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Cinco erros que você não quer cometer na sua estratégia comercial

Erros na estratégia comercial podem causar grandes dores de cabeça. Por isso, é necessário formular uma estratégia adaptável, atenta ao mercado, focada no consumidor e livre de “achismos”. A pesquisa de mercado e a análise de dados são grandes aliadas para formular uma estratégia assertiva.

O que é uma estratégia comercial?

A estratégia comercial é o conjunto de fatores estratégicos aplicados ao seu modelo de negócio, desde conceitos táticos sobre gestão até planejamentos operacionais relacionados às técnicas de atendimento, vendas, posicionamento de marca e etc.

O que seria então uma boa estratégia comercial? Uma estratégia eficiente resulta em valiosos resultados pois se baseia em dados importantes sobre a sua empresa.  Se uma estratégia de vendas não traz resultados tão satisfatórios quanto se esperava, não quer dizer que exista uma estratégia infalível, mas é possível que o gestor esteja cometendo erros muito frequentes no mercado. 

Os mitos e erros que podem comprometer a sua estratégia 

Agora que já falamos sobre o conceito de estratégia comercial, vamos conversar sobre os mitos e erros mais comuns que os empreendedores podem cometer, pois qualquer deslize resulta em perda de produtividade e resultados ruins para a sua empresa.

Não conhecer o cliente

Saber o máximo sobre o seu cliente é um passo muito importante em qualquer planejamento, estratégia e posicionamento. Existem diversas culturas empresariais que centralizam o cliente, como Customer Success, Customer Experience e Customer Centricity. De forma resumida: 

Em Customer Success ou Sucesso do Cliente, a empresa compreende que o sucesso e alegria do cliente é a meta principal. Os objetivos do cliente e da marca estão alinhados, sendo assim, se um dos objetivos for atendido então, automaticamente, o outro também será.

No Customer Experience ou Experiência do Cliente, você estudará a jornada do seu cliente dentro da empresa. Desde o momento em que ele é impactado pelo seu Marketing até o pós-venda. O importante é encantar o consumidor a partir da experiência com a sua marca. 

Em Customer Centricity ou Centrado no Cliente, a cultura da sua empresa será completamente centrada nas características, personalidade, vontades e necessidades do seu cliente. Internalize essa cultura para aumentar os seus resultados e fidelizar clientes.

Não conhecer o mercado

Como falamos antes, a pesquisa de mercado é uma grande aliada da estratégia comercial ideal. Entenda o seu setor, entenda o momento pós-crise, entenda a economia. Sem uma boa pesquisa de mercado, as suas estratégias terão pouca base em dados e não serão assertivas. 

Para uma boa organização financeira da sua empresa, você precisa ficar atento aos indicadores financeiros e basear o preço de venda pensando no mercado

Ignorar a situação financeira da empresa

Toda estratégia comercial precisa ser feita com base na capacidade da sua empresa. É muito importante ponderar o orçamento antes de pensar em fechar qualquer negócio. Se quiser saber mais sobre algumas delimitações financeiras que podem ser aplicadas na sua empresa, temos artigos para indicar: descubra se você está obtendo lucro e saiba como precificar os seus produtos. 

O importante é lembrar de estudar bem o departamento financeiro e ponderar todos os custos antes de embarcar nos novos projetos e melhorias. A estratégia precisa ser realizável. 

Traçar estratégias que pensem em metas não realizáveis

Não adianta reunir e engajar todos os departamentos em uma meta impossível. Se a sua empresa só tem orçamento para X, 4X é um objetivo exaustivo para a sua equipe. Sabemos que o mercado está competitivo e queremos alcançar o máximo possível, mas todas as metas devem ser claras e todos os seus profissionais devem estar bem capacitados para atingir o que a estratégia definiu como objetivo principal. Leia um material sobre como definir metas.

Não inovar

Aconselhamos um bom material sobre pensar fora da caixa, mas lembramos que:

  • Ser inovador é não ser genérico

Não adianta arranjar soluções que não pensem nas peculiaridades do seu cliente. Quando você personaliza o seu produto, a inovação está nos detalhes.

  • A comunicação criativa é essencial

As apresentações da sua empresa, redes sociais e comunicação em geral precisam usar e abusar da criatividade. Na hora de fechar o negócio, não utilize as apresentações tradicionais e exaustivas. Preocupe-se com o seu potencial competitivo, a sua personalização e inovação.

  • Atualize as tecnologias na sua empresa

Manter os mesmos equipamentos, as mesmas fórmulas e modos de venda tradicionais acabam com a sua competitividade. Esteja atento ao que o mercado oferece para padronizar o seu atendimento e alcançar melhores resultados.

Elaborar uma boa estratégia comercial é um tema complexo, mas garantimos que você conseguirá os melhores resultados com a nossa ajuda. A Produtiva Júnior investe em inovação, capacitação da equipe e análise de dados com toda a especialização necessária para fortalecer a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso método de trabalho.

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