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Ideias em expansão: Como criar um novo produto ou serviço?

Se você está pensando em criar um novo produto, serviço, implementar melhorias ou desenvolver um projeto, provavelmente tem muitas dúvidas sobre os passos necessários para ter bons resultados. Afinal, lançar novidades no mercado pode sim definir o futuro da sua empresa. É necessário manter um padrão de qualidade, cuidar da reputação do seu negócio, manter os clientes fidelizados, evitar custos indevidos e muitas outras tarefas que precisamos depositar atenção diariamente. Por isso, confira as nossas dicas e crie produtos de sucesso! 

Pesquisar é fundamental

Antes de começar qualquer outra tarefa, pesquise detalhadamente o seu mercado! Entenda o seu público, as novas tendências, como está a economia, quais são as necessidades e a provável situação financeira do seu consumidor.  Para entender melhor o cliente, você pode usar o mapa de empatia do Design Thinking, ferramenta que vamos falar mais na frente:

  • O que o cliente pensa e sente?
  • O que ele escuta?
  • O que ele vê?
  • O que ele fala e como ele age?
  • Quais são as suas dores?
  • Quais são os seus desejos?

Assim, você entenderá pelo que o seu consumidor realmente está disposto a pagar e evitará muitos prejuízos. Além disso, você saberá como se posicionar no mercado.

Faça uma análise financeira e tenha um planejamento sólido

Pesquise também internamente: verifique se a sua empresa tem todos os recursos necessários (humanos, técnicos e financeiros) para começar esse novo projeto. Faça um planejamento sólido e detalhado de cada passo necessário para implementar o serviço ou produto no mercado. Lembre-se de desenvolver uma boa estratégia comercial e gestão financeira para o projeto. 

A prototipação e o Mínimo Produto Viável (MVP)

Crie um protótipo do seu produto! Você pode criar uma versão de menor custo, como o Mínimo Produto Viável: com design menos elaborado e funcionalidades básicas, mas que desperte o interesse do seu consumidor. Assim, você poderá fazer um “teste de mercado” e entrevistar o seu público para obter feedbacks. Não se esqueça de continuar testando, melhorando e testando novamente até possuir a versão definitiva do produto/serviço.

A importância do registro

Registrar sua marca, assim como registrar a patente de um novo produto é importante em vários níveis, desde o registro do endereço do seu site antes que alguém o pegue, o nome das suas redes sociais e outras questões específicas que você quer ter para o seu produto. O site do governo explica muitas dúvidas sobre patentes em geral.

Cuide da comunicação da sua marca

A divulgação do seu produto é muito importante! Você precisa ter uma equipe qualificada para o Marketing e o Design do seu produto. A forma com a qual você conversa com os seus clientes define o relacionamento que terá com eles, e a identidade visual precisa chamar a atenção do consumidor. 

A inovação, capacitação e análise de dados devem existir sempre 

A exclusividade, o uso da tecnologia e de métricas não podem faltar. A cada reunião de equipe, permita que os seus colaboradores tenham liberdade para soltar a criatividade. Depois, vocês poderão filtrar as ideias. Não dê passos maiores do que as suas pernas: seus colaboradores devem estar capacitados para qualquer novo projeto que você queira implementar, inclusive para utilizar as tecnologias necessárias. 

O Design Thinking 

Você conhece essa importante ferramenta? Na realidade, inserimos esse tópico porque o Design Thinking é uma forma de nortear o seu projeto! Trata-se de uma cultura em que toda a empresa alinha o passo a passo pela visão do consumidor, reunindo equipes multidisciplinares para otimizar o processo. Você vai notar que esse conceito resume bem o passo a passo que falamos antes.

O Design Thinking foi criado por David Kelley e Tim Brown, da IDEO. O nascimento da ferramenta ocorreu nos anos 90, quando a dupla passou a criar soluções de maneira criativa, integrada e empática. Na realidade, a colaboração é uma palavra-chave para a aplicação do Design Thinking, que ocorre nas seguintes etapas:

Entendimento

A pesquisa é fundamental para criar novos projetos. Reúna a equipe, defina um cronograma e levante dados que possam te ajudar a entender as dores, necessidades e características do seu consumidor. 

Observação

É o momento de interpretar os seus dados. Entenda quais requisitos, qualidades e funcionalidades o seu produto precisa ter. Entenda quais problemas precisam ser resolvidos.

Ponto de Vista

Os profissionais vão debater os resultados, compartilhar os seus estudos e elencar o que é mais importante para desenvolver o produto. 

Ideação

Deixe que a criatividade corra livremente e comece a dar forma ao seu produto.

Prototipagem

Finalmente, dê vida ao seu projeto.

Teste

Teste sem parar! Entreviste consumidores, mande para os seus amigos que são público-alvo, faça pesquisas para conseguir entender o que precisa melhorar para o projeto final.

Iteração

Decida o que precisa ser melhorado e defina a versão final.

Gostou dessa maneira de iniciar novos projetos? É muito importante focar sempre nas necessidades do consumidor. Para se aprofundar nessa ferramenta, confira o nosso e-book e saiba mais sobre o Design Thinking! Se quiser conhecer mais ferramentas de gestão, indicamos o nosso artigo sobre o tema.

Gostou das dicas? Queremos te acompanhar em cada novo projeto! Conte com a Produtiva para impulsionar os resultados da sua empresa e manter a sua marca sempre em alta.

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