Jogos estão sempre presentes no nosso cotidiano, estimulando a competitividade, o alcance de metas e a concentração. Então, que tal utilizar a gamificação dentro do seu negócio, como forma de motivar sua equipe em prol de objetivos estabelecidos ou com a intenção de contornar alguma situação?
Qualquer meta se torna facilitada quando envolta por uma equipe engajada, entretanto, na sociedade moderna, manter o foco em meio a tantas distrações se torna um constante desafio. Por isso, a inserção dos jogos dentro da empresa atuaria tornando o trabalho mais prazeroso, passando a ser visualizado pelos funcionários não apenas como uma obrigação social, mas como algo que os estimulam e os desafiam a ser cada vez melhores.
E é nesse sentido que se insere a gamificação, uma estratégia em que são aplicados elementos de jogos em atividades de rotina, de modo que seja possível aumentar o engajamento dos colaboradores, fomentar a cultura organizacional, solucionar problemas e melhorar o aprendizado de forma prática e dinâmica e em qualquer segmento do mercado.
Depende de sua escolha a entrega de bonificações aos funcionários que melhor se posicionaram no ranking ou a implantação de planos de punição aos mais negativados. Essa é uma estratégia que estimula ainda mais a realização de tarefas benéficas e ajuda a evitar atitudes que possam prejudicar a empresa.
Entretanto, a simples visualização da posição e da pontuação acumulada, funciona como um feedback (você pode ler mais sobre isso em 5 dicas de como aumentar a produtividade da sua equipe) imediato do progresso alcançado. Assim, os colaboradores ficam cientes de quais ações que tomaram foram consideradas positivas ou negativas, o que estimula o esforço para busca de melhoria nos resultados ou para mantê-los, caso já estejam satisfatórios.
Assim, os erros não serão mais vistos como algo negativo e desestimulante, mas serão encarados como um incentivo para tentar algo novo e contemplar o que deu errado nos procedimentos anteriores, de forma a evitar que tais falhas voltem a ser cometidas.
Antes de tudo, é necessário validar o que se pretende atingir com a gamificação. Para isso, você pode realizar um mapeamento dos processos e, com isso, identificar quais os pontos de melhoria, quais os gargalos que afetam a empresa, quais as dificuldades encontradas pelos colaboradores e, por fim, definir quais as metas pretendidas.
A partir dessa análise, você pode estabelecer, com facilidade, as tarefas que precisam ser realizadas para alcançar seus objetivos ou contornar algum ponto de melhoria, atribuindo um peso a cada uma delas, de acordo com seu grau de relevância. Dessa forma, quando o funcionário realizar qualquer uma das atividades definidas, receberá uma pontuação condizente com o peso atribuído.
Ao fim de cada período, as pontuações de cada funcionário são somadas e o ranking é gerado para ser divulgado. Sugiro que apenas as primeiras posições ficam visíveis para toda empresa, e que as colocações de cada um sejam informadas de forma individual. Entretanto, o método como essas informações são repassadas é estabelecido de acordo com as preferências de cada empresa.
As ações que farão parte do processo devem atender aos quesitos propostos pela gamificação e ser capazes de estimular a competitividade sadia dos funcionários, estabelecer metas que possam ser atingidas por todos e que motivem a superação constante.
Então, para que o projeto obtenha sucesso, ele deve ser internalizado pelos participantes, por isso, precisa de um propósito claro e que faça sentido para todos. Dessa forma, é importante que a empresa seja transparente e compartilhe seus objetivos com os funcionários, para que passem a ser deles também.
Para que você entenda melhor o funcionamento dessa ferramenta, trarei aqui um exemplo:
Digamos que a gamificação esteja sendo implementada em uma empresa que trabalha com serviços de manutenções personalizadas, que cada funcionário tem especializações específicas e que muitos dos serviços estão sendo entregues fora do prazo.
COLABORADOR 1 | |||
ATIVIDADE | PESO | FREQUÊNCIA | TOTAL |
CAPACITAÇÃO EM UM NOVO SERVIÇO | 3 | 0 | 0 |
ULTRAPASSAR A MÉDIA DE SERVIÇOS REALIZADOS POR SEMANA | 2 | 0 | 0 |
INFRAÇÃO DE UM VALOR DA EMPRESA | -2 | 0 | 0 |
ATRASO NA ENTREGA DO SERVIÇO | -3 | 0 | 0 |
Esta tabela, que apesar de ser baseada em uma rápida e pequena análise da situação da empresa e trazer poucas tarefas, demonstra, visualmente, de que forma as atividades podem ser relacionadas com as observações realizadas e com os pontos de melhoria definidos.
Na prática, sua tabela pode conter quantos pontos desejar e achar necessário para atender o que foi planejado.
Este foi apenas um exemplo fictício, mas diversas empresas vêm alcançando resultados incríveis com a implementação de práticas de gamificação. Veja aqui algumas delas.
Através da gamificação, você passa a trabalhar com uma equipe mais engajada e, através de uma equipe mais engajada, você atinge melhor desempenho, competitividade e consegue alcançar suas metas com maior facilidade.
Listei abaixo algumas das vantagens já observadas com a implementação da gamificação empresarial:
Com isso, nota-se os efeitos da simples implementação da prática de jogos no cotidiano empresarial, que contribui para o alcance das mais variadas intenções, se encaixando em todos os segmentos de mercado possíveis e sendo moldável à motivação de qualquer perfil de equipe.
Então, conheça sua equipe e o que a engaja, defina suas metas, analise o que precisa ser melhorado e alavanque seus resultados através da gamificação!
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