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Por que você deve atualizar seu planejamento estratégico?

Liderar equipes não é fácil, ainda mais quando o mercado está incerto e as informações correm soltas, sem filtro. Até para um jogo de tabuleiro pensamos em uma estratégia, que dirá para gerir a nossa empresa! Todo gestor precisa de orientação, e é para isso que serve a ferramenta do planejamento estratégico, um documento essencial para qualquer empreendedor que quer ter uma tomada de decisões embasadas e assertivas, guiadas por dados ao invés de pura sorte ou achismo. 

Se quiser saber mais sobre o conceito do planejamento estratégico, nós falamos do passo a passo e da ferramenta em si no nosso artigo. Hoje queremos relembrar que, mais do que apenas construir um planejamento, você precisa atualizá-lo. 

Para que serve a atualização?

Para que o planejamento seja de fato benéfico para a organização, ele precisa ser revisado periodicamente. Nós percebemos o quanto o mundo muda rapidamente, de modo repentino passamos do nosso comportamento normal diário aos cuidados da pandemia, e agora estamos nos preparando para a retomada gradual. O modo de compra e as preferências do consumidor também mudaram, assim como a situação financeira do seu negócio e outras variáveis. É natural que seja necessário analisar métricas, restabelecer prioridades e metas que podem até já ter sido alcançadas. 

Mas como, na prática, podemos atualizar o nosso planejamento estratégico?

As cinco etapas que você deve avaliar 

Para que a revisão do seu planejamento estratégico seja completa, temos cinco etapas para te indicar. As nossas dicas vão te auxiliar a identificar falhas no percurso e evitar que elas se repitam no futuro:

  • Análise das metas estabelecidas

Planejamos na intenção de atingir metas, então é normal que elas mudem quando atingidas. Dentro ou antes do período estabelecido, é importante verificar se os alvos foram alcançados e como se comportaram as performances dos departamentos. Essa análise vai estabelecer novas metas e realizar ajustes na estratégia para que os processos estejam sempre em evolução. Também é interessante analisar o impacto que atingir as metas teve para a organização, se elas são realistas, assertivas e eficientes.

  • Revisão do orçamento 

Quando falamos sobre metas realistas, também estamos falando sobre estarem dentro do orçamento. Analise se o orçamento estabelecido foi suficiente para colocar o planejamento em prática, se o departamento financeiro está lidando bem com o planejamento estratégico e tudo está indo conforme previsto. Também revise a situação monetária para que esteja adequada às novas metas. 

  • Mudanças na organização do ambiente externo e interno

O quanto o alcance das metas e o estabelecimento do planejamento estratégico mudaram a sua empresa? O que é necessário colocar no novo planejamento para se adaptar às mudanças? É bem provável que, após atingir os objetivos, muitas modificações (externas e internas) sejam necessárias para os novos planos. 

  • Pesquisa de mercado

Para construir o seu planejamento estratégico, você precisou entender o mercado, e não será diferente na hora de implementar as atualizações. O mercado está em constante mudança, com altos e baixos da economia, então novas pesquisas são necessárias para alinhar o que o seu público quer ao que a sua empresa pode e deve oferecer.

  • Reestruturação dos processos

Atualize os processos da sua empresa de acordo com o novo planejamento estratégico e os resultados encontrados. Identifique gargalos, obstáculos que as equipes enfrentaram para atingir os objetivos e melhorias a serem implementadas. Nós temos artigos que vão te ajudar nessa fase:

Saiba mais sobre a padronização de processos para a eficiência 

Como realizar a padronização de processos?

Ferramentas para gerir os seus processos

Revise o seu planejamento semestralmente

Você deve estar se perguntando de quanto em quanto tempo essas atualizações precisam ser feitas, e a regra geral é “semestralmente”, mas muitas variáveis podem tornar mais urgente a necessidade de modificações: mudanças bruscas na empresa, no mercado ou no comportamento do consumidor, emergências, quando as metas são atingidas mais rápido do que o previsto etc

É importante sempre adaptar para evoluir. Lembre-se de cuidar do seu planejamento estratégico no mínimo de seis em seis meses. Não é necessário que a atualização e a revisão gerem um novo planejamento, caso mudanças radicais não tenham sido feitas. 

Todo gestor quer uma ajuda especializada na hora de tomar decisões, e é isso que o planejamento estratégico, feito com profissionais qualificados, vai te proporcionar: um guia baseado em dados para confiar e definir as metas da sua empresa. Cada processo do seu negócio será otimizado pelo planejamento estratégico bem implementado. Conte com a equipe da Produtiva para alcançar os melhores resultados!

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