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O que fazer para sua empresa não parar diante do Coronavírus?

Os cuidados preventivos diante do cenário vivido atualmente com a pandemia do Coronavírus são muitos.

Pensar no bem estar individual e do próximo, é de extrema importância. Por isso, é interessante que nós, empreendedores, nos moldemos a realidade que se direciona para trabalhos remotos.

Dessa maneira, pensar estrategicamente para que melhorias e inovações sejam implementadas é de extrema relevância. 

Reestruture os setores da sua empresa

Uma das maiores dificuldades vividas rotineiramente pelas empresas, é a de conciliar o tempo para conseguir realizar as atividades diárias e para conseguir também implementar melhorias e reestruturar processos, serviços e cargos.

Assim, nota-se a oportunidade agora, de focar nessas reestruturações que estão sendo requeridas há um tempo.

Por isso, para facilitar a identificação do que precisa ser feito, avalie individualmente os processos da sua empresa, realizando sempre anotações e observações acerca de cada etapa, e aproveite para fazer uma matriz SWOT do seu negócio.

A partir das análises realizadas, liste todas as melhorias que precisam ser implementadas.

Então, com os pontos de melhorias listados, estabeleça responsáveis por colocar para frente as estruturações e elenque prazos para que se torne palpável a finalização daquilo que está sendo construído. 

Estude o mercado e a sua concorrência

O entendimento do mercado em que está inserido e o reconhecimento da concorrência, são fatores que também auxiliam no estabelecimento de novas estratégias.  

Se manter atualizado e atento aos desejos e necessidades dos clientes e dos potenciais clientes é necessário frente às diversas mudanças que presenciamos diariamente no mercado.

Por isso, durante esse período de home office, aproveite para estudar sobre o mercado, por meio de artigos, dados estatísticos, notícias, cenários da economia e aproveite para, quem sabe, rodar uma pesquisa via formulário ou via telefone com clientes e potenciais clientes.

Entender a concorrência também é primordial para desenvolver o autoconhecimento sobre o seu negócio.

Compreender algumas questões é de suma importância. Por isso, algumas perguntas que podem ser respondidas durante esse período são:

  • O serviço que você oferece consegue competir com outras empresas?
  • O produto que você oferta, possui diferenciais competitivos? Como você está se posicionando digitalmente?
  • E a concorrência? Quais estratégias de marketing estão sendo desenvolvidas? 

Uma forma simples de entender um pouco mais sobre os concorrentes, é avaliando diversas variáveis por meio das suas mídias sociais (site, instagram, linkedin, facebook).

Pense no desenvolvimento de novas soluções para o mercado

Agora que você já entende o que o mercado está pedindo, o que os consumidores estão almejando e o que os concorrentes estão oferecendo, torna-se possível realizar brainstorms virtuais.

Junto a equipe de trabalho, pense em novas soluções para o negócio fazendo perguntas como:

  • O que vocês ainda não desenvolveram que faria muito sentido de ser desenvolvido e ofertado no mercado?
  • Quais são as necessidades que essa solução supriria?
  • Se as suas soluções já suprem todas as necessidades que você gostaria, pense então em melhorias que podem ser desenvolvidas para elas.
  • O que pode ser feito para que o seu serviço ou para que o seu produto consiga alcançar uma maior satisfação de quem o consome?

Promova capacitações online para os times

Com seu time trabalhando de home office e com algumas atividades reduzidas, sobra tempo para capacitá-los, certo?

Aproveite esse período para listar, junto a eles, quais poderiam ser os treinamentos oferecidos, seja por meio de cursos online ou até mesmo através de capacitações ministradas virtualmente pelos próprios membros da empresa que se disponibilizassem a realizá-los. 

Existe uma quantidade vasta de cursos online gratuitos e pagos sobre diversos assuntos.

Além disso, a internet está recheada de post blogs, ebooks, infográficos, livros em PDF, que podem auxiliar também na evolução intelectual dos colaboradores.

Estimule-os a adentrar nessa onda de capacitações. 

Planeje o financeiro para desenvolver cenários futuros e estruturar planos de ação para todos eles 

Caso você tenha dados financeiros e históricos na empresa, é de suma importância que uma análise mais crítica acerca do desempenho dos últimos meses seja feita.

Avaliar indicadores financeiros e estabelecer cenários, a partir das métricas analisadas e do reconhecimento das necessidades gerais da empresa, é extremamente importante.

Portanto, cenários pessimistas, realistas e otimistas podem e devem ser desenvolvidos para, pelo menos, os próximos 3 meses.

Diante de uma crise, é de suma relevância que o negócio gerencie riscos e mantenha planejamentos estratégicos e financeiros sendo realizados e atualizados periodicamente. 

Conclusão

Essas são algumas dicas de ações que podem ser tomadas durante esse período crise.

É possível não parar diante do coronavírus e ainda assim manter os cuidados necessários para que as prevenções ocorram.

Tudo foi falado de maneira mais geral para que você gaste o seu tempo estruturando ações com a sua equipe.

Porém, estamos inteiramente a disposição para auxiliar na aplicação das dicas.

Vamos enfrentar isso juntos! Entre em contato com a gente para entender como podemos te ajudar.

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