A tecnologia é uma grande aliada e facilitadora do dia a dia de todo empreendedor. Para manter a competitividade da empresa e chegar mais facilmente aos consumidores, é importante se atualizar às novas ferramentas que aparecem no mercado.
Principalmente com a chegada da pandemia, os canais digitais são grandes comunicadores dos nossos produtos. É o exemplo do WhatsApp Business, uma versão comercial de um dos aplicativos mais usados da atualidade. É muito confortável para o cliente poder falar com o atendimento da sua empresa de forma rápida e tão acessível.
Quer saber mais sobre o WhatsApp Business? É só seguir a leitura!
A acelerada revolução digital pegou muitos empreendedores de surpresa. É preciso se adaptar ao mundo virtual, mas nem todos estão preparados. O WhatsApp Business é uma ferramenta fácil e prática que vai auxiliar os resultados da empresa sem complicações.
A ferramenta é uma versão comercial do WhatsApp tradicional e exclusiva para Android e iOS. O aplicativo facilita muito a comunicação entre a empresa e os clientes/leads, sendo um meio que pode ser implementado como atendimento prioritário ou até para alcançar o consumidor em campanhas de Marketing.
A atualização mais recente do WhatsApp Business passou a incluir também a possibilidade de pagamento pela própria plataforma. Além disso, é tudo personalizado: o seu negócio terá um perfil profissional ou comercial, com informações importantes em destaque, como o endereço e horário de funcionamento da empresa.
As respostas automatizadas são escritas por você e podem ter múltiplas escolhas. Você só precisa buscar o botão “ajustes” e clicar em “ajustes da empresa”, em seguida “respostas rápidas” e “+”. Você pode ter até cinquenta respostas rápidas.
Também é possível criar listas de transmissão e verificar importantes dados e estatísticas no aplicativo, como a visualização das mensagens enviadas e lidas, quantas pessoas estão interessadas na sua marca e métricas do volume de mensagens. Essas informações ficam disponíveis nas estatísticas, no botão “configurações da empresa”.
O Whatsapp segue como um dos aplicativos que tem mais engajamento no mundo. Os resultados da sua empresa são facilmente otimizados pelo uso do WhatsApp Business. O importante é utilizar a ferramenta da forma adequada para o seu negócio, então recomendamos que conheça o seu consumidor para construir a linguagem que o atendimento deve usar.
É muito importante fazer uma boa pesquisa antes de criar o perfil no WhatsApp Business, pois todo gestor quer ter a melhor comunicação possível com o público. Além disso, o aplicativo tem muitas funções, e você precisa verificar qual delas é melhor para o seu modelo de negócio. É interessante também deixar o backup sempre ativo para não perder dados e criar o perfil em um número exclusivo para a sua empresa.
Apesar de parecer uma ferramenta simples e de fato ter um uso fácil, o WhatsApp Business tem várias funcionalidades de venda que vão servir bem para o seu planejamento estratégico:
É possível fazer um pdf ou outros tipos de artes com diferentes designs que tenham diretamente os seus produtos para serem mandados sempre que alguém se comunicar com você. Se, por exemplo, a sua empresa é uma doceria, você pode apresentar o portfólio de bolos e tortas que já fez, se é um desenvolvedor, pode mostrar os sites e aplicativos que já construiu… É uma ótima vitrine para os seus produtos.
A venda direta por WhatsApp Business é uma ótima estratégia para pequenas empresas. Para grandes empresas, o WhatsApp também pode servir para o acompanhamento pós-venda. Quer saber mais sobre a implementação do Delivery? Confira nosso artigo!
É muito interessante para o seu cliente realizar todo processo de compra num só local. Enquanto está deitado na cama, vendo Netflix ou em uma pausa no Home Office, uma pequena passagem pela sua promoção ou propaganda pode levar a uma compra no canal do WhatsApp Business. É cômodo, fácil e rápido.
Como mais uma das funcionalidades que trazem tanta velocidade para o atendimento, o WhatsApp oferece pagamento fácil. Se quiser saber mais sobre como aderir, clique aqui.
É fácil comunicar sorteios, novas promoções, descontos, grandes ofertas e até produtos novos pelo aplicativo. É importante lembrar que, antes de lançar disparos na lista de transmissão, você deve segmentar os leads e entender quais clientes devem de fato receber a mensagem. Por exemplo, se o consumidor chegou a falar com a sua empresa mas não adquiriu o produto, um desconto é interessante para que ele queira finalizar a compra.
Muitas empresas esquecem do pós-venda, e isso é um erro! O cliente não pode ser deixado de lado depois que o pagamento for realizado, pois cuidar para que ele seja fidelizado é muito importante. Demonstre preocupação com a entrega de qualidade, peça feedbacks e mantenha um relacionamento com o seu consumidor. Assim, você dará um atendimento que encanta e com certeza será bem avaliado.
É fácil entender os benefícios do WhatsApp Business para o seu negócio só por ler todas as facilidades que o aplicativo traz. Atualmente, a maioria dos brasileiros passa muito tempo no WhatsApp, sendo uma forma ideal de se comunicar com o público e facilitar a interação.
É claro, a ferramenta precisa estar inserida em um bom planejamento estratégico. Não vale a pena aplicar o WhatsApp Business apenas por aplicar, esperando resultados positivos quando na realidade você pode até perder dinheiro! É importante que a adaptação ao mercado digital seja feita com a ajuda de profissionais especializados, e a Produtiva tem tudo isso e muito mais para você! A nossa consultoria vai te guiar em cada passo em direção ao sucesso. Fale conosco!