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Como definir metas e indicadores

O atual cenário dos mercados mundiais, num geral, está cada vez mais competitivo, não é? Pois é! E isso demanda dos empreendimentos o conhecimento de seus objetivos e metas como forma de orientação de onde se quer chegar, bem como, das melhores ações a serem tomadas para o atingimento do que se foi proposto.

E trazendo para a realidade gerencial, chegamos a definição de indicadores, que são medidas que expressam ou quantificam os resultados alcançados, facilitando a tomada de decisões e a criação estratégias de melhoria. E, segundo William Edwards Deming “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

A definição de metas e indicadores é algo primordial na construção de um planejamento estratégico. Mas aí você já deve ter se questionado: como definir de maneira eficaz as metas da minha organização? Pensando nesse questionamento, montei um detalhamento do que seriam metas S.M.A.R.T para melhor te nortear na sua construção.

S– Specific (específica): para que seus colaboradores comprem a meta que você deseja, ela deve ser bem clara em suas mentes. E para isso deve responder às seguintes perguntas:

  • o que eu quero alcançar com essa meta?
  • quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
  • onde ela será realizada?
  • como ela será conquistada?
  • por que ela deve ser seguida?

M– Measurable (mensurável): nesse tópico, deve-se garantir que esta meta consegue ser medida, portanto, as duas questões que podem ser usadas para atender esse requisito são:

  • Qual o resultado esperado?
  • Em quanto tempo eu atinjo esse resultado ?

A– Attainable (atingível): é de extrema importância para o bom funcionamento da empresa, que as metas sejam traçadas de maneira cautelosa, pois o não atingimento destas pode gerar na equipe enorme desmotivação e frustração. Os questionamentos que devem ser feitos nessa fase são:

  • Com base no histórico da empresa, essa meta é alcançável ?
  • Meus colaboradores acham essa meta viável ?

R– Relevant (relevante): ser relevante é algo que pode ser considerado óbvio, porém muitos gestores ainda pecam nesse ponto. Deve-se pensar em indicadores como lucro e faturamento, por exemplo, e no quanto impactará positivamente nestes.

T– Time Based (temporal): neste ponto, devemos identificar o prazo necessário para que a meta traçada seja alcançada. Pois, se não definimos um prazo, se torna algo livre que pode ser atingido em dias, meses ou anos, sem total controle por parte do corpo gerencial.

Após atender todos os pontos mencionados acima, sua meta estará pronta para ser atingida pelos seus colaboradores e sua empresa alçar vôos até então ainda não vistos. Ficou alguma dúvida a respeito da definição de metas e indicadores? Se sim, entra em contato conosco, será um grande prazer construir junto contigo o direcionamento da sua empresa.

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