• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Entenda como funciona uma empresa júnior

Já pensou em alavancar o seu negócio?

E se tiver um custo benefício alto?

Pois é! Pensando nisso, resolvi explicar de forma resumida como funciona movimento empresa júnior.

O Movimento Empresa Júnior (MEJ), diferente do que muitos imaginam, não é recente. Esse movimento começou na França, na década de 60, mais precisamente no ano de 1967. Já no Brasil, esse movimento chegou no final da década de 80.  

O principal objetivo desse movimento é a formação de um mundo mais empreendedor (em todos os sentidos da palavra). E tudo isso, só é possível pois o movimento é composto por estudantes, insatisfeitos, proativos, que almejam sempre um diferencial fora do seu âmbito acadêmico atrelado ao impacto que podem causar a sociedade, estando ainda na universidade. E sabe o que é melhor de tudo isso? É que o MEJ só vem expandindo. E tendo, hoje em dia, o Brasil como o país com o maior número de empresas juniores no mundo, totalizando 823, somando mais de 20 mil empresários juniores, distribuídas em todos os estados do Brasil. Conforme podemos ver no site da Brasil Júnior.

Como vimos, o movimento é grandioso! Entretanto, antes de contratar ou até mesmo ouvir falar, as pessoas não sabem como acontece, de fato, o funcionamento das empresas juniores no dia a dia e o quanto elas podem somar para empresas reais do mercado, dos mais variados segmentos. Dessa maneira, esse artigo é para que tudo aquilo que fica por trás do funcionamento dessas empresas, seja destrinchado, apresentando os benefícios de contratá-las para realização dos projetos demandados.

Como se dá legalmente uma empresa Júnior?

Embora sejam formadas por estudantes universitários, de forma voluntária, com vínculo ativo nas suas instituições de ensino, as empresas juniores são tratadas e regidas como uma empresa qualquer de cunho sênior, tendo suas especificidades, é claro.  

As empresas juniores são orientadas pela Lei Federal Nº 13.267, de 2016. E são consideradas como uma associação civil no Registro Civil das Pessoas Jurídicas e no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.  E para que elas possam funcionar de forma legal devem atender às seguintes condições: relacionar os conteúdos programáticos do curso com os projetos, bem como, ter as atividades relacionadas à categoria profissional correspondente à formação dos estudantes.

Entretanto, elas não são organizações compostas exclusivamente por estudantes. Uma iniciativa como essa é considerada um projeto de extensão da instituição de ensino e para que ele seja validada precisa contar com a autorização de professores tutores para o auxílio à empresa.

Que tipo de projeto uma Empresa Júnior pode realizar?

Os mais variados possíveis! Por se tratarem de associações formadas por estudantes de graduação, todo e qualquer curso que possuir uma iniciativa como essa, pode impactar o mercado. Dessa forma, dos projetos realizados pelo MEJ podem soluções das mais variadas áreas do conhecimento, bem como os mais variados segmentos do mercado.

Empresa Júnior ganha dinheiro?

Sim e Não! Empresas Juniores cobram pela execução dos seus projetos, mas isso não significa que elas ganham dinheiro. Pois, também de acordo com a lei, as empresas juniores são associações cujos fins são educacionais e não lucrativos.

Então… Agora você deve estar se perguntando o porque que os projetos são cobrados, não é? E eu posso te explicar! Todos os custos atrelados a aquisição de um serviço de empresas juniores estão relacionados, entre outras coisas, à três coisas principais: cobrir os custos atrelados a execução dos projetos, reenvistimento em educação empreendedora e proporcionar melhores condições de trabalho para aplicação dos conhecimentos vivenciados no âmbito acadêmico. Os quais serão explicados a seguir:

  • Custos do Projeto: Todo projeto tem seus custos atrelados, entre eles: gastos com locomoção e deslocamento, compra de materiais referentes às entregas finais do projeto,  aquisição de ferramentas para aplicação de metodologias, entre outras coisas.
  • Educação empreendedora: Para que os membros de uma empresa júnior possam executar mais e melhores projetos, e se tornem verdadeiramente peças impulsionadoras do desenvolvimento da sociedade, precisam estar capacitados para tal. Dessa forma, uma grande parte do dinheiro investido em uma empresa júnior é destinado a capacitação dos membros, com a aquisição de cursos, participação em eventos educacionais, intercâmbios, entre várias outras formas. 
  • Condições de Trabalho: E para garantir a qualidade dos projetos, faz-se necessário que a empresa júnior invista na sua própria infraestrutura. Exemplos desses investimentos são: a compra de computadores, softwares, programas, ferramentas, equipamentos, que são responsáveis por auxiliar a execução dos projetos.

Quais os diferenciais competitivos de uma Empresa Júnior?

Característica na alta qualidade das entregas: pelo fato de os estudantes estarem em constante aprendizado nas matérias em suas faculdades, ou seja, sempre estão inovando nos trabalhos feitos, de forma personalizada e com sede de aprendizado faz com que as entregas tenham sempre as melhores qualidades possíveis.

Auxílio de profissionais especializados das diferentes áreas de ensino:  sendo eles os professores das Universidades e pós juniores (membros que já passaram pela empresa e auxiliam nos trabalhos), os quais demandam tempo para que se tire dúvidas e possam dar sugestões a respeito do escopo do projeto e atividades realizadas ou que virão ainda a ser.

Baixo investimento: Como dito acima, não temos o intuito de realizar atividades com fins lucrativos para a empresa. Então, esse lucro no valor dos serviços fica para a empresa se custear e se manter ativa no mercado e garantir a melhor experiência empresarial aos seus membros. E isso, impacta fortemente para que na cobrança de seus preços, se tenha um valor, na maioria das vezes, muito inferior ao que o mercado local cobra. Ou seja, de alto custo benefício quando relacionado com a qualidade das entregas.·

Após esses benefícios estarem explícitos acima, é de suma importância ressaltar que o Movimento Empresa Júnior pode ser uma solução para o impacto na sociedade e a mudança de realidades. Por meio de jovens capacitados, capazes de impulsionar cada vez os negócios, as empresas, pessoas, independente seja o curso ou serviço o qual seja procurado para execução.

Restou alguma dúvida ou quer conhecer melhor sobre nossos serviços ou até mesmo sobre Empresa Júnior? Entre em contato conosco! Será um prazer conversar com você e se possível marcarmos uma reunião sem compromisso!

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]