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DRE: Aprenda o que é e os passos para fazer

A legislação brasileira obriga as empresas a fazerem um controle periódico da sua situação contábil, registrando em livros e relatórios específicos, apresentando as suas movimentações, transações e posições econômicas e financeiras.

Por esse motivo, é necessário que todas as organizações tenham um Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), uma vez que é uma forma de reproduzir o resumo dos resultados operacionais e não operacionais de um negócio em um período.

Além da DRE, toda pessoa jurídica também deve elaborar o balanço patrimonial, que tem por objetivo avaliar a situação patrimonial e financeira de um negócio, em um determinado período de tempo.

Porém, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o que é DRE e como ela pode contribuir para a gestão financeira do seu negócio. Entenda melhor abaixo.

O que é uma DRE?

Na contabilidade, DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício

Ela é uma ferramenta na qual se coloca o resumo financeiro de todos os resultados operacionais e não operacionais de empresa em um determinado período. 

Dessa forma, ela evidencia se as operações da organização estão gerando um lucro ou prejuízo dentro desse intervalo de tempo.

Sendo assim, uma DRE, irá realizar o confronto dos indicadores de receitas, despesas, custos e investimentos para evidenciar o resultado líquido da empresa.

Do ponto de vista legal, basta cumprir a DRE anualmente. No entanto, aconselha-se que o resultado seja acompanhado em períodos menores tempo, de forma simplificada, para fins de gestão.

Portanto, se você já teve dificuldades para compreender os lucros (ou prejuízos) do seu negócio, a DRE é a solução perfeita para você. 

Portanto, trata-se de uma forma organizada e visual para analisar as receitas e despesas que impactam nos resultados de forma mais aprofundada.

Por que ela a DRE é importante para sua empresa?

A DRE é importante para qualquer empresa avaliar cada etapa, desde a operação até a gestão, e assim tomar mais decisões assertivas e estratégicas.

Assim, com uma DRE elaborada corretamente, o gestor pode obter informações financeiras muito relevantes. 

Algumas delas são:

  • Total de despesas da organização;
  • Custos relacionados aos produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Impostos sobre receitas;
  • Lucro ou prejuízo dado pelas operações.

No entanto, é importante ressaltar que a utilização da DRE não deve limitar-se aos fins fiscais ou legais. Como já citado, essa ferramenta é muito útil para pautar as decisões de um gestor e traçar metas e objetivos para a empresa. 

Assim, a partir dos resultados e informações obtidas torna-se possível realizar uma análise crítica dos números apresentados, entender a eficiência das práticas adotadas e ainda planejar cenários para as operações buscando uma economia financeira e um melhor gerenciamento dos seus recursos.

Como fazer o DRE de uma empresa?

Antes de você começar a montar a DRE de sua empresa é muito importante que entenda todos os critérios de escrituração e assim obter o valor correspondente.

Receita bruta

A receita bruta corresponde ao faturamento gerado por todas as vendas e prestações de serviço realizadas.

Deduções 

As deduções são os valores referentes aos impostos sobre a venda, descontos oferecidos e outros relacionados.

Receita líquida

A receita líquida é o equivalente à receita bruta sem as deduções.

Custos 

Os custos correspondem aos gastos relacionados à compra, fabricação e/ou preparação do produto ou serviço.

Nessa categoria podemos encontrar o CMV (Custo da Mercadoria Vendida), CPV (Custo dos Produtos Vendidos) ou o CSP (Custo dos Serviços Prestados).

Lucro bruto 

O lucro bruto é a receita líquida após subtrair os custos.

Despesas administrativas

As despesas administrativas correspondem às despesas necessárias para o funcionamento da empresa e sua gestão, como, por exemplo:

  • Aluguel;
  • Energia elétrica;
  • Água;
  • Internet;
  • Telefone;
  • Material de escritório;
  • Folha de pagamento; 
  • Licença de softwares;
  • Seguros e outros.

Despesas com vendas 

As despesas com vendas englobam todos as despesas envolvidas na venda do produto ou serviço, desde a mercadoria e os materiais necessários à prestação de serviços, até a comissão de vendedores, brindes e outros gastos diretos.

Despesas financeiras 

As despesas financeiras tratam-se de juros pagos, despesas bancárias ou juros concedidos.

Resultado operacional líquido ou margem de contribuição 

O resultado operacional líquido, ou a margem de contribuição, é o valor que se tem após as deduções e antes do Imposto de Renda.

Resultado líquido 

O resultado líquido é o valor final obtido pela DRE considerando todas as entradas e saídas.

Após entendido os conceitos que compõem a DRE de uma empresa, para que você consiga colocar em prática o que foi visto basta seguir a estrutura do modelo abaixo:

Receita Bruta
(-) Deduções e abatimentos
(=) Receita Líquida
(-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas com Vendas
(-) Despesas Administrativas
(-) Despesas Financeiras
(=) Resultado Antes IRPJ CSLL
(-) Provisões IRPJ E CSLL
(=) Resultado Líquido.

Conclusão

Por fim, entendemos que a organização financeira da empresa é extremamente importante para o sucesso de um negócio.

Então a utilização do modelo de DRE fará com que sua organização possa orientar suas atividades com base nos resultados.

Espero que tenha gostado do conteúdo e que esse modelo seja implantado na sua empresa e possa te ajudar a alcançar cada vez mais sucesso.

Caso tenha ficado alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudar.

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