A inovação, a criatividade, as ideias que surgem, e que são implementadas fazem parte do empreendedorismo. Toda empresa precisa colocar novos projetos em prática, criar produtos, melhorar serviços, manter a competitividade em alta e fortalecer a marca. Quando a ideia parece perfeita, queremos correr para a implementação, mas testar a sorte sem planejamento pode resultar em muita dor de cabeça no futuro.
Como superar as dúvidas que o mercado traz quando queremos inovar? Como ter boas estratégias e preparação para iniciar um negócio? E a segurança que precisamos ter na tomada de decisões? Testar é a diferença entre a falha e o sucesso, e é para isso que vamos falar sobre o Mínimo Produto Viável.
O MVP, do inglês Minimum Viable Product, é um conjunto de testes para verificar a viabilidade de um novo produto, serviço ou empreendimento. O resultado do MVP é um protótipo que será melhorado até o produto final ser apresentado às pessoas selecionadas dentro do público-alvo. Com a realização desses testes, você economiza dinheiro, pois não irá investir em produtos que não são de interesse do mercado e dos seus consumidores.
Nós já tínhamos conversado sobre o MVP em detalhes, então se quiser saber mais sobre o tema, pode acessar o nosso artigo. Após atravessar todas as etapas do passo a passo para aplicação do MVP, você pode ter dúvidas de como agir para construir um planejamento estratégico adequado ao novo produto ou serviço. Recomendamos três passos:
Se todos os testes deram resultados positivos, é hora de implementar o produto ou serviço. Lembre-se de sempre investir no feedback dos clientes e na melhoria contínua.
Esse passo quer dizer que você precisa alterar uma ideia para conseguir comercializá-la. As avaliações dos consumidores demonstraram que ainda é preciso melhorar e adaptar alguns pontos. Depois das mudanças, volte para a validação.
Seguir em frente
Nessa etapa, não desanime. Sempre existe a possibilidade da sua ideia não ir para a frente, nem com possíveis melhorias. Caso isso aconteça, é importante lembrar que você evitou gastos desnecessários, pois o MVP serve justamente para descobrir o resultado que o mercado vai te entregar. Siga em frente, empreender é também já pensar na próxima ideia.
Os três passos anteriores são uma linha que você vai atravessar para iniciar o planejamento após o MVP. Caso você tenha parado na hora de implementar o produto ou serviço, temos algumas etapas que vão te ajudar a ter sucesso:
Todos os departamentos envolvidos na implementação da novidade na sua empresa precisam ser qualificados e especializados. Esse é um momento muito importante, que pode ser decisivo para o sucesso do produto. Forme uma equipe de colaboradores que sejam especialistas nas fases necessárias para implementação, como profissionais de Marketing para a comunicação, assessoria financeira, atendimento, área comercial e outros.
Faça um planejamento orçamentário, monte estratégias para alcançar os objetivos do negócio, registre todos os passos de cada etapa. Os departamentos precisam ter planos bem definidos para as etapas a seguir. O ideal é registrar as metas e fases de forma que todos os colaboradores possam sempre ver.
Foque sempre na dor do cliente! Todo o planejamento também precisa ser voltado para os feedbacks, vontades e necessidades do seu cliente. Por isso, mesmo após as etapas terem começado e o produto já estar no mercado, é necessário possibilitar que os consumidores continuem avaliando o seu produto.
Estabeleça metas realistas e inspiradoras. Não tente alcançar objetivos impossíveis e irrealistas, mas seja ousado e consciente ao definir os alvos. Os especialistas ao seu redor precisam te ajudar a entender qual objetivo é ideal.
É hora de colocar em prática! Sem um planejamento bem adaptado, o pós MVP pode falhar, então lembre-se de se preparar para vários cenários do mercado, não esquecendo de olhar para os dados do estudo de viabilidade econômica e as características base do seu modelo de negócio, que falam muito sobre o propósito da sua empresa. Se você ainda não sabe qual é o seu modelo de negócio de forma bem definida, confira o nosso artigo.
O MVP é muito importante para poupar tempo e retrabalho na empresa, além de evitar grandes prejuízos que podem prejudicar muito a sua marca. Lançar no mercado um produto que não tem muita saída é desestabilizador para qualquer gestor e equipe. Com o MVP, você também aprende mais sobre o seu cliente, trazendo um relacionamento mais próximo, transparente e reunindo dados que podem te ajudar a encantar e fidelizar o público.
Para que o seu planejamento seja bom, é importante ter uma consultoria prévia do seu modelo de negócio e uma equipe especializada para o passo a passo. A Produtiva está com você em todo esse processo: oferecemos serviços qualificados para auxiliar na etapa de MVP, construção de planejamento estratégico e modelo de negócio. A nossa consultoria vai te guiar em cada passo em direção ao sucesso. Fale conosco!