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Pensar fora da caixa: A inovação a alcance do seu negócio

Não é de hoje que a palavra “inovação” está dentro do vocabulário das empresas. Todos os negócios desejam estar um passo à frente do mercado. Com o isolamento social, inovar, que por muitos ainda era visto como um “plus”, algo “a mais”, ganhou caráter de urgência.

Diversas empresas migraram para o meio digital, e para ganhar destaque entre tantas, é necessário entregar muito mais do que o modelo básico de negócio prevê. Não se desespere, uma empresa com um bom planejamento estratégico consegue se adaptar e sobreviver a crises e mudanças.

O consumidor, assim como o mercado, tornou-se mais exigente com o tipo de produto e local que consome, a cobrança pelo diferencial para fidelizar o público faz a diferença entre fechar as portas ou continuar firme no mercado. Com novos modelos de negócio surgindo, os clientes estão mais abertos a novos processos, serviços e produtos, chegou a hora de criar estratégias e pensar fora da caixa.

O que é inovação?

Muitos acreditam que inovar é criar algo do zero, algo que ninguém fez até hoje. Sim, isso também é inovar, mas o conceito vai muito além de apenas criar algo novo. Inovação também é dar uma nova função a algo que existe, pensar em formas novas de se resolver determinado problema, modificar a cultura da empresa de forma a trazer benefícios aos colaboradores e uma melhora no processo, etc.

“Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza”.

(Peter Drucker)

Uma coisa é certa: qualquer pessoa ou empresa pode inovar, basta investir tempo e conhecimento.

Os diferentes tipos de inovação

Como foi dito no início deste artigo, inovar não é apenas criar novos produtos, mas também solucionar problemas e buscar benefícios para sua equipe ou comunidade em geral.

A partir disso, existem diferentes tipos de inovação e formas de inovar :

  • Inovação Incremental (ou Inovação de sustentação)

São pequenas modificações no produto ou serviço existente, visando um aumento na competitividade com a concorrência. Esse tipo de inovação aconteceu muito durante a pandemia, quando diversas empresas físicas entraram no modelo de negócio digital.

  • Inovação Radical

Nesse tipo de inovação o empreendedor modifica profundamente o produto ou serviço, em busca da criação de novas relações entre o mercado e o consumidor, além de chamar a atenção do seu público-alvo. Um exemplo foi a criação dos smartphones que revolucionou o mercado de celulares.

  • Inovação Disruptiva (ou Inovação que gera mercado)

Esse é o tipo de inovação mais impactante, pois gera uma quebra, uma desestabilização do mercado pela inserção de um novo modelo de negócio, geralmente com mais praticidade e por um menor custo. Exemplos desse tipo de inovação é a Uber que modificou a forma do mercado de táxis.

Como inserir inovação no seu negócio

A inovação, demanda investimento de recursos, e o mais valioso deles, o tempo, precisa ser utilizado corretamente, e para isso, a organização da empresa é peça-chave. 

Um mapeamento de processos eficiente auxilia na construção de um plano de gestão com foco no aumento de lucros e na diminuição de perdas de recursos. E a partir do momento em que as conexões entre as equipes são mapeadas e os gargalos identificados, é possível traçar planos concretos para melhorias, e determinar quais os agentes serão responsáveis pelos processos.

Os dados apresentam uma vantagem competitiva e trazem inúmeros benefícios para o seu negócio. Saiba mais sobre Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios.

E agora já conhecemos o que é inovar e os vários tipos de inovação, e nossa empresa já identificou seus problemas e criou soluções, chegou a hora de entender na prática como incluir a inovação no negócio:

A primeira ação que precisa ser feita é entender e implementar a inovação como cultura da própria empresa, ela precisa fazer parte do planejamento e da gestão do seu negócio. Sua equipe de colaboradores é composta por diversas competências, e ter um ambiente de trabalho acolhedor, aberto à opiniões e novas ideias, permite uma equipe bem engajada trabalhando em uníssono. Dessa forma, o empreendimento crescerá com uma nova visão, essa que é encorajada desde a diretoria. 

O segundo ponto é diferenciar criatividade de inovação. São conceitos diferentes, mas ambos caminham de mãos dadas, pois toda inovação parte de um processo criativo. A criatividade é a capacidade de produzir ideias novas, enquanto a inovação é o ato de implementar essas ideias. Olhar as coisas de forma diferente, sem ficar preso às regras e normas, colorir o mundo se preciso,  todas ações são derivados da criatividade, do ato de criar que nos leva a pensar fora da caixa.

Para ajudar na prática:

Uma lista com boas práticas a serem aplicadas aos poucos na sua empresa, um guia básico que irá nortear o seu caminho em busca do crescimento e da inovação.

  • Estimule o trabalho em equipe

Várias cabeças pensam melhor que uma, então estimule os colaboradores a trabalharem juntos. A empresa cresce quando a equipe cresce junta, e é papel do gestor mostrar que juntos irão mais longe.

  • Experimente novas abordagens

Evite a palavra “não” logo que uma ideia for apresentada. Dessa forma você não cria barreiras e incentiva que mais ideias continuem surgindo e sendo aperfeiçoadas.

  • Mantenha-se atualizado

Busque informações sobre sua concorrência, variações do mercado, mudanças no hábito do consumidor. São essas informações que vão manter você, gestor/gestora, sempre à frente do que está por vir.

  • Objetivos claros e mensuráveis

Tenha metas e objetivos, não adianta inovar sem ter um lugar onde se deseja chegar. Gerar Leads com um objetivo em mente, e depois mensurar os resultados das campanhas, vai te dar a real situação do que acontece com o seu negócio.

  • Defina metas para cada setor

Coloque metas para o setor e distribua tarefas para cada colaborador do setor, dessa forma você induz a equipe a procurar soluções inovadoras para concluir as metas.

  • Aceite que errar faz parte do processo

Na realidade, errar é ainda mais educativo que apenas acertar. Não esqueça que inovação requer coragem, então deixe o medo de lado e coloque suas ideias em prática para serem validadas. Se deu errado, volte alguns passos atrás e corrija para tentar novamente. Você e seus colaboradores ganharão mais conhecimentos a cada tentativa!

Nós da Produtiva Júnior, investimos na inovação e incentivamos toda a equipe a contribuir com ideias que irão fortalecer a empresa, e além do trabalho interno, levamos a experiência e nossa proximidade a novas ideias para nossos nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso método de trabalho.

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