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Conheça os primeiros passos para se iniciar um negócio

Acredito que se você está lendo isso, já deve ter parado para pensar em construir seu próprio negócio e ser dono de sua própria empresa. Pois é… Atualmente uma das vertentes que mais cresce no mercado é o empreendedorismo. Uma pesquisa realizada pela Exame em março de 2019, hoje em dia em torno de 52 milhões de brasileiros possuem seu próprio negócio, fazendo com que o país chegasse a 38% em sua taxa de empreendedorismo.

Apesar de ser uma realidade cada vez mais presente no Brasil e que, com o passar do tempo, cresce cada vez mais, o cenário das empresas entrantes no mercado chega a ser preocupante, tendo em vista que, segundo o SEBRAE, um estudo realizado em agosto de 2018 apresentou que 1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos no mercado e, aquelas que conseguem permanecer, possuem um desempenho abaixo do esperado.

Essa realidade se dá pelo fato de que essas pessoas, que possuem o mesmo desejo que o seu, não sabem os primeiros passos para se iniciar um negócio. Por isso, separei aqui 5 dicas para você começar seu negócio:

1. Possua um diferencial

O principal equívoco de alguém que abre seu próprio negócio atualmente é não pensar em um diferencial que seu produto ou serviço pode oferecer no mercado. Isso não significa ter algo extremamente inovador e que não existe existe em nenhum lugar. Pode ser algo simples ou alguma ideia que já exista moldada de acordo com seu negócio que agregue valor ao cliente final. Esse foi o caso do Rappi.

Apesar de já haver outro aplicativo no mercado com a ideia de entregar refeições em domicílio, o criador do Rappi pensou no porquê entregar apenas refeições quando se pode realizar o delivery de outros produtos, fazendo com que que em junho de 2019 o aplicativo já possuísse dois mil funcionários, 3,6 milhões de usuários (800 mil só no Brasil) e chegasse a ter 11 mil pedidos por hora.

2.Entenda o mercado que está inserido

Após saber de forma clara sua ideia e proposta de valor, ou seja, o que deseja agregar de diferencial aos seus clientes, está na hora de entender como o mercado que estará inserido funciona e estudar como será sua atuação nele. Para isso, é importante que você compreenda as oportunidades do segmento que atuará, as oscilações na economia, cases de sucessos de empresas no ramo e entre outros dados.

Não fique preso apenas a cidade ou município que irá construir seu negócio, analise também o cenário regional, nacional e até internacional. Isso será importante para, por exemplo, definir o local de abertura de alguma loja física ou então pontos para divulgação do negócio de acordo com seu público alvo.

3. Tenha um bom controle financeiro

Questões financeiras dentro de uma empresa é igual a bola neve, basta um descuido para aquilo trazer futuras consequências. Por isso, procure desde o início possuir alguma planilha, sistema ou até mesmo um livro caixa (em último dos casos) para poder controlar todas as entradas e saídas do seu negócio. Com o passar do tempo, já será possível você analisar alguns pontos a partir de um compilado de dados financeiros.

De início, sugiro que todas as entradas que obtiver sejam voltadas para quitar dívidas e gastos utilizados para abrir o negócio e também para reinvestimentos na empresa. Posteriormente, caso as entradas estejam suprindo essas necessidades, você poderá separar pequenas quantias para fins próprios.   

4.Invista em marketing digital

           

Segundo a EXAME, em 2018 o marketing digital já estava sendo o principal meio de investimento para publicidade, utilizado em empresas de diversos portes e segmentos devido às suas vantagens e diferenciais.

De fato o principal canal de alcance de clientes atualmente são as mídias sociais, tendo o Facebook e Instagram como destaques. Entretanto, para se investir em marketing digital é importante saber o público que quer atingir, sabendo que a utilização, por exemplo, do Instagram se dá entre jovens de 16 a 29 anos e já o linkedin entre pessoas de 30 a 49 anos (predominantemente por pessoas já inseridas no mercado de trabalho). Separei aqui um site que dá 5 dicas para divulgar seu negócio nas redes sociais.

5. Estabeleça indicadores

Por fim, após passar pelos 4 pontos anteriores, é necessário que você saiba se o desempenho do seu negócio está indo de acordo com as expectativas iniciais e está trazendo retornos positivos para a empresa. Dessa forma, é de grande importância que você trace metas e indicadores de médio a longo prazo para poder aplicar planos de ação de acordo com os resultados do negócio. Aqui está um conteúdo no nosso blog sobre como traçar metas e indicadores para sua empresa.

Business Model Canvas

Para que você possua uma visão clara do seu negócio, trouxe uma ferramenta que dividirá sua empresa em 4 áreas essenciais, sendo elas voltadas para o entendimento do que seu negócio oferece ao mercado, para quem é ofertado, como se dá sua atuação e quanto se dá a respeito das entradas e saídas. O Business Model Canvas é um recurso utilizado para estabelecer o modelo de negócio desejado com base em 9 blocos ou diretrizes pré-determinadas, como mostra a imagem a seguir:

Proposta de valor: O que sua empresa irá oferecer ao mercado que agregará valor ao cliente.

Segmento de clientes: Qual o público alvo da sua empresa e qual segmento de clientes você quer atingir.

Relacionamento com clientes: Como sua empresa manterá o relacionamento com os clientes.

Canais de distribuição: Como as pessoas terão acesso ao seu negócio e conhecerão a marca.

Atividades principais: Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor.

Recursos principais: Quais são os recursos necessários para realizar as atividades principais.

Parcerias principais: Quem são os principais parceiros da sua empresa que farão com que o negócio alavanque no mercado.

Estrutura de custos: Quais são os gastos necessários para que o modelo de negócio possa se manter no mercado.

Fontes de receitas: Quais as formas de obter receita por meio da proposta de valor.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito do assunto ou queira uma ajuda para montar seu próprio negócio, entre em contato conosco! Será um grande prazer construir junto contigo o direcionamento da sua empresa.

 

 

 

 

 

 

 

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