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Home Office: 5 dicas fundamentais para implementar na sua empresa

O trabalho home office se tornou essencial na atual conjuntura de pandemia. Por isso, fizemos este artigo para você aprender a lidar com essa situação. Confira o que você vai aprender aqui:

Por que fazer Home Office?

Nas últimas semanas passamos a viver em uma situação há algum tempo não vivenciada em nossa história: uma pandemia global. O mundo inteiro está falando sobre o Coronavírus: o que ele é, o quanto ele está afetando o Brasil e o mundo e o quanto ele está influenciando no mercado nacional e internacional. Devido aos cuidados extremamente necessários que ele demanda no que diz respeito ao contato humano, é preciso que as empresas busquem se adaptar a um trabalho presencial mínimo ou inexistente.

Nesse sentido, após mostrar o que fazer para que sua empresa não pare diante da situação global que vivemos do Coronavírus, eu trouxe para você a perspectiva do trabalho home office para que, dentro do possível, sua organização continue funcionando da melhor forma à distância, seguindo todas as recomendações previstas no cenário atual. Por isso, separei cinco dicas de como tornar este modo de executar atividades mais eficaz!

5 dicas fundamentais para implementar Home Office na sua empresa

1- Disponibilize, atualize e contextualize as informações

Para qualquer trabalho, a informação deve estar disponível, atualizada e contextualizada, mas quando se trata do remoto isso se torna ainda mais essencial. É preciso que você disponibilize os recursos necessários para que a equipe cumpra as atividades, de modo a sempre haver um acesso facilitado aos documentos, decisões e qualquer outra informação por plataformas de armazenamento em nuvem

Além disso, faz-se imprescindível que tenham atualizações constantes da informação, bem como elas sejam passadas de maneira completa, pois os colaboradores precisam compreender o que lhes está sendo passado e se manter inteirados com as novidades da organização.

2- Escolha ferramentas adequadas para cada situação

É importante que não haja a inserção de diversas ferramentas ao mesmo tempo porque a probabilidade é que isso confunda os colaboradores o e atrapalhe a gestão do trabalho home office. Por isso, setorize as ferramentas:

  • Para gerenciamento de atividades utilizar daquelas que permitam uma visualização completa da atividade, bem como a definição de responsáveis e prazos, tais quais Asana, Trello ou Pipefy.
  • Para armazenamento de documentos podem ser utilizadas as plataformas de armazenamento em nuvem;
  • Para reuniões, em complemento ao já conhecido e-mail para repasse, é interessante utilizar ferramentas que permitam um contato entre as pessoas por videoconferência, como Skype, Hangouts e Zoom (sendo esse último pago a depender do pacote).

Assim, definindo uma ferramenta para cada situação, a empresa poderá criar rotinas e fazer um acompanhamento melhor dos processos e projetos que estão acontecendo.

3- Defina as metas e como elas serão acompanhadas

Por mais que a equipe seja plural e trabalhe de acordo com seu ritmo (o que deve ser motivado por parte de quem está liderando), faz-se importante haver a definição de quais atividades devem acontecer e de que forma elas serão acompanhadas. Nesse contexto, um fator a ser levado em consideração é que a quantidade de horas que um colaborador passa utilizando o computador não é necessariamente proporcional à qualidade de sua entrega. 

Por isso, meça o trabalho e desempenho do seu time com base no resultado que cada um está entregando, de modo a tornar a cobrança mais assertiva e menos robótica. Ademais, compreenda a forma que seu time funciona para definir a periodicidade dos checkpoints de acompanhamento e como eles serão desenvolvidos.

4- Mostre aos colaboradores formas de trabalhar home office

Assim como você, as pessoas que estão trabalhando na sua equipe provavelmente nunca passaram por uma experiência de trabalho remoto. Dessa maneira, busque e envie a eles constantemente dicas e materiais que possam auxiliá-los a como desenvolver suas atividades de forma que eles sejam produtivos e continuem executando as tarefas com a qualidade esperada. 

O principal ponto de se trabalhar em casa é compreender a diferença entre os momentos de trabalho e os de relaxamento ou lazer, por isso, busque estar reiterando para os colaboradores a importância deles terem esse aspecto bem distinguido.

5- Converse com a sua equipe!

Esse é o ponto mais importante a ser tratado: por mais que você não esteja pessoalmente com as pessoas da sua empresa, esteja com elas! Isso é imprescindível para se criar confiança entre o time, podendo ser feito por meio de discussões virtuais com todos presentes em que cada colaborador tenha espaço para falar como está se sentindo frente à situação, bem como dar sugestões de como melhorar a proximidade entre todos. 

Além disso, é interessante haver um contato pessoal e direto entre o líder e os liderados, pelo meio de comunicação que se adequar melhor a cada pessoa da equipe, de maneira que você se mostre aberto a ouvir e compreender o seu time.

Com isso, será possível que você consiga delegar melhor as atividades para seus colaboradores e seja mais assertivo em como tornar essa situação inesperada em um motor para que sua empresa não pare, mesmo seguindo os cuidados necessários para prevenir uma piora no cenário atual.

Conte com o apoio da Produtiva Júnior

Estamos inteiramente à disposição para tirar dúvidas e auxiliar você e sua empresa a passarem por esse contexto adverso, é só entrar em contato conosco! Enfrentaremos isso juntos! 

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