A cultura é basicamente a personalidade de uma empresa, ou seja, a forma com que ela se comporta diante das suas atividades do dia a dia. Uma vez que isso tudo está diretamente relacionado às pessoas, elas serão o principal meio para que uma empresa possa trabalhar uma cultura organizacional voltada para resultados. Por isso, preparei para um você, 5 passos essenciais para te auxiliar a construir essa cultura. Acompanha comigo:
A construção da cultura organizacional, deve ter como base o planejamento estratégico da empresa, para alinhar as práticas da rotina à sua missão, visão e valores. Inicialmente, o comportamento do corpo de liderança da empresa deve estar sempre ajustado com essas características, porque o processo de criação de uma cultura de resultados, dentro das empresas, principalmente as de menor porte, se dá muito por meio do exemplo.
Após isso, deve ser criado um senso de propósito para o funcionamento da organização, visto que nos dias de hoje, as pessoas estão cada vez mais propensas a fazer parte de um trabalho que tenha uma causa maior. E a sua missão deve, portanto, inspirar e fazer com que todos os colaboradores entendam a sua importância não apenas dentro da empresa, mas também no atingimento dessa visão mais abrangente.
Em outras palavras, se o seu colaborador não tem o entendimento de como suas tarefas se conectam com a visão da empresa, as chances dele não se empenhar tanto, por não entender a razão de estar realizando aquilo, são altas.
A partir da estruturação da cultura, é importante entender como fazer ela funcionar na prática. E como tudo está relacionado com pessoas, é muito importante que o processo de atração e seleção de novos colaboradores seja feito em total alinhamento com a cultura desenvolvida, porque isso será fundamental para a contratação das pessoas certas nessa busca por resultados. Ainda durante o processo, é importante observar o quanto os candidatos têm identificação com os valores definidos pela empresa, além de analisar o potencial de adaptabilidade aos desafios enfrentados na sua rotina.
Essa identificação pode ser feita através de desafios em equipe que explorem a postura esperada de um membro da empresa, e o quanto o candidato consegue realizar o que foi pedido com a qualidade e/ou esforço necessária, a fim de garantir que, caso efetivado, ele possa oferecer bons resultados com maior durabilidade na organização.
Também é possível analisar o alinhamento dos candidatos durante o processo de entrevistas. Através de perguntas simples como “O quanto você se considera proativo?” (supondo que essa seja esse um dos valores da empresa), e em seguida pedir para ele conta uma história em que ele demonstrou esse valor e apresentou resultados para a organização.
Sei que manter funcionários engajados não é algo simples de se fazer, ainda mais quando estamos nos referindo a um ambiente de busca por resultados. No entanto, é necessário manter os seus funcionários constantemente motivados para o sucesso global da organização.
Para isso, uma iniciativa interessante é fazer com que TODOS os funcionários sintam-se parte dos resultados que forem atingidos mês a mês, estabelecendo uma rotina de reconhecimentos individualizados que faça florescer um sentimento de orgulho pelos trabalhos realizados.
Também é importante que seja criado um sentimento de dono nos funcionários. Ou seja, dar autonomia para que seja possível explorar a responsabilidades deles em seus próprios projetos.
Mas tudo isso, garantindo que ele estará sempre ciente de qual é o seu papel no negócio, através de um DCO (Descritivo de Cargos e Organograma) serão esclarecido quais as responsabilidades, habilidades e características esperadas para o atingimento dos objetivos. Essa visão global traz certa liberdade, e faz com que eles tomem decisões melhores e mais ágeis.
Se você entendeu como manter seus funcionários motivados para a execução das tarefas, grande parte do trabalho cultural já foi. Agora entramos na discussão de como fazer o monitoramento de desempenho. A elaboração e acompanhamento de Metas é outro fator muito importante, além de se exigir atenção constante.
Não se deve apenas propor números para que o funcionário aceite e corra atrás de fazer o que é pedido, na verdade ele deve fazer parte da construção dessa meta e se sentir desafiado para cumpri-la.
Por outro lado, o acompanhamento contínuo dos resultados também garante melhores desempenhos, pois permite que a correção de possíveis falhas seja imediata. Isso deve ser feito através de reuniões com todos os colaboradores envolvidos para entender aquilo que está sendo feito e aprimorar o que for observados como pontos de evolução.
Mas lembre-se, no fim do dia o que importa não é o número, mas sim a clareza que cada funcionário tem sobre a contribuição do seu trabalho com a visão da empresa.
Como já dissemos no início, a cultura é construída e mantida viva através das pessoas. Por isso, ela pode se tornar frágil e ser facilmente perdida com as mudanças e novos times. Por isso, é essencial que se construam rotinas, processos e rituais que garantam a perpetuação da cultura ao longo do tempo. E lembrem-se: cultura é comportamento! Por isso, devemos agir pelo exemplo.
Então isso serve para quase todas as atividades que você realiza na empresa. Desde a sua chegada com um bom-dia característico que você dá aos seus funcionários, ao fechamento de uma nova venda em que você faz o possível para agradar o seu cliente com algum brinde que ele não estava esperando. Isso tudo faz parte da identidade da sua empresa e deve ser levado a sério.
Bônus:
Após todo o esforço depositado pela sua equipe, sempre há de chegar a hora da celebração. Junte a sua tribo para reconhecer cada trabalho, todos fazem parte de uma mesma equipe e merecem desfrutar também dos momentos de glória. Porque celebrar é cultura, e a sua cultura é de resultado.
Gostou do tema? Quer conhecer mais sobre cultura organizacional e como aplicar isso na sua empresa? Fala com um de nossos especialistas! Vai ser um prazer compartilhar mais conteúdos com você!