e garante um fluxo financeiro saudável. Apesar disso, essa ferramenta é ignorada por muitas corporações. Você não pode se dar ao luxo de perder clientes por causa de um gerenciamento ruim.
Destaque-se no mercado cada vez mais competitivo, onde apenas uma equipe organizada pode inovar. Evitar retrabalhos e correções só dá mais tempo aos seus colaboradores para se dedicarem ao que realmente importa: a diferenciação e a força da sua marca.
Quer saber mais para a prática do bom controle do estoque? Confira os nossos sete passos para garantir uma boa gestão de estoque e aprenda a trabalhar com o estoque mínimo durante uma crise.