Métodos para melhorar e ajudar a gestão têm o carinho de todo empreendedor. A tomada de decisões é uma tarefa difícil, por isso amamos trazer aqui ferramentas para aprimorar a sua liderança. Dessa vez, escolhemos falar sobre os benefícios do método PDCA.
O método do Ciclo PDCA é simples, mas de grande impacto para a rotina diária das empresas. Foi criado pelo engenheiro estadunidense Walter Shewhart em 1920, mas só ficou famoso três décadas depois, em 1950, graças ao professor e consultor estadunidense William Deming, “o pai do controle de qualidade”. Já falamos sobre a importância dessa e de outras ferramentas no nosso artigo sobre metodologias essenciais para todo empreendedor.
O método PDCA ajuda na construção e execução dos planejamentos estratégicos, tendo uma aplicação prática muito simples e eficiente. É importante contar com profissionais qualificados para que o ciclo seja implementado com o planejamento adequado. Os dados recolhidos também devem ser gerenciados e interpretados de forma assertiva, reduzindo erros e até diminuindo os custos dos seus processos. O Ciclo PDCA melhora os resultados gerais da empresa, conseguindo otimizar todos os departamentos envolvidos.
Seguir o método PDCA vai trazer mais confiabilidade na execução das atividades por parte dos colaboradores, pois funciona a partir do gerenciamento do líder que está constantemente integrado com a equipe.
Na prática, o ciclo é uma forma otimizada de analisar dados e controlar as etapas da entrega ou produção do seu produto/serviço e atendimento. Assim, podemos observar melhorias, adaptar os fluxos de acordo com o que a empresa precisa e o que os clientes pedem, promovendo alterações de forma eficaz.
Os benefícios do Ciclo PDCA são muitos:
Você deve estar interessado em aprender a aplicar esse método, não é mesmo? Então vamos partir logo para as dicas práticas!
O Ciclo PDCA tem esse nome por causa da sua divisão em algumas etapas. Vamos falar sobre cada uma delas:
Plan – Planejar
O Plan é referente à parte estratégica. É o momento de colher dados, analisar informações e definir as metas com assertividade. Escolha a equipe especializada que estará com você durante o processo e conte com a ajuda desses colaboradores para começar a planejar. Estude a sua empresa do início ao fim de todos os fluxos! Note falhas, correções importantes, retrabalhos, gargalos e todos os espaços onde a gestão pode ser melhorada.
Elabore o plano estratégico e financeiro para resolver os problemas que você encontrou a partir da análise feita. É importante que cada passo seja desenvolvido de acordo com as necessidades e valores da empresa, focando também no que o cliente espera. Depois, você vai levar em consideração os objetivos pretendidos com o ciclo e qual o caminho necessário para chegar até essas metas.
Se precisar de ajuda, nós te explicamos como construir o seu planejamento neste artigo, inclusive utilizando o método PDCA!
Para que a sua análise seja completa, também é importante aprender a mapear os seus processos.
E, por fim, te explicamos como definir metas e indicadores.
Do – Fazer
É hora de colocar as mãos na massa e implementar as estratégias! Defina os responsáveis por cada tarefa e quando devem ser concluídas e analise todo os processos que estão sendo postos em prática.
Check – Checar ou verificar
O seu trabalho não acabou com a execução. Acompanhar de perto (e minuciosamente) é essencial. Garanta, com a sua checagem periódica, que as ações estão sendo executadas conforme o planejado.
Compare o antes e o depois e verifique se os resultados estão sendo satisfatórios. Se não for o caso, é recomendado que volte ao início do PDCA. Mesmo que os resultados estejam bons, é interessante checar possíveis melhorias, correções e principalmente se os clientes estão satisfeitos.
Act – Agir
Quando termina o ciclo, é a hora de planejar e agir de acordo com os resultados, que podem ser usados inclusive quando o fluxo recomeçar. Se você atingiu as suas metas, pode estar interessado em padronizar os processos para garantir sempre essa qualidade para os clientes.
O Método PDCA funciona em sua melhor performance a partir de um estudo bem detalhado de todas as características da sua empresa: forças, fraquezas, situação do setor e comportamento do público, entre outras variáveis. Por isso, é importante contar com uma consultoria personalizada. É importante que a aplicação da ferramenta seja feita com a ajuda de profissionais especializados, e a Produtiva tem tudo isso e muito mais para você! Somos experts em resolver problemas e só queremos que você relaxe enquanto solucionamos tudo para a sua empresa. A nossa consultoria vai te guiar em cada passo em direção ao sucesso. Fale conosco!