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Estoque parado: Entenda as consequências e como evitar

“Estoque parado é dinheiro parado”

Você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da sua vida, principalmente, no meio empresarial.

Porém, você tem noção das consequências que um baixo giro dos seus produtos podem trazer para a sua empresa?

Então, sabendo que uma das grandes dores das organizações está relacionada às dificuldades de diminuir o estoque parado, decidi preparar esse conteúdo a fim de auxiliar gestores como você!

Vamos falar sobre as consequências e como você pode evitar esse empecilho.

Quer aprender a lidar com o estoque parado da sua empresa? Continue lendo.

Quais são as consequências para a minha empresa?

Estamos passando por um momento crítico de pandemia, o qual exige que as empresas enxuguem os custos e utilizem seus recursos de forma eficiente.

que a movimentação comercial no país foi reduzida consideravelmente.

Ainda assim, muitos empresários ainda enxergam o estoque com um grande volume de produtos como um indicador de prosperidade da sua empresa.

Porém, isso pode estar afetando consideravelmente a saúde financeira da organização.

Então, para você saber um pouco sobre essas consequências negativas desse problema, elenquei algumas das mais significativas abaixo:

Baixo capital de Giro

Ao realizar a compra e armazenamento do seu produto, foi necessária a aplicação de capital, a fim de obter um retorno financeiro futuro.

Dessa forma, com o estoque parado você não tem o saldo positivo do seu investimento.

Como seu dinheiro foi investido na compra e armazenagem da mercadoria, o seu capital de giro é diminuído, visto que o valor aplicado poderia ser utilizado melhor em outras áreas da sua empresa ou em oportunidades de mercado favoráveis. 

Perda de produtos

A partir do momento que um produto é armazenado, é possível que ele sofra algumas consequências negativas com o passar do tempo, impossibilitando sua venda futura.

Pois, ao passarem muito tempo armazenados, podem sofrer avarias, fazendo com que os produtos percam a validade, sendo muito comum no ramo alimentício.

Outro exemplo é o mercado de eletrônicos, que possui uma frenética mudança de gerações dos seus produtos, que acaba deixando alguns obsoletos com o passar do tempo. 

Além disso, a perda de produtos por sazonalidade é algo muito comum.

Pois, produtos que são comercializados majoritariamente em determinadas épocas do ano, não conseguem ter um giro efetivo e acabam-se virando desperdício.

Aumento do custo de manutenção

Além da falta de capital de giro e da perda de produtos, outro malefício relacionado ao estoque parado são os custos que envolvem sua própria manutenção.

Podemos citar, principalmente: gastos com a estrutura de armazenagem física, como aluguel, impostos, maquinários.

Já caso os produtos precisem de condições específicas de armazenagem que necessitem de energia elétrica, seu custo é ainda maior

Ademais, podemos citar custos com a segurança do local (vigias, sistemas de segurança, câmeras e alarmes), que são necessários para evitar perda de produtos por furto.

E, para a organização, possuem custos relacionados aos salários de funcionários encarregados de realizar a estocagem.

E como evitar o estoque parado?

Ok, você já entendeu as consequências negativas em possuir um estoque parado na sua empresa e que isso é sinônimo de prejuízo.

Então, vamos para o mais importante: como evitar na sua organização?

Uma boa gestão de estoque

O primeiro passo para evitar qualquer problema relacionado ao armazenamento de produtos, como o estoque parado, é possuir uma boa gestão de estoque.

Toda empresa que trabalhe com mercadorias necessita de uma gestão bem feita. Caso necessário, invista em um sistema que seja capaz de realizar o controle de entradas e saídas, além de uma contagem de inventário.

Caso não seja viável, o investimento em um software de gestão, é importante que essas movimentações sejam registradas e, periodicamente, alimentada em planilhas de estoque.

Assim, é possível ter uma visão mais analítica das suas mercadorias, a fim de traçar planos de ação no futuro.

Diagnóstico e Curva ABC

Com dados assertivos dos seus produtos sistematizados, fica fácil realizar um diagnóstico da sua situação atual.

E, com esses insumos, você pode fazer uma curva ABC para seu estoque de produtos.

Essa ferramenta serve para analisar quais produtos trazem maior retorno para a sua empresa, classificando-os de acordo com critérios como faturamento, lucro e volume de venda.

Com isso, você pode observar os produtos que não estão trazendo tanto retorno para sua empresa e atuar em cima disso.

Já que o gasto com o armazenamento e na compra da mercadoria não está sendo positivo, podem-se criar promoções para dar saída àquele produto.

Previsão de demanda

Muitas gestores realizam a compra dos seus produtos no feeling, ou seja, com base na experiência de mercado e não com um aval técnico/quantitativo.

Isso pode ser bastante prejudicial no futuro, visto que podem ocorrer demandas não previstas inicialmente e influenciando na compra de mercadoria que não atenda a demanda real dos clientes.

gráficos de previsão de demanda
Imagem de Colin Behrens por Pixabay

Por isso, entramos com a importância da previsão de demanda, já que ela permite que se tenha um entendimento do comportamento dos seus compradores de forma que auxilie nas tomadas de decisões no momento de comprar e estocar.

A principal importância do estudo está relacionada a garantir que produtos não faltarão aos consumidores, além de indicar quais produtos não são demandados e que fazem com que a viabilidade da sua comercialização seja repensada.

Marketing dos seus produtos

A maneira que seu produto/serviço é exposto ao mercado é essencial para a sua movimentação e aceitação do público.

Assim, se você ainda não investiu na área de marketing, é importante que faça quanto antes, já que é fundamental para impulsionar as suas vendas e que seu estoque possua um giro favorável. 

Por fim, é importante que o gestor tenha conhecimento da sua buyer persona, ou seja, aquele cliente ideal para seu negócio.

Pois, ao saber suas preferências de consumo, a sua empresa pode criar maneiras de divulgar seu produto para o consumidor certo, aumentando as chances de venda da mercadoria.

Conclusão

Ter muito estoque, para muitos empreendedores, é sinônimo de fartura. Porém, com esse mesmo estoque, vem custos de manutenção que podem acabar com a saúde financeira do negócio.

Por isso, sempre fique atento nas dicas que dei para que seu negócio sempre tenha a quantidade certa de produto e evite custos desnecessários.

Lembre-se, como falei no começo do texto, estoque parado é dinheiro parado.

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