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Pós MVP: o que fazer?

A inovação, a criatividade, as ideias que surgem, e que são implementadas fazem parte do empreendedorismo. Toda empresa precisa colocar novos projetos em prática, criar produtos, melhorar serviços, manter a competitividade em alta e fortalecer a marca. Quando a ideia parece perfeita, queremos correr para a implementação, mas testar a sorte sem planejamento pode resultar em muita dor de cabeça no futuro.

Como superar as dúvidas que o mercado traz quando queremos inovar? Como ter boas estratégias e preparação para iniciar um negócio? E a segurança que precisamos ter na tomada de decisões? Testar é a diferença entre a falha e o sucesso, e é para isso que vamos falar sobre o Mínimo Produto Viável. 

O MVP, do inglês Minimum Viable Product, é um conjunto de testes para verificar a viabilidade de um novo produto, serviço ou empreendimento. O resultado do MVP é um protótipo que será melhorado até o produto final ser apresentado às pessoas selecionadas dentro do público-alvo. Com a realização desses testes, você economiza dinheiro, pois não irá investir em produtos que não são de interesse do mercado e dos seus consumidores.

O que fazer após definir o seu MVP?

Nós já tínhamos conversado sobre o MVP em detalhes, então se quiser saber mais sobre o tema, pode acessar o nosso artigo. Após atravessar todas as etapas do passo a passo para aplicação do MVP, você pode ter dúvidas de como agir para construir um planejamento estratégico adequado ao novo produto ou serviço. Recomendamos três passos:

Prossiga com a evolução do produto

Se todos os testes deram resultados positivos, é hora de implementar o produto ou serviço. Lembre-se de sempre investir no feedback dos clientes e na melhoria contínua. 

Pivotar ou girar

Esse passo quer dizer que você precisa alterar uma ideia para conseguir comercializá-la. As avaliações dos consumidores demonstraram que ainda é preciso melhorar e adaptar alguns pontos. Depois das mudanças, volte para a validação.

Seguir em frente

Nessa etapa, não desanime. Sempre existe a possibilidade da sua ideia não ir para a frente, nem com possíveis melhorias. Caso isso aconteça, é importante lembrar que você evitou gastos desnecessários, pois o MVP serve justamente para descobrir o resultado que o mercado vai te entregar. Siga em frente, empreender é também já pensar na próxima ideia.

Como posso implementar o planejamento?

Os três passos anteriores são uma linha que você vai atravessar para iniciar o planejamento após o MVP. Caso você tenha parado na hora de implementar o produto ou serviço, temos algumas etapas que vão te ajudar a ter sucesso:

Forme uma equipe qualificada

Todos os departamentos envolvidos na implementação da novidade na sua empresa precisam ser qualificados e especializados. Esse é um momento muito importante, que pode ser decisivo para o sucesso do produto. Forme uma equipe de colaboradores que sejam especialistas nas fases necessárias para implementação, como profissionais de Marketing para a comunicação, assessoria financeira, atendimento, área comercial e outros.

Realize um planejamento por etapas 

Faça um planejamento orçamentário, monte estratégias para alcançar os objetivos do negócio, registre todos os passos de cada etapa. Os departamentos precisam ter planos bem definidos para as etapas a seguir. O ideal é registrar as metas e fases de forma que todos os colaboradores possam sempre ver.

O foco é sempre o cliente

Foque sempre na dor do cliente! Todo o planejamento também precisa ser voltado para os feedbacks, vontades e necessidades do seu cliente. Por isso, mesmo após as etapas terem começado e o produto já estar no mercado, é necessário possibilitar que os consumidores continuem avaliando o seu produto. 

Defina metas e objetivos

Estabeleça metas realistas e inspiradoras. Não tente alcançar objetivos impossíveis e irrealistas, mas seja ousado e consciente ao definir os alvos. Os especialistas ao seu redor precisam te ajudar a entender qual objetivo é ideal.

É hora de colocar em prática! Sem um planejamento bem adaptado, o pós MVP pode falhar, então lembre-se de se preparar para vários cenários do mercado, não esquecendo de olhar para os dados do estudo de viabilidade econômica e as características base do seu modelo de negócio, que falam muito sobre o propósito da sua empresa. Se você ainda não sabe qual é o seu modelo de negócio de forma bem definida, confira o nosso artigo.

O MVP é muito importante para poupar tempo e retrabalho na empresa, além de evitar grandes prejuízos que podem prejudicar muito a sua marca. Lançar no mercado um produto que não tem muita saída é desestabilizador para qualquer gestor e equipe. Com o MVP, você também aprende mais sobre o seu cliente, trazendo um relacionamento mais próximo, transparente e reunindo dados que podem te ajudar a encantar e fidelizar o público. 

Para que o seu planejamento seja bom, é importante ter uma consultoria prévia do seu modelo de negócio e uma equipe especializada para o passo a passo. A Produtiva está com você em todo esse processo: oferecemos serviços qualificados para auxiliar na etapa de MVP, construção de planejamento estratégico e modelo de negócio. A nossa consultoria vai te guiar em cada passo em direção ao sucesso. Fale conosco!

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