A gamificação, também conhecida por alguns como gamification, é um estratégia que vem sido utilizada para aumentar o engajamento dos funcionários no trabalho. Ela consiste na aplicação de técnicas de jogos dentro do funcionamento das empresas, não sendo necessário criar um jogo em si para que ela rode perfeitamente.
Desde a antiguidade o ser humano sempre demonstrou grande interesse por qualquer tipo de jogo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo NPD Group, 82% dos brasileiros com idades entre 13 e 59 anos jogam algum tipo de game. Tendo em vista isso, a implementação dessa metodologia dentro de uma empresa não é nada mais que um movimento estratégico para engajar os funcionários nas atividades, uma vez que ela instiga características inerentes ao ser humano, como a competitividade e a cooperação, que quando atreladas ao meio empresarial impulsionam a performance dos colaboradores.
Jane McGonigal, uma das maiores referências no assunto hoje em dia, defende que o sucesso da gamification ocorre devido ao fato dela se estruturar em 4 fatores, são eles: metas, regras, feedback e participação voluntária.
As metas já são algo presentes na maioria das empresas nos dias de hoje, elas fazem com que os colaboradores sejam movidos a atingir um objetivo. Na gamificação eles são utilizadas como marcos, que quando ultrapassados indicam que o jogador concluiu algum nível e até mesmo o próprio jogo.
Em todo jogo existem regras, essas guiam os jogadores a como agir em busca de suas metas. Nas empresas não é diferente, todos os funcionário aceitam seguir um conjunto de regras ao serem efetivados como colaborador e essas os norteiam aos objetivos da empresa durante toda sua jornada dentro dela.
Os jogos sempre buscam orientar seus players a como conseguirem ter seu melhor rendimento, seja através de caixas de mensagens com dicas ou até mesmo moedas que são convertidas em pontos ou vidas. Da mesma forma, a empresa deve sempre guiar seus membros e isso é possível através de feedbacks que irão expor os desempenhos cada de um, os fazendo perceber o que precisa continuar sendo feito e o que precisa ser melhorado.
Uma vez que o funcionário estiver conscientizado através das metas, regras e feedbacks ele esse sentirá mais incentivado e motivado a participar voluntariamente do jogo, agindo assim de maneira mais proativa dentro da empresa e dando melhores resultados.
Para aplicar as técnicas de jogos dentro da sua empresa é necessário que você saiba com qual objetivo deseja atrelá-la. Desta forma sugiro que sejam seguidos os seguintes passos listados abaixo:
Uma vez que você consiga entender as personas de jogo dos seus membros, será mais fácil saber como fazer cada um deles participar voluntariamente e assim aplicar a gamificação para empresa será mais simples.
Entendeu o conceito de Gamificação? Agora é ir atrás de achar o game que se encaixe perfeitamente na sua empresa! Achei uma lista que vai poder te dar algumas outras referências de gamificação. Também temos outros conteúdos que abordam esse mesmo tema aqui no nosso blog!
Qualquer dúvida que tenha ficado, é só falar conosco. Acompanhe a Produtiva Jr. também em nosso Instagram, você vai ficar sempre atualizado sobre mais conteúdos como esse!